Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 10 Algoritmos Genéticos Max Pereira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade VII Algoritmos Genéticos
Advertisements

Algoritmos Genéticos Teresa B. Ludermir.
Algoritmos Genéticos Seminário de MAC5758
Busca Informada Parte 3 – Algoritmos Genéticos
Algoritmos Genéticos Adriano Joaquim de O Cruz ©2003 NCE/UFRJ
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado. Algoritmos Genéticos Quanto melhor um indivíduo se adaptar ao seu meio ambiente, maior será sua chance de sobreviver.
Algoritmos Genéticos Problema das 8 Rainhas Algoritmo Genético
Optimization and Decision Support Techniques FUNDAMENTOS DE ALGORITMOS GENÉTICOS Pedro Miguel A. S. Melo FEUP – Fevereiro de 2008.
Fundamentos dos Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Fundamentos dos Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado. Algoritmos Genéticos Quanto melhor um indivíduo se adaptar ao seu meio ambiente, maior será sua chance de sobreviver.
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Computação Evolucionária
Adriano Joaquim de O Cruz
ÉLDMAN DE OLIVEIRA NUNES E AURA CONCI INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO UFF
Implementação de AG no Balanceamento Interativo de Linhas de Montagem
Reconhecimento de Padrões Computação Evolutiva
Algoritmos Genéticos Marcone Jamilson Freitas Souza
Reconhecimento de Padrões Algoritmos Genéticos
Computação Evolutiva: Programação Genética
Computação Evolutiva: Estratégias Evolutivas
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos Adaptado do trabalho realizado por: Frederico Heitor Mônica do Amaral.
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos
Reconhecimento de Padrões Computação Evolutiva
Inteligência Artificial
Algoritmo Genético.
Algoritmos Genéticos Prof. Luis Otavio Alvares II/UFRGS
Inteligência Artificial Câmpus de Uruguaiana - PUCRS
Algoritmos Genéticos Rômulo Ferreira Douro.
Carlos Henrique Gomes Correia Suzi Lara Werner
Apresentação Introdução à Programação Genética Título :
Algoritmos Genéticos – Capítulo 11
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Representação Numérica
Eduardo do Valle Simões Renato Tinós ICMC - USP
INF 1771 – Inteligência Artificial
Métodos Populacionais
Material adaptado de Algoritmos Geneticos Material adaptado de
Controle de parâmetros em algoritmos evolucionários
Uma Introdução a Evolução Diferencial
Inteligência Artificial I
EQUILÍBRIO DE HARDY-WEIMBERG
Métodos Populacionais
Sistemas Inteligentes
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
Anne Magály de PaulaCanuto DIMAp/UFRN
Algoritmos Evolutivos Algoritmos Genéticos Introdução
Algoritmos Genéticos Ricardo Prudêncio.
INF 1771 – Inteligência Artificial
PROBLEMA DO EMPACOTAMENTO
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
Inteligência Artificial
II. METODOLOGIA Ambas as antenas, PIFA modificada e BFMA, foram analisadas numericamente empregando as equações integrais dos potenciais em conjunto com.
Programação Evolutiva e Lógica Fuzzy
Orientador: Dr. Marcos Marcelino Mazzucco
Provas Datas: – P1 : 18/09/2014 – P2: 18/11/2014 – Exame : 09/12/2014.
* Cadeias formadas por três símbolos: 0, 1, e * * O símbolo * (um curinga) significa 0 ou 1.
Artigo: Berth allocation planning in the public berth system by genetic algorithms Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Heurística.
Resolução de problemas por meio de busca
Computação Evolutiva : Um Novo Paradigma Para a Resolução de Problemas Complexos Aurora Pozo Pós-graduação em Informática, Pós-graduação em Métodos Numéricos.
Inteligência Artificial I
Optimização Os problemas de optimização têm como objetivo maximizar ou minimizar uma função definida sobre um certo domínio Optimizar (max ou min)
Projeto de um Algoritmo Genético Híbrido para Planejamento Operacional de Curto Prazo de Minerações a Céu Aberto Robert Fabricio Subtil.
Algoritmos Genéticos Ricardo Prudêncio.
Inteligência Artificial
Computação Evolutiva Nome dado ao estudo de algoritmos cuja inspiração é o processo de evolução natural das espécies. Origem: trabalho de um pesquisador.
Algoritmos Genéticos ÝIntrodução ÝHistórico ÝAlgoritmo Genético Básico: 3Representação de um indivíduo 3Função de aptidão 3Operadores genéticos 3Critério.
Algoritmos Genéticos Uma visão geral do método Cláudio M. N. A. Pereira.
Taís Sineiro Herig Laboratório de Genômica e Expressão / UNICAMP
Métodos Populacionais. Mantém um conjunto de soluções candidatas e não só uma solução Cada solução será modificada e avaliada Hill-Climbing paralelos.
1 Problemas Numéricos com Representação por Números Reais Prof. Marco Aurélio C. Pacheco.
Transcrição da apresentação:

Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 10 Algoritmos Genéticos Max Pereira

Algoritmos Genéticos

São técnicas de busca e otimização. Uma metáfora da teoria da evolução das espécies iniciada pelo Naturalista inglês Charles Darwin. Desenvolvido por John Holland (1975). Popularizado por David Goldberg (1989).

Teoria da Evolução Charles Darwin publica o livro “A Origem das Espécies”:. Charles Darwin “As espécies evoluem pelo principio da seleção natural e sobrevivência do mais apto.”

Teoria da Evolução Gregor Mendel apresenta experimentos do cruzamento genético de ervilhas. A Teoria da Evolução começou a partir da conceituação integrada da seleção natural com a Genética.. Gregor Mendel

Otimização É a busca da melhor solução para um dado problema. Consiste em tentar vários soluções e usar a informação obtida para conseguir soluções cada vez melhores.

Características dos Algoritmos Genéticos É um algoritmo estocástico (não é determinístico). Trabalha com uma população de soluções simultaneamente.

Algoritmos Genéticos (Conceitos Básicos) AG manipula uma população de indivíduos. Individuos são possíveis soluções do problema. Os indivíduos são combinados uns com os outros, produzindo filhos que podem sofrer ou não mutação. As populações evoluem através de sucessivas gerações até encontrar a melhor solução.

Algoritmo Genético Tradicional 1. Gerar a população inicial. 2. Avaliar cada indivíduo da população. 3. Enquanto critério de parada não for satisfeito faça 3.1 Selecionar os indivíduos mais aptos. 3.2 Criar novos indivíduos aplicando os operadores crossover e mutação. 3.3 Armazenar os novos indivíduos em uma nova população. 3.4 Avaliar cada cromossomo da nova população.

Problema Problema: Use um AG para encontrar o ponto máximo da função: x é inteiro com x sujeito as seguintes restrições:

Indivíduo Cromossomo Estrutura de dados que representa uma possível solução para o problema. Os parâmetros do problema de otimização são representados por cadeias de valores. Exemplos: Vetores de reais, (2.34, 4.3, 5.1, 3.4) Cadeias de bits, ( ) Vetores de inteiros, (1,4,2,5,2,8) ou outra estrutura de dados.

Individuo Aptidão (Fitness) Valor associado ao indíviduo que avalia quão boa é a solução por ele representada. Aptidão pode ser: Igual a função objetivo (raramente usado na prática). Resultado do escalonamento da função objetivo. Baseado no ranking do indíviduo da população.

Cromossomo do Problema 1 Cromossomos binários com 5 bits: 0 = = Aptidão Neste problema, a aptidão pode ser a própria função objetivo. Exemplo: aptidão(00011) = f(3) = 9

Seleção Imitação da seleção natural. Os melhores indivíduos (maior aptidão) são selecionados para gerar filhos através de crossover e mutação. Dirige o AG para as melhores regiões do espaço de busca. Tipos mais comuns de seleção Proporcional a aptidão. Elitismo.

População Inicial do Problema 1 Probabilidade de seleção proporcional a aptidão Prob. de seleção x f(x) A 1 = ,5% A 2 = ,6% A 3 = ,1% A 4 = ,7% cromossomos É aleatória (mas quando possível, o conhecimento da aplicação pode ser utilizado para definir a população inicial) Pop. inicial

Seleção proporcional a aptidão (Roleta) A1 = A2 = A1 = Pais selecionados

Crossover e Mutação Combinam pais selecionados para produção de filhos. Principais mecanismos de busca do AG. Permite explorar áreas desconhecidas do espaço de busca.

Crossover de 1 ponto Pais Filhos O Ponto de corte é escolhido aleatóriamente O crossover é aplicado com uma dada probabilidade denominada taxa de crossover (60% a 90%) Se o crossover é aplicado os pais trocam material genético gerando dois filhos

Mutação A mutação é aplicada com dada probabilidade, denominada taxa de mutação (~1%), em cada um dos bits do cromossomo. Mutação inverte os valores dos bits. A taxa de mutação não deve ser nem alta nem baixa, mas o suficiente para assegurar a diversidade de cromossomos na população Antes da mutação Depois

A primeira geração do Problema 1 A1 = A2 = Pais crossover mutação Filhos A2 = A1 = crossover mutação Nova pop.

A primeira geração do Problema 1 (II) cromossomos

As demais gerações do Problema 1 Segunda Geração Terceira Geração

As demais gerações do Problema 1 (II) Quarta Geração Quinta Geração

Elitismo O crossover ou mutação podem destruir a melhor indivíduo. Por que perder a melhor solução encontrada? Elitismo transfere a cópia do melhor indíviduo para a geração seguinte.

Critérios de Parada Número de gerações. Encontrou a solução (quando esta é conhecida). Perda de diversidade. Convergência nas últimas k gerações não houve melhora na aptidão Média Máxima

Otimização de Parâmetros de Uma Caixa Preta

FENÓTIPO GENÓTIPO

Otimização de Parâmetros de Uma Caixa Preta  cromossomo associado à solução candidata apresentada na figura :  número de possíveis configurações de botões (soluções candidatas): 2 36  68,72*10 9  operadores genéticos: mutação simples e crossover uniforme  valores arbitrados pelo usuário:  tipo de seleção para aplicação de crossover: elitismo Sinal de saída = 9+b2b5−b23b14+b24b4−b21b10+b36b15−b11b26+b16b17+b3b33 +b28b19+b12b34−b31b32−b22b25+b35b27−b29b7+b8b13−b6b9+ b18b20−b1b30+b23b4+b21b15+b26b16+b31b12+b25b19+b7b8+b 9b18+b1b33