Estamos no Mês da BIBLIA. Ela é sempre uma luz em nossa caminhada cristã. Hoje ela nos fala do Seguimento de Jesus e suas EXIGÊNCIAS: Não é um caminho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O seguimento de Jesus.
Advertisements

Seguimento de Jesus.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
A Caminho de Jerusalém Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos. A Liturgia de hoje ilustra esse fato com vários exemplos:
A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje nos fala da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.
O Bom Pastor " As minhas ovelhas escutam a minha voz"
A Bíblia é sempre uma luz na nossa caminhada cristã. Hoje ela fala-nos do Seguimento de Jesus e suas EXIGÊNCIAS: Não é um caminho de facilidade, mas.
O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O “Ofertório” do “Requiem” de Marcel.
Hoje celebramos a Assunção de Maria aos Céus Virgem adormecida.
Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Dia de Finados está impregnado de um profundo sentimento religioso no qual se une o afecto familiar com a fé e esperança cristãs. Por isso, suscita.
A Liturgia de hoje convida-nos a celebrar a COMPAIXÃO do Bom Pastor, ao conduzir o seu rebanho... Na 1.ª Leitura, Jeremias condena os governantes do.
Dia de Silêncio, Saudades, Esperança e Preces. Levamos flores aos túmulos. Elevamos ao céu muitas preces. Visitamos o cemitério. Certamente em todos.
Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna. Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la. As leituras respondem: no amor a Deus e aos outros.
"Olhai os lírios do campo"
Como Zaqueu quero subir para ver Jesus.
Uma Virgem conceberá.
O Tabor.
Eu Sou a Ressurreição e a Vida.
O Bom Pastor.
Quem é essa Mulher? Assunção.
O Tesouro.
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
"Vai trabalhar na minha Vinha" Sim Pai.
A Missão.
Cordeiro de Deus.
Vimos a Estrela.
Os reinos estão, hoje, muito desacreditados.
Fariseu ou Publicano ?.
Cesar e Deus.
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Cristo Rei do universo.
O Maior Mandamento.
O Cristão e a Lei.
"Levantai a Cabeça" Estamos no Penúltimo Domingo do Ano Litúrgico. As Leituras são um prelúdio desse encerramento,
Iniciamos hoje novo Ano Litúrgico (Ano B).
Vigília Pascal.
Cristo, Rei do Universo.
O Sim de Maria.
Testemunhas.
O Profeta.
Vimos uma Estrela.
O Profeta.
O Sofrimento.
"Se o grão de trigo não morrer..."
O Verbo se fez carne.
A Família que Deus quer Vivemos num tempo em que os Valores da família
O mês de setembro é dedicado à BÍBLIA,
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Tome sua Cruz.
Trindade.
O Pão partilhado.
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
Caminho da Santidade TODOS OS SANTOS, "Creio na Comunhão dos Santos".
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
A menor de todas as sementes e se torna a maior de todas
Maria da Assunção.
O Profeta.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Em Caná.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Tira as sandálias.
Batismo de Jesus.
Assim imagina Jesus a sua família de seguidores:
Amou-nos até o fim.
O REINO ESTÁ EM NÓS O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Vimos a Estrela.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Domingo, Dia do Senhor.
Transcrição da apresentação:

Estamos no Mês da BIBLIA. Ela é sempre uma luz em nossa caminhada cristã. Hoje ela nos fala do Seguimento de Jesus e suas EXIGÊNCIAS: Não é um caminho de facilidade, mas sim de renúncia...

A 1ª Leitura é uma oração atribuída a Salomão, que os judeus de Alexandria rezavam a fim de que iluminasse as exigências da fé em meio ao mundo pagão em que se encontravam. Lembra que só em DEUS é possível encontrar a verdadeira felicidade e o sentido da vida. (Sb 9,13-19)

Na 2ª Leitura, Paulo aplica as conseqüências do seguimento de Jesus: intercede em favor de um escravo fugitivo (Onésimo), junto a seu "dono" (Filêmon), para que o receba não mais como um escravo, mas como irmão. (Fm 9b )

O Evangelho aponta o "Caminho do Discípulo". (Lc 14,25-33) - Jesus estava a caminho de Jerusalém... onde iria morrer na Cruz... - O Povo o seguia numeroso, entusiasmado pela sua pessoa. - Mas Cristo não era um demagogo, que fazia promessas fáceis, para atrair multidões. Ele sabia que entre eles havia: * Bons, desejosos da boa palavra... que buscavam sinceramente o Messias... * Curiosos: em satisfazer o desejo de novidade... * Interesseiros: na esperança de participar da glória e da fama... * Inimigos: à espreita de uma ocasião para acusá-lo e condená-lo.

+ Sem medo de perder alguns simpatizantes, Jesus aponta TRÊS CONDIÇÕES para segui-lo: 1. DESAPEGO afetivo: aos familiares... até à própria vida: "Quem não 'odeia' o seu pai, sua mãe... até a própria vida, não pode ser meu discípulo..." * ODIAR aqui não significa rejeitar os sagrados laços familiares, mas priorizar os valores do Reino.

2. DISPONIBILIDADE em carregar a Cruz: "Quem não carrega a sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo..." * A CRUZ é a imagem que melhor sintetiza toda a vida de Cristo. O "Discípulo" é convidado a imitar o Mestre RENÚNCIA aos bens materiais: "Quem não renunciar a tudo... não pode ser meu discípulo..." * Vivendo em função deles, não sobra espaço para Deus, nem relações de partilha e solidariedade com os irmãos...

+ Seguir o Mestre, não deve ser uma atitude passageira, nascida num momento de entusiasmo, mas sim, uma decisão ponderada, amadurecida e coerente até o fim. + Duas pequenas PARÁBOLAS ilustram a necessidade de planejar: a TORRE a construir e a GUERRA a conduzir. * O Povo não podia se deixar levar pelo entusiasmo momentâneo, devia calcular bem, se está em condições de perseverar...

* O seguimento de Cristo é... - um caminho fácil, onde cabe tudo? ou um caminho exigente, onde só cabem os que aceitam a radicalidade de Jesus? Nossa Pastoral deve facilitar tudo, ou ir pelo caminho da exigência? - A maioria no nosso povo se diz "cristão"... seguidor de Cristo... Recebe os Sacramentos de Iniciação... Reconhece os valores de Deus e da Fé... mas a vivência cristã deixa a desejar... - Muitas vezes, ficamos felizes, quando vemos a igreja lotada... Mas qual é o verdadeiro motivo que leva muitas pessoas à igreja?

Todos os que participam com entusiasmo das cerimônias solenes, das procissões, das romarias... estão realmente conscientes dos compromissos que a fé cristã envolve? - O que nos diria a respeito, o Evangelho de hoje? Será que Cristo está mais interessado no número, ou na qualidade?

+ Há dois tipos de Religião: - As REVELADAS: como a nossa... em que a Bíblia é a fonte de inspiração... É Deus que se revela e nós aceitamos o que essa revelação nos propõe... - As CRIADAS: que foram inventadas pelos homens, segundo o modelo que mais satisfaz seu modo de pensar e de agir... Qual nos dá mais segurança de realizar o Plano de Deus? Uma religião mais fácil pode até ser mais atraente... mas certamente não será a mais fiel à proposta de Cristo...

Estamos nós dispostos a ser verdadeiros Discípulos de Cristo, pelo caminho duro e exigente, que o evangelho de hoje nos propõe? Peçamos a Deus nessa celebração muita LUZ para compreender essa verdade... e muita FORÇA para sermos fiéis à escolha feita...

Procuremos nesse mês dedicado à Bíblia, valorizar ainda mais a Palavra de Deus, dedicando-lhe um tempo especial no nosso dia, para uma atenciosa LEITURA ORANTE DA BÍLIA. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração : Nelso Geraldo Ferronatto Música: Bíblia é para ser lida M.: Engracia Canto: Gercy Bernardino Acesse o Endereço: