GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.

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GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além disso, entender esses primeiros tempos da trajetória grega como o momento do amálgama na formação da identidade da sociedade grega.

O início da história grega está relacionado à Ilha de Creta, onde tudo Girava em torno do palácio e das cidades. 2000 a. C. povos indo-europeus ocuparam a Grécia ( aqueus, jônios, eólios e dórios) + cretenses = civilização micênica A chegada do dórios provoca a 1ª. Diáspora na civilização micênica PERÍODO HOMÉRICO Séc. XII a VII a. C. Organizaram-se em GENOS = COMUNIDADES FAMILIARES, ONDE O LÍDER É O PATER E A TERRA É COLETIVA Preservação da história oral

HOMERO Ilíada e Odisseia = Epopeias, onde exalta o herói. Constrói a identidade do povo; Forte presença religiosa (deuses) nas narrativas; Ilíada valoriza a inteligência `= Cavalo de Tróia;

ILÍADA https://www.youtube.com/watch?v=1a-YuI7S3fc ODISSEIA https://www.youtube.com/watch?v=eqM_vHo8OA4

AULA 7 – ATENAS E ESPARTA OBJETIVO: Esta aula trata da vida urbana na Grécia Antiga. O estudo do militarismo espartano e da formação do modelo democrático ateniense ajuda a expandir a reflexão sobre a autonomia da pólis. EM relação à trajetória política ateniense, consideramos central a compreensão das alterações econômicas e políticas que conduziram à democracia. A respeito de Esparta, seu militarismo e a rigidez das leis abrem uma reflexão sobre o laconismo.

-> Semelhanças: religião e língua PERÍODO ARCAICO - VIII a. C. – VI a. C. FORMAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS -> Desintegração dos GENOS (falta de terras férteis + aumento demográfico) -> vida urbana = PÓLIS -> Cidades independentes e constantemente em guerras -> diversidade grega. -> Semelhanças: religião e língua -> Surgem práticas políticas distanciando a política da religião. -> As discussões em assembleias traçava o destino dos homens.

ATENAS ->Região da Ática; ->comércio marítimo; -> Monarquia centralizada; oligarquia; -> Busca de terras ao longo do Mediterrâneo = 2ª. DIÁSPORA. ->IMPORTANTE!!!!! As colônias criadas eram independentes das cidades gregas criadoras. Não usar o conceito da relação COLÔNIA/ METRÓPOLE -> Cresce o comércio , a urbanização e a classe dos comerciantes;

ECLÉSIA = ASSEMBLEIA DE CIDADÃOS = LEIS -> Século VII a.C. = crise social nas PÒLIS ->->Legisladores: a)(621 a. C) Dracon= leis escritas = diminuir os conflitos sociais b)(594 a. C.) Sólon = fim da escravidão por dívida; limitou o tamanho das propriedades PERÍODO DA TIRANIA = uso da força; governo para os pobres; dis- tribuição de terras e teatro aos pobres; c)(565 a.C.) Clístenes = democracia somente os cidadãos EXCLUÍDOS: mulheres, escravos e metecos (estrangeiros) ECLÉSIA = ASSEMBLEIA DE CIDADÃOS = LEIS DISCUTIDAS E VOTADAS A ESCRAVIDÃO MANTÊM A DEMOCRACIA = CIDADÃO LIVRE OSTRACISMO = contra a democracia = exilado

ESPARTA ->Região Peloponeso; dórios (violentos); -> HILOTAS = SERVOS DO ESTADO -> militarista = cidadão soldado + educação rígida = laconismo ->Política = aristocracia militar; -> Assembleia de anciãos = GERÚSIA ->Legislador = LICURGO ->Sociedade = imobilidade= Espartanos, periecos (pequenos comerciantes) -> kriptia = controle dos escravos

IMPORTÂNCIA DA MULHER EM ESPARTA: Mãe dos futuros guerreiros; Administradora de negócios na ausência dos homens EM ATENAS .... Não tinha participação em nada = SOCIEDADE PATRIARCAL

AULA 8 – PERÍODO CLÁSSICO = V a.C – IV a. C. Objetivos: Discutiremos o quanto o apogeu e o declínio do modelo democrático estão relacionados, respectivamente, à união em torno de um objetivo comum (guerra contra os persas) e as divisões posteriores dos conflitos internos (Guerra do Peloponeso). Concluímos abordando a universalização da cultura helênica promovida por Alexandre, que levou o modelo da pólis ateniense ao Oriente.

GREGOS X EXPANSIONISMO PERSA GUERRAS MÉDICAS 494 a. C. GREGOS X EXPANSIONISMO PERSA -> União das cidades gregas (perda da autonomia) = LIGA DE DELOS X (ATENAS) PERSAS ->Atenas vence os persas (Maratona) => imperialismo sobre cidades menores = proteção em troca de impostos = Século de Ouro (Va . C.) = desenvolvimento ( Imperialismo e democracia = EUA)

-> ESPARTA e suas cidades rompem com a LIGA DE DELOS -> LIGA DO PELOPONESO ->Atenas = LIGA de Delos X -> Esparta = Liga do Peloponeso GUERRA DO PELOPONESO Guerra enfraquece a Grécia = invasão macedônica (Filipe II) e Alexandre Vídeo Grandes Civilizações – Grécia 1

PERÍODO HELENÍSTICO – III a. C. – II a. C. AULA 9 e 10 PERÍODO HELENÍSTICO – III a. C. – II a. C. ALEXANDRE MAGNO, (Macedônia) quer dominar o Império Persa; No Egito funda Alexandria Império que mesclou culturas do ocidente até oriente (Índia); Difusão da língua grega; Cidades com escolas, templos e teatros; SÉCULO II a. C. império de Alexandre dominado pelos romanos

CULTURA GREGA ANTROPOCENTRISMO = HOMEM CENTRO DAS ATENÇÕES VALORIZAÇÃO DO ÓCIO devido a escravidão; dedicação à política RELIGIÃO = POLITEÍSTA e ANTROPOMÓRFICA OLIMPÍADAS ARTE = EQUILÍBRIO TEATRO= PROMETEU, ÉDIPO ARQUITETURA = TEMPLOS= COLUNAS FILOSOFIA-RAZÃO

CULTURA HELENÍSTICA ESCULTURAS-MAIS REALISTA DO QUE A GREGA = + DOR ARQUITETURA- LUXO CIÊNCIAS - MATEMÁTICA E GEOCENTRISMO ATÉ séc.XVI POLÍTICA = GOVERNO DESPÓTICO = AUTORITÁRIO LAOCOONTE VÍDEO CIVILIZ. GREGA 2