ESTUDO DA IMAGEM O SÍMILE 1.A questão terminológica (símile / comparação) 2.Aproximação, por semelhança, de realidades diferentes 3.Estrutura: elemento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Advertisements

SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Igreja Batista Boca Glades
ONDE JESUS NASCEU? Sempre me fiz essa pergunta… Onde será que Jesus nasceu? Finalmente, consegui obter uma resposta:
IDADE_ OUTONO.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Eufrásia Bica.
ONDE NASCEU JESUS? enter.
ONDE NASCEU JESUS ?.
O TESTAMENTO DO MENDIGO
O Príncipe Feliz.
EU DORMIA, MAS MEU CORAÇÃO VELAVA E OUVI O MEU AMADO QUE BATIA "ABRE, MINHA IRMÃ, MINHA AMADA, POMBA MINHA SEM DEFEITO. TENHO A CABEÇA ORVALHADA,
Música: Roberto Carlos
Autor Giuseppe Ghuiaroni
Mãe! Palavra tão pequenina, Bem sabe os lábios meus
Deus imenso “Vida Reluz”
Só Porque Te Amo!!! Nessa primavera enfim vou encontrar Teu sorriso lindo que aquece o coração Escrevo poesias só para te ofertar És a mensageira que.
Chega de Saudades Poema de Cida Valadares.
ALMA, BUSCAR-TE-ÁS EM MIM E A MIM, BUSCAR-ME-ÁS EM TI. (BIS)
Nossa Senhora Letra e Música: Roberto Carlos Voz: Daniel.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
O ROMANTISMO EM PORTUGAL
Para Você Poema de Meu Bem-ti-vi Cida Valadares.
O EU PROFUNDO.
Obrigado por este mundo maravilhoso.
Onde Jesus nasceu?.
XXVIII Domingo do Tempo Comum Dinamização 4º Ano
A Nau Catrineta Almeida Garret.
O TESTAMENTO DO MENDIGO
Razões Do Amor J.G.de Araújo Jorge
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
O Coração Belo Para que tenhamos um coração belo é preciso saber desde logo o que é a verdadeira beleza e como conquistá-la!
IGREJA CORPO DE CRISTO A NOIVA Aula5 – 08/06/14.
PORTUGUÊS PROF. CLÁUDIA TRÉZ
Mãe! Palavra tão pequenina, Bem sabe os lábios meus
Meu Deus, como és grande! Imenso é teu amor!
Coração Deserto De repente no imenso deserto avistado
Poema das mães Giuseppe Ghiaroni. Poema das mães Giuseppe Ghiaroni.
Era uma vez ………….
É LOUCURA MUITO MINHA, SENHOR, ESPERAR QUE O TEU AMOR DEPOIS DE TODOS OS DESMANDOS ME ACEITE COMO SOU. É LOUCURA MUITO MINHA, SENHOR, ESPERAR COM TERNO.
Hino 309 – “Amor Divino” Edward Percy Ellis
A MEU PAI.
ZELO Desconheço o autor.
By Búzios Slides ESTRELA DA TARDE Automático Era a tarde mais longa de todas as tardes Que me acontecia Eu esperava por ti, tu não vinhas Tardavas e.
A Menina Gotinha de Água de Papiniano Carlos
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
Hino 186 – “O Batismo” William Anglin
BOM JESUS, ÉS TODO MEU, EU TAMBÉM SOU TODO TEU
Vampiro (Caetano Veloso)
O Segredo da Felicidade.
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
ONDE E QUANDO NASCEU JESUS
NÃO, NÃO HÁ UM OLHAR QUE CONTEMPLE E AME O FILHO FORA DO TEU OLHAR.
Onde e quando Jesus nasceu?
Poema Da Dor. Música: Daniela Mercury É só pensar em você
Interpretação textual
DEFINIÇÃO “Eu te esperei na hora silenciosa... Mas veio só a monotonia da solidão interminável. E havia rosas na luz morna do fim do dia, E minha boca.
ENTRE O CÉU E A TERRA .
Mardilê Friedrich Fabre
Automático Você imagem meiga de mulher que desde menina trago na lembrança os afagos de amor e carinho da mãe e da mulher Maria...
AGORA EU SEI PORQUE A MINHA VIDA É IMPORTANTE ASSIM DEUS PAI ENVIOU EM MEU LUGAR O SEU FILHO QUE MORREU POR MIM A NOTÍCIA DA MINHA VIDA VEIO A TEMPO DE.
Nós Precisaremos (If we ever – Take 6) Nós precisaremos do Senhor Até quando voltar Meu Deus até quando voltar.
O homem que eu amo O homem que eu amo É sério e centrado É teimoso, mas é querido.
LEMBRANÇAS.
1. Na escola de Maria Jubileu Extraordinário da Misericórdia Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai MV 1 «Sabemos com certeza que nunca se fecha.
Mãe Divindade Suprema Deus fez o mundo com uma beleza inigualável... Fez as flores, as matas, o céu, o mar... Fez tudo isso com cores alegres e extasiastes...
RONDEL Helena Luna NOITE LONGA Nesta noite tão comprida, o tempo escoa lento. Eu penso na minha vida: voou nas asas do vento. Porém nada eu lamento,
Ligue o som! SENHOR Tenho ânsia de te encontrar. De conversar Contigo. Dizer o que penso e o que sofro.
“O poeta das melodias selvagens” O poeta assuense Renato Caldas ( ) é considerado o maior representante da poesia matuta norte-rio-grandense.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DA IMAGEM O SÍMILE 1.A questão terminológica (símile / comparação) 2.Aproximação, por semelhança, de realidades diferentes 3.Estrutura: elemento comparado, elemento comparante, elemento análogo (semas), nexo gramatical 4.Elemento comparante transfere semas para elemento comparado 5.Exemplo: Sua alma é dura como granito. 6.Outros: “Os olhos dela brilhavam reproduzindo folha de faca nova.” (Rosa) (Nilce) “As palavras, agora, lembram o trote de um cavalo.” (Adonias F.) (Nilce) “És tal e qual a nau quando ao mar alto larga.” (Baudelaire)

Oh! Como te eu admiro Nas solidões do mar! Quando o azul celeste Descansa nessas águas, Como nas minhas mágoas Descansa o teu olhar ! (João de Deus)

A METÁFORA 1.Identificação por semelhança, sem nexo gramatical 2.Transferência de semas 3.Exemplos: 3.1. Sua boca é pura amora vermelha Sua boca, amora vermelha, abriu-se madura e suculenta “Apaziguavam-no seus olhos-paisagem.” (Rosa) (Nilce) 3.4. “[...] as borboletas da esperança volteavam diante dele” (M.de Assis) (Nilce) 3.5. “[...] desembainhava um olhar afiado e comprido” (Idem) (Nilce)

“Pôs na boca os rubis, e na pureza Do belo rosto as rosas, por quem mouro; No cabelo o valor do metal louro; No peito a neve em que a alma tenho acesa.” (Camões) “Coitado dele, enfiado na poltrona da sua melancolia! “(F.Pessoa) “Meu coração é um balde despejado.” (F.Pessoa) “Nunca fiz mais do que fumar a vida.”(F.Pessoa) O sol cresce, amadurece.(G.Rosa) (Nilce)

A METONÍMIA 1.Relação por contigüidade 2.Exemplos O rumor da tesoura grande podava as roseiras. (G.Rosa) (Nilce) Ai pobre mão da loucura / que mataste por amar! (C.Meireles) (Nilce) Ler Machado de Assis. A cidade dormia. Tomar uma Brahma. Tinha três bocas para alimentar. Os bronzes tangem lânguidos.

EXERCÍCIOS

Mendigo Meu corpo é um andrajo Apoiado a um bordão. Em meio à estrada Paro. Além o sol beija a montanha. Agradeço-te, Deus, A esmola de mais um dia. (Dante Milano) Analisar as metáforas presentes na primeira estrofe.

Mulher contemplada De tamanha beleza branca e nua Só a nuvem deslumbrada que flutua E num êxtase lento se extenua... Só a forma da água que é sensual e pura, A onda que mais parece uma figura De carne, e tem uns modos de criatura Humana, e abraça-se ao penhasco, espuma Desgrenhada, entregando-se, tal uma Mulher em prantos... Só, esgazeada, a bruma Ao sol que irrompe como touro em fúria... Só, sob o vento, a duna, onde a luxúria Sabiamente murmura uma lamúria... Dante Milano

Fragilidade Teu nome nas águas tão fundas, tão grandes perde-se na espuma, castelo de instantes. No aço azul da noite teu firme retrato acorda entre nuvens já desbaratado. A sorte da pedra é tornar-se areia. Mas quem não soluça pensando em teu rosto reduzido a poeira... C.Meireles Analisar a metáfora: “castelo de instantes”

Bonde O transatlântico mesclado Dlendlena e esguicha luz Postretutas e famias sacolejam (Oswald de Andrade)

Porquinho-da-índia Quando eu tinha seis anos Ganhei um porquinho-da-índia. Que dor de coração me dava Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão! Levava ele pra sala Pra os lugares mais bonitos, mais limpinhos, Ele não gostava: Queria era estar debaixo do fogão. Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas... - O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.