Aline & Joice 7º Ano B
Pintor, escultor, arquiteto e decorador de tapeçarias e vitrais flamengo nascido em Breda, no Ducado de Brabant, Países Baixos, hoje uma província da Bélgica, que criou uma rica pintura narrativa, documentando costumes de época, tornando-se um dos mais representativos pintores flamengos do período Cinquecento ( ) do Renascimento. Discípulo de Coecke Van Aelst, um importante artista de Antuérpia, foi o primeiro pintor de uma família de artistas flamengos. Foi admitido como Mestre na Associação de Pintores de Antuérpia (1551) e viajou para Itália onde produziu uma série de pinturas de menos importância, a maioria de paisagens. Em Roma, produziu a sua primeira obra assinada e datada, Cristo e os Apóstolos no Mar de Tiberíades (1553), e voltou para Antuérpia. Nos anos seguintes continuou desenhando paisagens, especialmente alpinas, mas depois (1556) passou a dedicar-se a temas satíricos, didáticos e moralistas, influenciado por Hiëronymus Bosch. Mudou-se (1563) para Bruxelas onde casou com Mayken, filha do seu professor Van Aelst, que passou a ter mais influência na escolha de seus temas. Além da sua predileção por paisagens, pintou quadros que realçavam o absurdo na vulgaridade, expondo as fraquezas e loucuras humanas, que lhe trouxeram muita fama. Depois de casado, as suas personagens tornaram-se maiores e disformes e morreu no auge de sua produtividade, aos 44 anos de idade, em Bruxelas, e foi sepultado na Igreja de Notre - Dame de la Chapelle, onde tinha se casado.
I. O Pintor e o Comprador 1565 a.c. II. A queda de Ícaro III. As tentações de Santo Antão IV. A Torre de Babel (hoje em Viena). V. A Torre de Babel (agora em Roterdão). VI. O casamento de camponeses. VII. O triunfo da Morte. VIII. A Terra da Cocanha(1567). IX. Misanthropy. X. A pega na forca (1568).
Esta obra é Considerada um Auto- retrato.
Esta obra retrata a queda de Ícaro.
Esta obra foi inspirada na obra ‘’As Tentações de Santo Antão’’ de Hieronymus Bosch.
Esta obra representa a Torre de Babel de Viena.
Esta obra representa a Torre de Babel de Roterdão.
Esta obra representa um casamento de camponeses.
Esta obra representa a morte de uma multidão de camponeses.
Esta obra representa a mitológica terra da Cocanha, local de comida e bebida farta e gratuita.
Esta obra representa um Misanthropy (homem que é desprezado e odeia as pessoas).
Esta obra representa vários camponeses dançando próximos a uma forca.