EXPRESSÃO GÊNICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROMOLÉCULAS: ÁCIDOS NUCLÉICOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS
Advertisements

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
Biologia Prof. Fláudio.
Estrutura e função do RNA
Transcrição e Tradução do Código Genético
Ácidos Nucléicos.
PROFª. Marília Scopel Andrighetti
Síntese Protéica - Tradução
TRANSCRIÇÃO Biologia Molecular Profª Marília Scopel Andrighetti.
Síntese Proteica Profª Viviane Gadotti.
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS
Genética bacteriana.
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos e Eucariotos
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos
Regulação da Expressão Gênica
Regulação da Expressão Gênica em Procariotos
TRADUÇÃO Processo pelo qual o RNA maduro é lido ou
TRANSCRIÇÃO processo pelo qual são sintetizados todos os RNAs da célula Cópia de uma região específica do DNA = RNA m reflete o estado fisiológico da.
Prof. Thiago Moraes Lima
MATERIAL GENÉTICO E SÍNTESE DE PROTEÍNA
Introdução à expressão gênica
AULA 08 E 09 SÍNTESE PROTÉICA CODIFICAÇÃO GENÉTICA SIRLENE DAS VIRGENS.
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Código Genético e Tradução
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Transcrição 04/06/13.
GENÉTICA MOLECULAR Tanto em organismos procariontes como em organismos eucariontes, qualquer classe de moléculas deve preencher certos requisitos básicos.
das atividades celulares
Trabalho elaborado por: Luís Martins nº 17 Patrícia Duarte nº 20 Professora Elvira Monteiro.
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Transcrição em Eucariotos
Replicação, transcrição e tradução
SÍNTESE Proteica e código genético
CITOGENÉTICA - os ácidos nucleicos -
Professor Antônio Ruas
ESTRUTURA DO GENOMA HUMANO
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Controle da expressão gênica
Metabolismo de controle: síntese de proteínas
A genética e os genes.
Tradução Profa. Aline Baroni.
Ácidos Nucléicos.
Código genético e síntese protéica.
Síntese de proteínas - Tradução Professor Gabriel Cestari Vilardi.
Síntese protéica.
Dogma central da Biologia Molecular:
Estrutura dos Ácidos Nucléicos, Replicação e Transcrição
ESTRUTURA; Replicação; Transcrição;
Estrutura e função de ácidos nucleicos, Replicação de DNA, transcrição e processamento de RNA, expressão gênica.
Estrutura e função do RNA
A INFORMAÇÃO ADQUIRE FORMA BIOLÓGICA PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
Metabolismo De Construção
Biologia Código Genético e Síntese Protéica Código Genético
Síntese proteica Colégio Delos Colégio Delos
A síntese de proteínas.
Biologia Molecular RNA.
Síntese de Proteínas Tradução.
O código genético.
Dogma Central da Biologia Molecular
Síntese de Proteínas.
SÍNTESE DE PROTEÍNAS SÍNTESE PROTEÍCA.
Estrutura e função do RNA
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
Dogma central da biologia molecular
ÁCIDOS NUCLEICOS: DNA e RNA
Dogma Central da Biologia Molecular
DNA / RNA Ácido Desoxirribonucleico Ácido Ribonucleico
11 CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR SÍNTESE PROTEICA.
Preparatório ENEM 2009.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Transcrição da apresentação:

EXPRESSÃO GÊNICA

EXPRESSÃO GÊNICA É o resultado do processo de leitura e decodificação da informação contida no DNA. Esse resultado, ou produto, são as proteínas em si!

O DNA É UMA MOLÉCULA INFORMACIONAL!!!! PROPRIEDADES DO DNA É A MOLÉCULA RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍCAS AOS DESCENDENTES. POSSIBILITA A HEREDITARIEDADE. CAPACIDADE DE REPLICAÇÃO. CAPACIDADE DE CARREGAR INFORMAÇÕES. O DNA É UMA MOLÉCULA INFORMACIONAL!!!!

PROPRIEDADES DO DNA O DNA contém um código que quando decodificado serve de informação para a produção de uma proteína. DNA serve de molde para o mRNA. O mRNA é usado como molde para fazer a proteína.

PROPRIEDADES DO DNA Não é qualquer trecho do DNA que serve de molde, mas apenas os genes. GENES: um trecho de DNA que, na maioria as vezes, codifica uma proteína! Não codificará se acontecer de não formar o mRNA.

Tipos de RNA. Rna mensageiro (mRNA) - responsável pela transcrição. Rna ribossômico (rRNA) e Rna transportador (tRNA)- são responsáveis pela tradução.

Tradução RNA polimerase se liga a região promotora → Abre a fita de DNA e a percorre → Ao ler a sequência de nucleotídeos coleta nucleotídeos de RNA a fim de copiar (transcrever) os nucleotídeos presentes na sequência do gene (fazendo a devidas substituições). Cuidado! O DNA não se transforma em RNA, mas sim, serve de molde para o mRNA.

Transcrição em procariotos Um promotor pode controlar a transcrição de mais de um gene. É o denominado OPERON. Nos eucariotos temos um promotor para cada gene. mRNA polissistrônico (procariotos) mRNA monossistrônico (eucariotos) Vantagem: O processo torna-se mais simples, sem contar que, em regra, são genes envolvidos no mesmo processo. Assim ao sintetizar uma proteína, sintetizará as outras.

Transcrição em eucariotos Os genes eucariotos não são contínuos. Existem as regiões codificadas (exons) e as não codificadas (introns). O mRNA primário possui as duas regiões e por meio de um processo denominado Splicing os introns são retirados.

Transcrição em eucariotos

Transcrição em eucariotos Vantagem 1: os exons podem ser combinado de formas diferentes, possibilitando que um gene produza mais de um tipo de proteína: Processamento alternativo. Vantagem 2: Por ter um núcleo delimitado pela carioteca a célula eucariótica tem tempo para fazer as combinações que lhe interessar, pois o processo de leitura da o mRNA (tradução) só acontecerá no citoplasma. Nos procariotos os dois processos (transcrição e tradução ocorrem quase que simultaneamente). Temos 23.000 genes e 100.000 proteínas.

Controle da expressão gênica. Todas as células de nosso corpo tem os mesmo genes, mas transcrevem conjuntos diferentes de genes, a essa forma de organização denomina-se Controle da expressão gênica.

Tradução 2° etapa do processo de expressão gênica. Na transcrição o processo é base a base. Na tradução a cada três bases tem-se um aminoácido (aa). Cada conjunto de três bases denomina-se códon. Observação: as proteínas são feitas de aa, mas cada proteína tem uma sequência específica de aa. Isso quem define é o gene!

Tradução

Tradução

Tradução sequência de acontecimentos mRNA vai para o citoplasma → subunidade menor do ribossomo se liga ao mRNA→ quando aparece o 1° códon AUG o tRNA emparei o anticódon metionina (UAC)→ Agora a subunidade maior do ribossomo se liga ao mRNA → Ok! O aparato de tradução está montado → a partir do próximo aa ligado tem-se o inicio da tradução → Os aa vão se soltando do tRNA e se ligam aos demais aa por meio de uma ligação peptídica, dando espaço também para a chegada do próximo tRNA → Ao encontrar um códon de terminação (UAA ou UAG ou UGG- confira na tabela) ao tRNA trás o fator de liberação → o aparato de leitura (tradução é defeito e a proteína está pronta para ser expelida do meio intracelular.

Tradução

Tradução Filme.

Expressão gênica Observações importantes. O código genético é degenerado, mas não ambíguo. O código genético é universal. Isso torna a engenharia genética possível. A engenharia genética modofica o genôma e não o código genético.