Roteiro para séries de TV/Doc (ESTRUTURA NARRATIVA) Universidade Veiga de Almeida Sabine Mendes Lima Moura Pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendizados na tarefa de orientar: Ativistas pela não-violência trabalhando para entender identidades no Movimento Humanista Sabine Mendes Lima Moura.
Advertisements

O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
  ======================================= O Grande Axioma da Vida (por Raul Candeloro) ======================================= "Outro dia recebi uma história.
Tente ler sem chorar!!!.
A Minhoca e o Escaravelho
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Cuide bem do seu amor.
Milagre Lique seu som Clique para passar.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Aceitação incondicional
EU APRENDI.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
2PPM Como os filhos sabem que cresceram?. Idade: 15 à 20 anos Trabalho: Internos/Externos diversos setores Classe: B e C Graduação: Ensino médio/ Cursando.
Qual é o real motivo das pessoas frequentarem as academias?
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
A BONECA.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
ÀS VEZES, NO SILÊNCIO DA NOITE...
APREDENDO A ORAR.
Slides/automáticos...aguarde
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
O Quebra-Cabeças e a Vida.
CASADOS...  .
UMA CARTA DE AMOR....
APRENDIZ DA VIDA!.
Coisas que você nunca irá ouvir de um homem
Lembra do Pastor que chutou Nossa Sra. APARECIDA? Você se lembra do pastor Sérgio Von Helder? Para refrescar a sua memória: Você se lembra do pastor.
Milagre Lique seu som Clique para passar.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Grande Axioma da Vida.
Autoria do Texto: Desconhecida
Gostava tanto de você Recebi este texto de uma amigo e não sei de quem é a autoria. Porém, ele é bastante interessante e nos faz refletir sobre a vida.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Experiências das Três Leis de Newton
Orientação Especial Março/2011.
A CASTANHA CAROLINA.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Autor desconhecido Formatado por Leonil
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
APRENDÍ QUE... APRENDÍ QUE... William Shakespeare.
Aprendi Clique.
By Búzios Slides A GRANDE ANOXIMA DA VIDA Automático.
Conferência de Verão da Nova Energia - 17 de Julho, Adamus Consciência do Ser (01/10)
“Sonho que se sonha só, é só um sonho
Mulheres, Mães & Adolescentes Mulheres, Mães & Adolescentes Angela Dillenburg.
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
O Grande Axioma da Vida.
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
Milagre para mim, é ver a chuva molhar os campos e recender aquele cheiro bom de terra molhada, cheiro de banho de natureza, que faz brotar sementes e.
As Sementes da Laranja Se fosse possível contarmos a uma semente de laranja que nela existe a própria laranjeira, talvez ela duvidasse ou não aceitasse.
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
De: Luis Fernando Veríssimo Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
APRENDIZ DA VIDA!.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Progressão automática. Milagre para mim, é ver a chuva molhar os campos e recender aquele cheiro bom de terra molhada, cheiro de banho de natureza, que.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
Transcrição da apresentação:

Roteiro para séries de TV/Doc (ESTRUTURA NARRATIVA) Universidade Veiga de Almeida Sabine Mendes Lima Moura Pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV

A estrutura narrativa (LABOV + COMPARATO) Episódios com 26 minutos em que: Primeira parte: 1 minuto (abertura) – ponto crítico (e gancho caso não seja o primeiro episódio) Segunda parte: 2 minutos (orientação) Terceira parte: 10 minutos (complicação) – ponto crítico Quarta parte: 10 minutos (avaliação) Quinta parte: 2 minutos (resolução) Sexta parte: 1 minutos (coda) – ponto crítico e gancho caso não seja o último episódio).

A narrativa de Rafael (MOURA, 2007) Teve uma vez... eu tava... eu costumo sempre juntar uns amigos meus, a gente vem aqui pra casa pra ficar jogando videogame, o pessoal junta e fica a galera toda lá jogando futebol, no videogame. E teve um dia... que a gente nem só fica jogando, né ? Come pizza, come esfiha, fica batendo papo e ai teve...rolou uma conversa, pessoal falando sobre futuro e tal...(ORIENTAÇÃO) Aí um desses meus amigos falou assim : "Porra, cara, eu... eu fico pensando eu velho...pô, eu fico...me vejo tendo filho. Cláudio falou "Não !" E o Rafael... O Paulinho também não falou isso. "Ah !", falou, "Eu não me vejo tendo filho" e tal...Depois, o Rafael falou : "Não, eu... eu me vejo tendo filho, eu me vejo casando, vejo meu futuro." Depois o Paulinho voltou e falou : "Porra, uma coisa que é... que ia me bater muito seria se o meu filho fosse gay, pô, ia ser muito difícil" e tal. Aí o Rafael virou e falou : "Pô, com certeza seria muito difícil".

A narrativa de Rafael Aí tinha um outro amigo também na sala e falou : " Pô, eu também acho, acho que seria muito difícil". Aí, eu comentei... falei : "Ah pra mim não seria muito difícil não porque...é... eu não teria muita dificuldade, o.... o maior problema seria que... seria ele, porque ele ia sofrer o preconceito, mas por mim não teria muito problema". E aí, esse amigo, Daniel, falou : "Ah, não, é com certeza, pra mim também a maior dificuldade é porque meu filho ia sofrer muito, eu ia sofrer com ele" e tal. E aí, nesse dia aconteceu uma coisa muito interessante, né ?. Houve uma discussão depois sobre isso, o outro Rafael era meio contra, achava que era um absurdo um homem...um filho ser gay e tal. Ele ach...achou que...eu ia...queria que meu filho fosse gay, ( AÇÃO COMPLICADORA)mas...ai...uma coisa que eu achei muito interessante nesse dia foi que o Daniel depois começou a me fazer varias outras perguntas e...

A narrativa de Rafael e percebi depois em vários outros momentos que ele começava a me... ele me perguntava muito algumas coisa assim, ele queria saber de mim porque que...quê que eu achava...por qual motivo as pessoas viravam...porém depois quis saber o que quê eu achava do César Maia investir tanto dinheiro no Pan-americano. Depois ele queria saber porque que ele se sentia frustrado quando jogava videogame e perdia. E isso... isso até foi no dia, esse do videogame...E teve um outro dia ele me parou para perguntar uma outra coisa super boba, queria saber quantas dimensões existiam ( RESOLUÇÃO) e eu acho muito engraçado porque eu vi que para ele, isso eu percebi com algumas outras pessoas também, fui virando meio que uma referencia, uma pessoa a quem perguntar as coisas quando tem alguma dúvida, alguma coisa que ele quer saber. E... e isso parece que vai acontecendo aos poucos, né?

A narrativa de Rafael Depois... Eu... eu sempre fui...tem muito tempo que eu conheço o Daniel, há maior tempão, né? E... e percebi depois que eu entrei pro Movimento Humanista, que eu me tornei um orientador, que eu fui conhecendo outras ferramentas e fui me convertendo realmente em um orientador da não-violência... prática, né ?...percebi que ele é... que o Daniel e outras pessoas começaram a...a... a...a....me ver como alguém que realmente podia orientar, podia e dar sugestões, dar idéias de como...da um...dizer como as coisas funcionam, dar sugestões do que fazer, dar idéias realmente orientações, o papel do orientador mesmo. E é muito engraçado porque eu mesmo nunca me coloquei nessa posição para eles. Eles mesmo... o Daniel, teve o Gabriel que eu já percebi, o Paulinho também que eu já percebi um pouco.

A narrativa de Rafael E é muito interessante porque realmente não foi uma coisa que eu me coloquei para ser, mas que teve uma transformação foi percebendo um pouco...com a pessoa diferente que eu fui me transformando eu, eles meio que começaram a me ver como uma referência assim, o que para mim é um pouco esquisito, né ?... porque eu não tinha essa relação antes e de repente essa relação começa a aparecer e aí é diferente. (AVALIAÇÃO)

Pontos fundamentais deste tipo de estrutura narrativa Adequa-se à realidade do lead jornalístico; Tem um ponto (é reportável – sua reportabilidade é construída de acordo com o interesse identificado para o objeto de estudo);

Retratos de Fé (TV Brasil) Episódios com 25:51 “Neste episódio”: 40’’ (pré-orientação) + 24’’ (abertura) = 1 minuto Segunda parte: origem do nome, origem da religião e introdução das três linhas wiccaniano – 1:04 a 3:04 + imagens de rituais = aprox. 2 minutos (orientação) – ponto crítico Terceira parte: 03:10 – 13:10 – a narrativa “em si” aprox. 10 minutos (8’ 50’’) (complicação) – explicação de como isso foi adaptado no Brasil, do porquê dos rituais, paridade do aspecto feminino e masculino, Posição da Deusa e do Deus Cornífero, paganismo e crenças em relação à transcendência e ao papel do ser humano em desenvolvimento (foco nos diferenciais) - ponto crítico Corte para comercial

Retratos de Fé (TV Brasil) Quarta parte: nova narrativa (ou retomada) – aprox. 10 minutos (11) – o chamado da Deusa e os dedicados, o caminho de preparação e iniciação, o coven e as relações no coven (“perfeito amor e perfeita confiança”), sabaths e esbaths Momentos avaliativos esparsos – “as pessoas acham que é bruxaria, mas é ritualístico, rituais em nudez mal-compreendidos e sexo, caldeirões e sacrifícios” (ou 3 últimos minutos de avaliação apenas). Quinta parte: 1 minuto (resolução) – magia branca e negra e conselho wicaniano. Sexta parte: 1 minutos (coda) – ponto crítico – frase do livro de Doreen e o que é Wicca para mim.