Estrutura de palavras – p.77 a 79. RADICAL é um conceito que leva em consideração a palavra tal como ela existe hoje (negro, negritude; fiéis, fielmente,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O esperanto é uma língua internacional planejada, falada por cerca de 2 milhões de pessoas. Todos
Advertisements

Estrutura das palavras
O Verbo.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 7 ESTRUTURA DE PALAVRAS
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
ESTRUTURA E PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
Verbos – 1ª Parte EE Orlando Alves Pereira –Taparuba MG
ESTRUTURA DAS PALAVRAS   A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos.   Exemplo: gatinho – gat + inho Infelizmente – in.
Infinitivo Gerúndio Particípio
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Material organizado por
O verbo O verbo.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Prof ª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Tempos verbais. Tempos verbais Tempos verbais são os momentos em que a ação se passa. PRESENTE: Agora, estudo na escola. PASSADO: Ontem, estudei em.
Soltando o verbo!.
Verbo É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
VERBOS.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos
ESTRUTURA E PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Família de palavras. Família de palavras pedra pedrada pedreiro pedregulho Uma família de palavras é um conjunto de palavras que têm uma parte comum.
Processos de formação de palavras
Formação de palavras II CAPÍTULO 10
Conceitos básicos:  Observe as seguintes palavras: escol-a escol-ar escol-arização escol-arizar sub-escol-arização Observando-as, percebemos que há um.
Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos
Estrutura e formação das palavras
Estrutura das formas verbais
O estudo do... VERBO.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS.
CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS
PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Universidade Castelo Branco Profª
Os verbos.
Cap. VIII A estrutura das palavras
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Estrutura das Palavras
Formação de Palavras Conceito e aplicações.
Cursinho Vitoriano – Gramática Data: 30/04/15 Aula 5 – Estrutura e formação de palavras Professora Ana.
Verbo.
PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO
V ERBO. É a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação: A criança jogou a bola.
Classes de palavras Adjetivo.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. ESTRUTURA INEXPLICÁVEL in + explic + ável negação significado possibilidade Morfemas unidades mínimas.
Noções básicas.
2015/16 MORFOLOGIA EMERSON MODESTO.
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
Morfologia   Estrutura das Palavras Morfemas Lexicais I. Radical
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS.
Verbos Classe de palavras variáveis morfologicamente, as quais expressam um acontecimento: ação, ato, estado.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
1. Formação Presente do Indicativo do verbo "Ter”ou “Haver” + Particípio Passado do verbo principal Exemplo: Eu tenho cantado Tu tens cantado Ele tem.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
Futuro. Verbos com Futuro sigmático A maior parte dos verbos forma o futuro pelo acréscimo do sufixo -σ- ao tema. As desinências a utilizar são as mesmas.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Primeira declinação. Informações gerais: Contém palavras dos géneros: a) feminino, terminadas em Alfa puro ( α do nominativo precedido de ε, ι, ρ) : ἡ.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira
PRONOMES É a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem.
Transcrição da apresentação:

Estrutura de palavras – p.77 a 79

RADICAL é um conceito que leva em consideração a palavra tal como ela existe hoje (negro, negritude; fiéis, fielmente, pedra, pedreira, pedreiro, etc); já RAIZ é um conceito que leva em consideração a forma original da palavra (muitas vezes a forma latina), como em nigérrimo, fidelidade, petrificado).

AFIXOS:Elementos anexados ao radical. 1. PREFIXOS: antepõem-se ao radical para mudar/acrescentar sentido: IN-FELIZ 1. SUFIXOS: pospõem-se ao radical para introduzir uma ideia secundária ou incluí-la em uma classe gramatical.

 Vogal temática é a vogal que se acrescenta ao radical para construir o tema (radical acrescido da vogal temática: ros(a); am(a)r) de flexão.  Nos substantivos e adjetivos: CAS(A), ROS(A); DENT(E), INTELIGENT(E); CORP(O), ESTOJ(O).  Nos verbos, são três as vogais temáticas, caracterizando as três conjugações: FAL(A)R; ESCREV(E)R; SORR(I)R.

 Desinências são elementos terminais de flexão de palavras.  Desinências nominais Gênero: masculino – O; feminino – A Número: singular - ɸ; plural – S

 Desinências verbais: ◦ Modo-temporal: AMASSE; AMÁVAMOS, AMARA ◦ Número-pessoal: AMÁVAMOS ◦ Verbo-nominal: Infinitivo: FALAR Gerúndio: FALANDO Particípio:FALADO (regular)

“ O certo é impresso ou imprimido? ”

Particípio regular TER/HAVER Eu já havia limpado a cozinha. A cozinheira tinha acendido o fogo. O diretor já havia suspendido o aluno. A Tati tinha imprimido as provas. Particípio irregular SER/ESTAR A cozinha foi limpa. O fogo é aceso pela cozinheira todos os dias. O aluno estava suspenso.

NÃO