A Era Vargas Prof. Alan. Revolução de 1930 Fim da política do Café-com-Leite Apoio: 1- Oligarquias dissidentes: queriam participar do governo, mas sem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Advertisements

Indicou Rompeu Oposição Eleição 1930 Aliança Liberal (oposição)
Era Vargas HB.12.
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
História do Brasil Era Vargas.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
REPÚBLICA VELHA. I - R EPÚBLICA DA E SPADA (1889 – 1894) 1 – Governo de Deodoro da Fonseca (1889 – 1891) Medidas emergenciais  Transformação das antigas.
D ITADURA CIVIL - MILITAR NO B RASIL. O GOLPE MILITAR DE 1964 Os antecedentes: Juscelino Kubitschek ( ): deixou um quadro de crise econômica;
ERA VARGAS ( ) Governo provisório Revolução de 1932 Constituição de 1934 Governo constitucional( )
A República da Espada teve seu início quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894, sendo considerado o primeiro.
Brasil no Contexto da Guerra Fria. Guerra Fria (1945 – 1961) Dualidade entre EUA X URSS; EUA: Capitalista; Livre Economia; Grandes investimentos em Países.
Passagem de um país agroexportador para industrial -Durante mais de quatrocentos anos fomos um exportador de matéria-prima -Fomos importador de produtos.
Getúlio Vargas. Introdução  A queda do preço do café no mercado externo e EUA.
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) Prof. Iair ERA VARGAS (1930 – 1945)
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930 Alvaro de Vita, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ED. ATICA, CAP.11
A era Vargas: Revolução de 1930 (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.
Formação Econômica do brasil
JULIANA KEMP – RGM: JULIO CESAR – RGM:
Era Vargas Governo Constitucional (1934 – 1937).
Era Vargas – Governo Provisório e Constitucional
Era vargas
1. A Posse de João Goulart Tentativa de golpe da direita
A crise da Primeira República e a Revolução de 30
“O Estado Novo representou a última fase da Era Vargas e o momento de mais forte centralismo político e intervencionismo estatal daquele.
A Era Vargas.
Do período pré-revolucionário até outubro 1924
“O Estado Novo representou a última fase da Era Vargas e o momento de mais forte centralismo político e intervencionismo estatal daquele.
Professora: Kelly 7º ano
Getúlio Vargas.
Da euforia à Grande Depressão
A Ditadura Salazarista
LA CRISE DES DÉMOCRATIES ET L’ASCENSION DES RÉGIMES AUTORITAIRES
Era Vargas ( ) Provisório e o Movimento Constitucional de 1932.
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Era Vargas
Era Vargas.
República Populista ( ).
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
ERA VARGAS O BRASIL EM TRANSIÇÃO.
Florestan Fernandes - sociedade de classes e capitalismo dependente
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – A ORDEM ECONÔMICA: MODERNIZAÇÃO E SUBDESENVOLVIMENTO AULAS 17 E 18.
O Comunismo aplicado a um país rural p
Aula 7 Industrialização
Era Vargas
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
O fim da República Velha:
1 - Diferentes projetos republicanos:
Era Vargas O Governo Provisório
1929 – QUEDA DA BOLSA DE NY Denominada crack (crise de superprodução)
70. Pioneirismo inglês: Capitais acumulados (colônias, acordos comerciais na Europa). Disponibilidade de mão-de-obra (cercamento dos campos – “enclosures”).
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
TRABALHO DE HISTÓTIA. O TENENTISMO NO BRASIL Índice  O que foi?  O que defendiam?  Revoltas  Coluna Prestes  Marcha da Coluna Prestes  Enfraquecimento.
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
A Era Vargas Prof. Alan.
Tempos Sombrios: a ascensão do fascismo na Europa
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
1 - Diferentes projetos republicanos:
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
Era Vargas.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 4 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
GOVERNO DEMOCRÁTICO DE VARGAS
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
Autocracia, Nacional-Estatismo e Trabalhismo A ERA VARGAS ( )
ERA VARGAS.
POLÍTICA DAR AS BOAS-VINDAS JONAS, CAMILA E LEANDRO SE APRESENTAM.
Os princípios ideológicos do fascismo e do nazismo
TENENTISMO AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA O TENENTISMO O tenentismo foi o movimento político-militar que, pela lutar armada, pretendia conquistar.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

A Era Vargas Prof. Alan

Revolução de 1930 Fim da política do Café-com-Leite Apoio: 1- Oligarquias dissidentes: queriam participar do governo, mas sem que houvesse mudanças políticas e sociais profundas. 2- Burguesia industrial queria ampliar a industrialização, mantendo os operários sob controle. 3- Classes médias e tenentes queriam o fim da corrupção, modernizações na economia e expanção do mercado interno. 4- Operários queriam melhores condições de vida, de trabalho e uma maior participação na vida política.

Era Vargas: Várias Facetas

Getúlio, qual deles? Líder que derrubou a República Velha Modernizou o Brasil Direitos trabalhistas ao operário Ditador Simpático ao fascismo

Trajetória: principais aspectos (Governo Provisório): Leis Trabalhistas; limitação do poder sindical e revolta de (Governo Constitucional): Criação da Constituição de voto secreto; voto feminino e proibição das diferenças salariais com base no sexo (Estado Novo): Ditadura- nova Constituição (outorgada-imposta); criação do DIP; Brasil na 2°Guerra e pressões democráticas (Governo Eleito): tensões políticas- forte caráter nacionalista; rompimento com parte das elites econômicas do país e criação da Petrobrás.

Direitos Trabalhistas -criação do salário mínimo e da carteira de trabalho; -jornada diária de 8 h; -direito a férias anuais remuneradas; -descanso semanal e direito à previdência social; - regulamentação do trabalho do menor e da mulher.

Criação: 1953

Populismo

Populismo: definição Prática política na qual o governante estabelece uma relação direta e emocional com as massas (camadas menos favorecidas da população), sobretudo urbanas, procurando atender suas necessidades mais imediatas de maneira paternalista. Desarticulação dos sindicatos (fim das greves) Leis trabalhistas como campanha política pessoal de Vargas DIP (1939): Departamento de Imprensa e Propaganda Culto ao Líder

Lázaro Cárdenas México Juan D.Perón Argentina Eva Perón Argentina Getúlio Vargas Brasil

Qual o preço que a população pagou pelo Populismo? O povo foi impedido de se organizar politicamente Perseguição a qualquer forma de oposição política O populismo fere o Estado de Direito

Ação Integralista Brasileira (AIB)- 1932: Extrema-Direita Influenciado pelo fascismo italiano Queria um Estado forte e autoritário com apenas 1 partido político e militarizado Corporativismo entre as classes sociais

Aliança Nacional Libertadora (ANL)-1935: Esquerda Formação de um governo popular Garantia das mais amplas liberdades Proteção aos pequenos e médios proprietários Reforma Agrária Nacionalização das empresas estrangeiras Cancelamento da dívida externa

Ou seja ! Se na década de 30 o mundo estava numa disputa entre a extrema esquerda e a extrema direita, no Brasil não será diferente. Radicalizações e choques ideológicos Intervenção de Getúlio Vargas em nome das elites, as quais estavam assustadas.

Lei de Segurança Nacional Elementos suspeitos, ou adeptos de ideologias “exóticas” poderiam ser presos pela polícia e condenados. ANL na clandestinidade. Perseguições

A Intentona Comunista também conhecida como Revolta Vermelha de 35 ou Levante Comunista, foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Foi liderada pelo Partido Comunista Brasileiro em nome da Aliança Nacional Libertadora. Ocorreu em novembro de 1935 e foi rapidamente combatida pelas Forças de Segurança Nacional. Plano Cohen foi um documento escrito pelo capitão integralista brasileiro Olímpio Mourão Filho - na época membro do Serviço Secreto - com a intenção de simular uma revolução comunista no Brasil. Esse plano garantiu a Vargas a tomada do poder em 1937, inaugurando a Ditadura do Estado Novo.

Golpe de 1937: a ditadura varguista

(Fgv) O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente, em 1934: "O desenvolvimento das ideias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo (provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade". No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre elas: a) organização de milícias estaduais, regulamentação das relações trabalhistas e educação. b) estímulo à autonomia dos Estados, organização de milícias estaduais e nacionalismo. c) organização de milícias estaduais, centralização política e educação. d) centralização política, regulamentação das relações trabalhistas e nacionalismo. e) estímulo à autonomia dos Estados, regulamentação das relações trabalhistas e educação.

Economia na Era Vargas: A Industrialização

Crise de 1929 e o início do governo Vargas Grande “abacaxi” nas mãos de Vargas: como salvar o Brasil da Crise de 1929, sendo que, durante toda a Rep.Velha, só exportávamos café? Vargas queria industrializar o Brasil e romper de vez com os cafeicultores. Porém, como ele fará essa transformação num momento tão crítico?

Nova política de defesa do café Curta duração ( por volta de 7 anos) O governo de Vargas irá comprar o excedente do café dos fazendeiros. Ao invés de estocado, o café será queimado. De o Brasil queimou quase 100 milhões de sacas de café. Vargas não dará benefícios aos cafeicultores, os quais foram impedidos de fazer novos plantios.

Ao mesmo tempo.... A nova política do café de Vargas deu muito certo. Por volta de 1933 o Brasil tinha um considerável poder de compra (mercado interno). Sabemos, também, que nesse período, nem todos os países tiveram a mesma estratégia que o Brasil, portanto, o mundo ainda sofria com os efeitos da Grande Depressão. Ou seja: comprar produtos importados nesse período era algo bem complicado. Pergunta: nosso mercado interno queria consumir, mas internacionalmente o mundo está em crise. Como resolver ?

Industrialização por substituição de importações Nosso parque industrial foi recuperado e expandido. 1- A burguesia industrial já tinha acumulado lucros suficientes para poder investir nas fábricas. 2- Vargas irá incentivar e proteger esses industriais.

Tipos de Indústria na Era Vargas Infraestrutura: estradas e ferrovias Indústrias de base: produzem matérias primas para outras indústrias (ex: Petrobras e Vale do Rio Doce)-Estatais Bens de Capital: máquinas e equipamentos Bens de Consumo: rápido lucro- todos os tipos de produções a serem consumidos pela sociedade.

Salvei meu país antes do seu New Deal kkk

(Ufes/Adaptado) "Foi a ascensão das classes sociais urbanas, com a deposição do governo Washington Luís, em 1930, que criou novas condições sociais e políticas para a conversão do Estado Oligárquico em Estado Burguês. Esse foi o contexto em que o Governo Getúlio Vargas, nos anos , passou a pôr em prática novas diretrizes políticas quanto às relações entre assalariados e empregadores". 1- Indique os principais grupos sociais que apoiaram o Golpe de 1930, caracterizando suas prerrogativas. 2- Interprete a seguinte passagem do trecho: “ Esse foi o contexto em que o governo Getúlio Vargas, nos anos , passou a pôr em prática novas diretrizes políticas quanto às relações entre assalariados e empregadores". (Puccamp/Adaptado) O terceiro dos veículos de massa era inteiramente novo: rádio. [...] O rádio transformava a vida dos pobres, e sobretudo das mulheres pobres presas ao lar, como nada fizera antes. Trazia o mundo à sua sala. Daí em diante, os mais solitários não precisavam mais ficar inteiramente a sós. E toda a gama do que podia ser dito, cantado, trocado ou de outro modo expresso em som estava agora ao alcance deles. [...] sua capacidade de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles sentindo-se abordado como indivíduo, transformava-o numa ferramenta inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e vendedores logo perceberam Defina, conceitualmente, o que seria o populismo apresentando suas principais características e consequências na Era Vargas. 4- Interprete o trecho acima fazendo uma relação com o chamado DIP.