O Moodle do Stoa: a Web moderna na USP Ewout ter Haar CEPA – FEP – Instituto de Física – USP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
Advertisements

Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP
Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP
CEPA – IFUSP Coordenador: Prof. Dr. Gil da Costa Marques Prof. Dr. Marcelo Tassara Prof. Dr. Ewout ter Haar Dr. Marcelo Alves Dr. Ivan Pagnossin Maurício.
Área Exclusiva e Black Board
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Elaborado por: Abigail Vital NTE Volta Redonda APRESENTAÇÃO DE SLIDES.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
1 EducatuX – O projeto. O projeto EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer.
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A grupamento de E scolas de S ão G onçalo.
O céu de estrelas foi a primeira tela a seduzir os olhos do homem e para ele que a humanidade lançava suas perguntas e projetava seu instinto de criar.
Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes.
Aprendizagem em grupo funciona (fato, não disputado) → Investigar.
tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso.
Resumo Objetivo e justificativa original plataforma de publicação aberta, inspirada na Web mercado de ideias e revisão por pares filtros e moderação a.
Mídia Social Parte 1: Digitalização e Abundância de Informação.
Resumo dos resultados de uma meta-análise de 99 estudos, feito.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
Bibliotecas da Universidade Aberta
Perfis do Moodle São entidades associadas a funcões e suas permissões dentro do site e seu sistema. Para definí-los melhor abordarei sobre suas permissões.
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Paulo Vinícius Rampinelli
Metodologia Científica
Escrita de Artigos Científicos
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
O futuro será híbrido: COMO AS IES ESTÃO SE PREPARANDO PARA ISSO
Letícia Mahlmeister João Mattar
Empresa 2.0 com Softwares Livres Gerência Executiva da Fábrica de Soluções Luiz Fuzaro Diretoria DISIS Sérgio Rosa.
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Stoa suas idéias em rede
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
MBA em Marketing e Comunicação
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
inovação e design na educação
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Barramento educacional em saúde
Informática e Sociedade
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
TUTORIAL – PORTAL DO ALUNO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Transcrição da apresentação:

O Moodle do Stoa: a Web moderna na USP Ewout ter Haar CEPA – FEP – Instituto de Física – USP

cc-by 2 Tecnologia Educacional e a Web 1. Trazer tecnologia de redes modernas para dentro da instituição e usar a Web para ° Disseminação e Compartilhamento de Conhecimento ° Construção de Conhecimento: ambientes de aprendizagem distribuídas 2. Aprender como reproduzir o sucesso da Web no contexto educacional

cc-by 3 Resumo 1. O que fizemos: uma rede social e um Moodle na USP 2. Um argumento acerca infraestrutura de TIC

cc-by 4 A Web Moderna: participativa

cc-by 5 A Web Moderna: participativa A web participativa: aplicações óbvias em educação

cc-by 6 Stoa (stoa.usp.br) objetivos Aprendizagem é processo social (além de cognitivo) Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual) Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de salas de aula Compartilhar produção acadêmica na Web, gestão de identidade na Web, plataforma (baixa barreira de entrada)

cc-by 7 Stoa: perfil Dar URLs a pessoas.

cc-by 8 Stoa: espaço de arquivos O jeito mais simples de colocar recursos na Web. Uma vez que um recurso tem um URL, toda força da Web entre em jogo.

cc-by 9 Stoa: blog Notem que cada usuário pode personalizar o seu espaço

cc-by 10 Stoa: comunidades Formação de grupos em volta de um interesse em comum

cc-by 11 Stoa: Wiki

cc-by 12 Atividade Após 2 anos temos 9000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. Da ordem de 1000 usuários “ativos” fizeram 8000 posts, 9500 comentários, 5500 arquivos Acessos: visitas / dia décimo sub-domínio mais acessado da USP, 1/3 dos acessos do portal institucional

cc-by mil visitas / dia, quase 3 milhões total

cc-by 14 um terço do tráfego do portal principal da USP * 18.4% webmail.usp.br * 8.5% sistemas2.usp.br * 6.8% usp.br * 6.2% sistemas.usp.br * 4.8% fmrp.usp.br * 3.9% dedalus.usp.br * 3.4% if.usp.br * 3.2% ciagri.usp.br * 2.7% sc.usp.br * 2.7% stoa.usp.br * 2.2% fea.usp.br * 2.1% ime.usp.br * 1.6% cirp.usp.br * 1.6% eel.usp.br * 1.6% esalq.usp.br * 1.5% eesc.usp.br * 1.5% fflch.usp.br * 1.5% teses.usp.br * 1.4% icb.usp.br * 1.3% poli.usp.br * 1.3% fcf.usp.br * 1.1% hcnet.usp.br * 1.1% iq.usp.br * 1.1% cena.usp.br * 1.0% redealuno.usp.br * 0.8% fcfrp.usp.br * 0.8% ffclrp.usp.br * 0.7% eerp.usp.br * 0.6% eca.usp.br * 0.6% icmc.usp.br * 0.6% fo.usp.br * 0.6% pediatriasaopaulo.usp.br * 0.5% sistemas1.usp.br * 0.5% fm.usp.br * 0.5% iqsc.usp.br

cc-by 15 Exemplo de uso: Post da Dra. Anete sobre nódulos na tireóide

cc-by 16 Dificuldade 1: desigualdades na participação Dificulade 2: baixa participação por parte dos docentes

cc-by 17 Moodle: plataforma para cursos moodle.stoa.usp.br: ambiente para e por docentes, análogo a uma sala de aula, integrado com Júpiter / Fênix, os sistemas “corporativos” Criamos: 1. plugin auth com Stoa (todos) 2. plugin criação de disciplinas da USP (docentes) 3. plugin inscrição automatico se matriculado na USP (alunos) Novamente, baixa barreira de participação

cc-by 18 Atividade no Moodle do Stoa março-novembro cursos 5500 usuários 3100 recursos 5000 forum posts Valor da baixa barreira de participação

cc-by 19 Lições? O Futuro de TIC na Educação? ° LMS, gerenciador de disciplinas, conceito central = curso/professor (Moodle, Sakai, Blackboard) ° Rede Social, conceito central = perfil/indivíduo (Elgg, Buddypress) ° Recursos Educacionais Abertas (era: objetos de aprendizagem), conceito central = pedaço de conteúdo, recombinável (Connexions, Wikiversity, Portal do Professor)

cc-by 20 Um argumento Precisamos de ideias novas, inovação, experimentação. Se inspirar nas redes / plataformas abertas: Internet e Web Ninguém é dono, todos podem participar Deixar inovação e competição acontecer, baixa barreira de participação → ideias boas surgirão. (Internet → , skype, a Web, etc. ) (Web → Google, blogs, redes sociais, etc.) Neutralidade da rede

cc-by 21 Um argumento Precisamos de ideias novas, inovação, experimentação. A Instituição deve criar a sua infra de TIC assim que vira uma plataforma, aberta (não controlar demasiadamente, permitir usos não previstos) Fornecer acesso a dados (de identidade/auth, matriculas, proteger somente o que for necessário)

cc-by 22 Um argumento Precisamos de ideias novas, inovação, experimentação. Infra de TI deve possibilitar uma federação de Moodles, cada um especializado para um determinada comunidade.

cc-by 23 Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP

cc-by 24 Atribuição Gimme that Camara: Trampolina: Brincando: Don Quixote: Telefone: Televisão: Cinema: Book Stack: Internet cachorro: Peter Steiner e