Modelo OSI Com o objetivo de efetuar uma divisão das diversas partes da rede que compõem uma transmissão, para que possam existir etapas definidas e que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Protocolos de Comunicação
enlaces de vários tipos aplicações protocolos hardware, software
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Agenda Aula 4: Modelos de Referência OSI TCP/IP OSI x TCP/IP.
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Definição de Um Modelo de Redes Padronizado.
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Introdução Modelo OSI da ISO.
Modelos de Referência.
REDES DE COMPUTADORES II
Software de Rede Willamys Araújo.
REDES DE COMPUTADORES II
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Modelos de Referência Profa. Andréa Chicri Torga Adaptações
Modelo OSI Prof. Andrea Garcia out, 2011.
Disciplina: Princípios de Redes de Computadores Parte 3
Camada de sessão, apresentação e aplicação
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Modelo OSI Trabalho realizado por: Disciplina: Redes de Comunicação
Protocolos e o Modelo OSI
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
SISTEMAS DE REDES 1 MODELO OSI CAMADAS FUNCIONAMENTO SR1 FAETEC.
Modelo OSI (Open system Interconnection).
Redes de Computadores.
Redes Aula 6 Professor: Marcelo Maia.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
MODELOS OSI. Introdução Permite a interconexão de sistemas abertos. Desenvolvido pela ISSO (International Organization for Standardization) Fornece um.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Comunicação.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Conectividade Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 05 – Modelo OSI.
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
Arquitetura de redes ISSO/OSI Liane Tarouco UFRGS.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Modelo de Referência OSI/ISO Modelo OSI
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Modelo OSI.
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
REDES DE COMPUTADORES Camada de sessão, apresentação e aplicação
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Modelo OSI.
Curso Superior em Redes de Computadores SSH Prof. Sales Filho.
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
“Características e Limitações”
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede IGOR ALVES.
Capítulo 2 O Modelo OSI.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI Aula 2 IGOR ALVES.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais IESP - FATEC-PB Prof: Gustavo Wagner
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Transporte IGOR ALVES.
Patrícia Teixeira Davet Pelotas, 15 de junho de
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Transporte Prof. Sales Filho.
Rede de Computadores.
Camada 4 A Camada de Transporte
Ethernet A Ethernet é uma rede de interconexão para redes locais, chamada de Local Área Network (LAN). Esta fornece ligações através de cabos e de sinais.
Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe / Ester Ozório.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI IGOR ALVES.
Transcrição da apresentação:

Modelo OSI Com o objetivo de efetuar uma divisão das diversas partes da rede que compõem uma transmissão, para que possam existir etapas definidas e que permitam a indicação dos diversos componentes, a ISO (Internacional Standard Organization) criou o modelo OSI (open Systems Interconection).

Modelo OSI Esse modelo separa as etapas de transmissão, definindo como cada fase do processo deve proceder na transferência de dados. Isto torna flexível a implementação de software e hardwares ao longo da rede, pois define as funções de cada fase, facilitando a operacionalização para usuários e fabricantes.

Modelo OSI Cada nível oferece serviços ao nível seguinte.As conexões de um nível são gerenciadas pelo protocolo daquele nível. Os níveis definidos com suas funções são sete,assim numerados: Camada 1-Físico; Camada 2-Enlace; Camada 3-Rede; Camada 4-Transporte; Camada 5-Sessão; Camada 6-Apresentação; Camada 7-Aplicação;

Modelo OSI

Camada-1 física São as conexões elétricas formadas pelos modems, linhas físicas, conectores, cabos e interfaces de hardware de comunicação dos equipamentos. Nesse nível temos : As definições dos sinais elétricos Transmissão de bits.

Modelo OSI Detecção da portadora de transmissão de dados. bits PDU Protocolo de camada de dados

Modelo OSI A interface física definida pela norma RS-232 (Recommended Standard no 232, elabora em 1969, pela EIA-Electronic industry association) se refere á conexão entre o modem (DCE-Data Circuit-terminating Equipament)e o equipamento do usuario da rede (DTE-data terminal equipament) que pode ser um micro, por exemplo.Nas normas ccitt, a RS-232 é equivalente á norma V.24 ou V.28.

Modelo OSI Norma X.21 O CCITT definiu essa interface, associada a outras normas como a X.26 e a X.27, que definem as características elétricas para o conector ISSO 4903 de 15 pinos. O objetivo da criação dessa interface foi a simplificação

Modelo OSI Camada de Enlace Situa-se na conexão de dois pontos de uma rede, em que é feita a formatação das mensagens e endereçamento dos pontos em comunicação, ou seja, os bits do nível físico são agora tratados como blocos com endereçamento de origem e destino.Nessa camada é feita. Correção de erros na transmissão entre dois pontos. Checagem de blocos transmitidos e recebidos Protocolo de comunicação CSMA/CD

Modelo OSI O nível de enlace possui o conjunto de regras que governa a troca de dados pelo meio físico entre dois pontos.Algumas de suas características são: Troca transparente de dados.O nível de enlace permite a transferência de qualquer seqüência de bits, portanto, transparente aos dados trafegados. O protocolo normalmente utilizado nesse nível é o HDLC, orientado a bit e transparente aos dados transmitidos.

Modelo OSI Possui comandos de ativação e desativação de modems e sincronismo na transmissão. Possui recuperação de falhas e erros na transmissão. Independe dos outros níveis.

Modelo OSI Camada 3 REDE Nesse nível é feito o controle de todo o trafego dentro da rede externa, como o roteamento dos dados entre os nós da rede para atingir o endereço final.Os pacotes de dados são encaminhados entre os nos da rede ate atingirem o seu destino Tarefas atingidas nesse nível são por exemplo: O empacotamento (montagem dos pacotes ou blocos de dados )

Modelo OSI Correção de falhas de transmissão entre os nos da rede. Controle de fluxo. Roteamento dos dados Encaminhamentos dos pacotes selecionado Controla a transferência do pacote entre a origem e o destino (determina o melhor caminho)

Modelo OSI A determinação do melhor caminho pode e ser feita em um ponto centralizado da rede (calculando por algoritmo o melhor caminho) ou de forma distribuída (na qual todos os nós podem calcular o melhor caminho).o encaminhamento pode ser: Adaptativo: escolhesse o melhor caminho. Requer grande troca de informações entre os nos da rede sobre o status das linhas. Estático: Usa-se sempre o mesmo caminho ou divide-se o trafego com outras linhas fixas.

Modelo OSI Difusão : os pacotes são “jogados “ na rede e só o nó de destino os recebe (como no caso de redes locais com o protocolo CSMA/CD.)

Modelo OSI Camada 4 – Transporte Nessa camada são definidas as regras de controle da comunicação fim a fim entre duas pontas finais que estão se comunicando entre si. É o protocolo dessa camada que garante a entrega correta dos dados no seu destino. Essa camada é a primeira a fazer o controle fim a fim, a integridade das mensagens trocadas entre dois usuários finais deve ser garantida, independentemente dos controles dos níveis anteriores

Modelo OSI Nessa camada temos: A definição e operacionalização do endereçamento fim a fim. Multiplexação e demultiplexação dos dados para distribuir entre vários terminais de uma rede final Tratamento de retardo, espera de pacote. Controle de fluxo de mensagens entre transmissor e receptor e a capacidade de recepção do receptor.

Modelo OSI Controle e retransmissão de mensagens não confirmadas depois de um certo tempo.

Modelo OSI Camada 5 –Sessão Esse nível é o de conexão entre dois sistemas de dois equipamentos de usuários que vão se comunicar. A conexão entre os dois usuários se chama sessão, na qual é feita a conferencia da identificação da conexão entre os dois sistemas. Nas redes Lans, nesse nível é feita a associação dos nomes lógicos aos endereços de hardware da Lan.

Modelo OSI Nesse nível opera o protocolo que faz o acesso do usuário a rede para acessar outros sistemas.Nele são feitas trocas de mensagens que especificam nas duas pontas a forma de sincronização, como, por exemplo, se a transmissão vai ser duplex ou full- duplex.

Modelo OSI Camada 6- Apresentação Uma vez identificados os acessos e conexões entre os dois sistemas e usuários na camada de sessão, a camada 6 de apresentação faz a transformação ou a conversão de códigos e formatos dos dados recebidos para, em seguida, passa-los para a aplicação.

Modelo OSI A formação dos dados é feita para que possam ser lidos pela aplicação final, uma vez que podem vir comprimidos ou compactados para ocupar menos espaço para agilizar a transmissão. Nesse nível de apresentação, temos, portanto a conversão de códigos e formatos de representação de dados (ASCII em EBCDIC, por exemplo), compressão e descompressão de dados que foram codificados antes da transmissão e descriptografia ou criptografia.

Modelo OSI No caso da criptografia, dados são codificados no nível de apresentação do transmissor e decodificados no nível de apresentação do receptor.

Modelo OSI Camada 7 – Aplicação Nessa camada temos a aplicação final do usuário, que são efetivamente os processos que utilizam as redes São os aplicativos do usuário, os sistemas operacionais, as transações que rodam no terminal do usuário, bancos de dados distribuídos, aplicativos de redes locais como planilhas e processadores de texto, correio eletrônico, transações,etc.

Modelo OSI