Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

Maria e José.
Uma Virgem conceberá.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Vinde Espírito Santo Recordamos o "Dom" do Espírito Santo e o final do tempo pascal. A festa de Pentecostes já existia no Antigo Testamento. O Pentecostes.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual celebraremos a História da Salvação.
A Bíblia é sempre uma luz na nossa caminhada cristã. Hoje ela fala-nos do Seguimento de Jesus e suas EXIGÊNCIAS: Não é um caminho de facilidade, mas.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Música: “Se acaban las semanas de Daniel...” Tradicional catalão. Orfeão catalão. Dir. Jordi Casas Regina.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Dia de Finados está impregnado de um profundo sentimento religioso no qual se une o afecto familiar com a fé e esperança cristãs. Por isso, suscita.
A Liturgia de hoje convida-nos a celebrar a COMPAIXÃO do Bom Pastor, ao conduzir o seu rebanho... Na 1.ª Leitura, Jeremias condena os governantes do.
Acolher a Luz Vivência do Advento e Natal em Família
Subsídio conceitual para o Advento
O Tempo de Advento são as quatro semanas que precedem o Natal.
Uma Virgem conceberá.
Luz e Trevas.
O Tabor.
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos” 29º Domingo do tempo comum.
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Uma Voz no deserto.
Cordeiro de Deus.
A Missão.
Vimos a Estrela.
Uma Luz nas trevas.
O MEU DOMINGO O MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
O Chamamento.
QUERES QUE ARRANQUEMOS O JOIO?.
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
Advento    .
IMACULADA.
A solenidade da Anunciação
Iniciamos hoje novo Ano Litúrgico (Ano B).
A INFÂNCIA DE JESUS.
Vigília Pascal.
O Sim de Maria.
veio morar no meio de nós
IMACULADA.
Testemunhas.
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Vimos uma Estrela.
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – 2 Sam 7,1-5.8b-12.14a.16 SALMO– Salmo 88 (89) II LEITURA – Rom 16,25-27 EVANGELHO – Lc 1,26-38.
O Profeta.
PRIMEIRO TEMPO DO ANO LITÚRGICO
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
CONHECENDO O LIVRO DE ISAÍAS
O Verbo se fez carne.
O mês de setembro é dedicado à BÍBLIA,
O Senhor subiu ao céu.
7 Atitudes para imitar a Virgem Maria Hoje e Sempre
Caminho da Santidade TODOS OS SANTOS, "Creio na Comunhão dos Santos".
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
IMACULADA.
Como não ter medo em nossos dias
Maria da Assunção.
Música: “Dei Genitrix” séc. XIII
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Batismo de Jesus.
Amou-nos até o fim.
Aula para classe de crianças e
Vimos a Estrela.
Advento I - Vigiai.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
A vossa libertação está próxima.
IMACULADA.
Transcrição da apresentação:

Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização do Plano de Salvação: MARIA E JOSÉ.

Na 1.ª Leitura, ISAÍAS anuncia uma Virgem, que conceberá o "Deus connosco". Is 7,10-14) O Rei Acaz confia mais no poder do exército dos assírios, do que na protecção de Deus e sofre um estrondoso fracasso. Apesar da infidelidade de Acaz, Isaías confirma a fidelidade de Deus e revela um sinal de esperança:

"Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de EMANUEL, Deus-connosco". - O filho de Acaz, concebido de uma virgem, foi um bom rei, consolidou a dinastia de David e tornou-se sinal da presença de Deus no meio do povo. Mas criou-se a expectativa de um outro "Deus connosco". para cumprir a profecia Os cristãos viram na figura dessa "virgem" a imagem da mãe de Jesus; e no "Emanuel", Jesus, o verdadeiro "Deus-connosco".

Na 2.ª Leitura, Paulo lembra que Jesus é a boa-nova de Deus há tempos anunciada pelos profetas, nas Sagradas Escrituras, judeu de nascimento, da família de David. (Rom 1,1-7) No Evangelho, vemos a plena realização da promessa: Jesus é o "Deus-connosco" que vem apresentar aos homens uma proposta de Salvação.

Ele nascerá de MARIA, esposa de um homem bom, justo e honrado, chamado JOSÉ, descendente de David. (Mt 1,18-24) A narrativa da situação de Maria e José não deve ser vista como uma descrição de factos históricos, mas uma CATEQUESE sobre Jesus -

- Jesus vem de Deus : sua origem é divina. Maria encontra-se grávida por obra do Espírito Santo - Missão de Jesus: o nome "Jesus" significa "Javé salva". Ele mostra que vem de Deus com proposta de salvação. - O seu Nascimento de uma "Virgem" afirma que Jesus é o Messias anunciado pelos profetas, enviado por Deus para restaurar o reino de David. - José tem um papel importante: Pela sua obediência silenciosa, realizam-se os Planos de Deus.

- Maria convida-nos a admirar o que o Senhor operou nela e a acreditar na vitória da vida onde nós só enxergamos sinais de morte. * No Natal, Deus vem ao nosso encontro para oferecer Salvação. Esse encontro só será possível se tivermos o coração disponível para o acolher e para abraçar a sua proposta. O Evangelho mostra-nos DOIS MODELOS: José e Maria: duas pessoas que tiveram dúvidas sérias sobre o Plano de Deus, mas plenamente disponíveis na realização desse Plano.

- MARIA está sempre atenta aos apelos de Deus e responde com um "sim" generoso de total disponibilidade. Esse "sim" torna possível a presença salvadora de Deus no mundo. * Sou capaz de dizer "sim" todos os dias, de forma que, através de mim, Deus possa nascer no mundo e salvar os homens?

é um homem a quem Deus envolve nos seus planos misteriosos, mas que tudo aceita, numa obediência total a Deus. * Sou capaz de acolher os projectos às vezes misteriosos de Deus, com a mesma disponibilidade de José, em obediência total a Deus? JOSÉ

- Se, como Maria e José, acolhermos a mensagem de Deus, acreditando nela, superando o medo e a dúvida... - Se, como Maria e José, nos deixarmos engravidar pelo Espírito do Senhor, emprestando o nosso ser, o nosso corpo e a nossa mente, o nosso espírito e o nosso tempo, a nossa fragilidade e a nossa força, para que Deus actue em nós... toda a nossa vida será um NATAL PERENE, um contínuo DEUS-CONNOSCO... + Somos convidados a preparar o Natal deste ano, com MARIA e JOSÉ... Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima