O Moodle do Stoa: a Web moderna na USP Ewout ter Haar CEPA – FEP – Instituto de Física – USP
cc-by 2 Tecnologia Educacional e a Web 1. Trazer tecnologia de redes modernas para dentro da instituição e usar a Web para ° Disseminação e Compartilhamento de Conhecimento ° Construção de Conhecimento: ambientes de aprendizagem distribuídas 2. Aprender como reproduzir o sucesso da Web no contexto educacional
cc-by 3 Resumo 1. O que fizemos: uma rede social e um Moodle na USP 2. Um argumento acerca infraestrutura de TIC
cc-by 4 A Web Moderna: participativa
cc-by 5 A Web Moderna: participativa A web participativa: aplicações óbvias em educação
cc-by 6 Stoa (stoa.usp.br) objetivos Aprendizagem é processo social (além de cognitivo) Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual) Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de salas de aula Compartilhar produção acadêmica na Web, gestão de identidade na Web, plataforma (baixa barreira de entrada)
cc-by 7 Stoa: perfil Dar URLs a pessoas.
cc-by 8 Stoa: espaço de arquivos O jeito mais simples de colocar recursos na Web. Uma vez que um recurso tem um URL, toda força da Web entre em jogo.
cc-by 9 Stoa: blog Notem que cada usuário pode personalizar o seu espaço
cc-by 10 Stoa: comunidades Formação de grupos em volta de um interesse em comum
cc-by 11 Stoa: Wiki
cc-by 12 Atividade Após 2 anos temos 9000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. Da ordem de 1000 usuários “ativos” fizeram 8000 posts, 9500 comentários, 5500 arquivos Acessos: visitas / dia décimo sub-domínio mais acessado da USP, 1/3 dos acessos do portal institucional
cc-by mil visitas / dia, quase 3 milhões total
cc-by 14 um terço do tráfego do portal principal da USP * 18.4% webmail.usp.br * 8.5% sistemas2.usp.br * 6.8% usp.br * 6.2% sistemas.usp.br * 4.8% fmrp.usp.br * 3.9% dedalus.usp.br * 3.4% if.usp.br * 3.2% ciagri.usp.br * 2.7% sc.usp.br * 2.7% stoa.usp.br * 2.2% fea.usp.br * 2.1% ime.usp.br * 1.6% cirp.usp.br * 1.6% eel.usp.br * 1.6% esalq.usp.br * 1.5% eesc.usp.br * 1.5% fflch.usp.br * 1.5% teses.usp.br * 1.4% icb.usp.br * 1.3% poli.usp.br * 1.3% fcf.usp.br * 1.1% hcnet.usp.br * 1.1% iq.usp.br * 1.1% cena.usp.br * 1.0% redealuno.usp.br * 0.8% fcfrp.usp.br * 0.8% ffclrp.usp.br * 0.7% eerp.usp.br * 0.6% eca.usp.br * 0.6% icmc.usp.br * 0.6% fo.usp.br * 0.6% pediatriasaopaulo.usp.br * 0.5% sistemas1.usp.br * 0.5% fm.usp.br * 0.5% iqsc.usp.br
cc-by 15 Exemplo de uso: Post da Dra. Anete sobre nódulos na tireóide
cc-by 16 Dificuldade 1: desigualdades na participação Dificulade 2: baixa participação por parte dos docentes
cc-by 17 Moodle: plataforma para cursos moodle.stoa.usp.br: ambiente para e por docentes, análogo a uma sala de aula, integrado com Júpiter / Fênix, os sistemas “corporativos” Criamos: 1. plugin auth com Stoa (todos) 2. plugin criação de disciplinas da USP (docentes) 3. plugin inscrição automatico se matriculado na USP (alunos) Novamente, baixa barreira de participação
cc-by 18 Atividade no Moodle do Stoa março-novembro cursos 5500 usuários 3100 recursos 5000 forum posts Valor da baixa barreira de participação
cc-by 19 Lições? O Futuro de TIC na Educação? ° LMS, gerenciador de disciplinas, conceito central = curso/professor (Moodle, Sakai, Blackboard) ° Rede Social, conceito central = perfil/indivíduo (Elgg, Buddypress) ° Recursos Educacionais Abertas (era: objetos de aprendizagem), conceito central = pedaço de conteúdo, recombinável (Connexions, Wikiversity, Portal do Professor)
cc-by 20 Um argumento Precisamos de ideias novas, inovação, experimentação. Se inspirar nas redes / plataformas abertas: Internet e Web Ninguém é dono, todos podem participar Deixar inovação e competição acontecer, baixa barreira de participação → ideias boas surgirão. (Internet → , skype, a Web, etc. ) (Web → Google, blogs, redes sociais, etc.) Neutralidade da rede
cc-by 21 Um argumento Precisamos de ideias novas, inovação, experimentação. A Instituição deve criar a sua infra de TIC assim que vira uma plataforma, aberta (não controlar demasiadamente, permitir usos não previstos) Fornecer acesso a dados (de identidade/auth, matriculas, proteger somente o que for necessário)
cc-by 22 Um argumento Precisamos de ideias novas, inovação, experimentação. Infra de TI deve possibilitar uma federação de Moodles, cada um especializado para um determinada comunidade.
cc-by 23 Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP
cc-by 24 Atribuição Gimme that Camara: Trampolina: Brincando: Don Quixote: Telefone: Televisão: Cinema: Book Stack: Internet cachorro: Peter Steiner e