Estruturas Organizacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização, Sistemas e Métodos 3º período – CESF Julio Morais
Advertisements

A Qualidade na Estrutura Organizacional
Administração e Organização Industrial
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Estruturas hospitalares e a cultura da qualidade:
Gestão em Saúde – Introdução à Gestão
Diretor Regional: Gustavo Oliveira
Processo Administrativo
Estrutura Organizacional
Princípios de Organização
Prof. José Paulo Hernandes
Gestão de processo Dutra 2017.
Objetivos e Metas de Marketing
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Planejamento.
Aprendizagem do Século XXI
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof
BENCHMARKING.
Profa. Mestre Marta Ajej
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Professor Douglas Pereira da Silva
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
A Importância das TIC na Restauração
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Curso Técnico em Agroecologia
Organização Empresarial
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
ORGANOGRAMA.
Organização Sistemas e Métodos
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
NILSON TORRES SOARES JR.
Execução e Controle
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Gestão da Logística de Distribuição
Professora Patricia Matsuda
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Funções de administração
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Estrutura Organizacional e os serviços de enfermagem
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Conceitos, Tipos, Organograma, Departamentalização.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Análise de Demandas Regionais
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Elaboração do Plano de dados Abertos (PDA)
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Transcrição da apresentação:

Estruturas Organizacionais Prof. Me. Leandro Somma Estruturas Organizacionais Entendendo e construindo conceitos

Objetivo Ressaltar a importância da estrutura organizacional no contexto de operação das empresas.

Para pensar... “Cada homem deve aprender como abrir mão da sua maneira particular de fazer as coisas, adaptar os seus métodos a muitos padrões novos e crescer acostumado a receber e obedecer a ordens, respectivos detalhes, grandes e pequenos, que no passado eram deixados ao seu próprio julgamento”. Taylor

Conceitos Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Estrutura Formal, objeto de grande parte de estudo das organizações empresarias, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Estrutura Informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.

A qualidade na estrutura... Acredita-se uma empresa terá uma estrutura organizacional de qualidade, se os seus processos estiverem mapeados com objetividade, visando atender aos requisitos de seus clientes, independente do modelo organizacional que estiver adotando. Presidente CLIENTE Comercial Serviços Adm./Fin. Vendas Fat. Revisão Mecânica Financeiro Adm. Vista Prazo Contas Caixa

Fatores a Considerar na Concepção Estrutural Uma sólida sinergia interdepartamental Uma abertura ampla e incondicional, junto ao macro sistema de informações Clientes Sociedade Acionistas Empresa Fornecedores Concorrentes Bancos Sindicatos Governo

Fatores a Considerar na Concepção Estrutural Privilegiar (em relação aos recursos e investimentos) as áreas que mantém contato direto com os clientes; Eliminar as atividades que não agregam valor para a empresa, terceirizando-as; Utilizar o benchmarketing para a concepção de um modelo de estrutura mais voltado para resultados do que para as funções; Aplicar o “downsizing” enxugando-a, tornando-a mais simples, ágil e interativa, e ainda, diminuindo os níveis de comunicação, facilitando a delegação de autoridade, ampliando os graus de responsabilidade, processando a melhoria contínua e, finalmente, garantindo a qualidade.

FATOR AMBIENTE EXTERNO Sistema de Autoridade Amplitude de controle Níveis hierárquicos Delegação Centraliz/descentralização Níveis de Influência Sistema de Decisões Dado Informação Decisão Ação Sistema de Comunicação O que comunicar Como comunicar Quando comunicar De quem/para quem Estratégico, tático e operacional Empresa, UEN, Corporação FATOR HUMANO FATOR AMBIENTE EXTERNO FATOR OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS Sistema de Responsabilidade Departamentalização Linha e Assessoria Descrição das atividades Níveis de Abrangência FATOR TECNOLÓGICO

Fatores a Considerar na Concepção Estrutural Colocar o cliente no topo da pirâmide organizacional “comandando” a empresa; Fazer da hierarquia apenas um referencial de coordenação e não uma “ditadura”; Fomentar a sinergia em todos os setores de modo que eles se esforcem e caminhem para um só objetivo - a satisfação dos clientes; Transformar os fornecedores em aliados, parceiros, respeitando suas obrigações para com eles; Ser competitivo e enfrentar com profissionalismo e honestidade os seus concorrentes; Valorizar os recursos humanos, motivando-os e desenvolvendo o espírito de equipe.

Metodologia para Avaliação de Estruturas Organizacionais - MAEO 1 Definição da Missão e do Negócio da empresa 6 Aprovação e implantação 2 Levantamento de dados e informações 5 Seleção da alternativa mais viável Professor: Verificar com os alunos as INFORMAÇÕES e os RESULTADOS de cada fase (ver livro pág. 102) 3 Análise Funcional / Estrutural 4 Apresentação de alternativas

Definição de Missão e Negócio Antes de iniciar qualquer trabalho de organização ou de reorganização de uma empresa, é indispensável que se defina em primeiro plano a sua missão e o seu negócio. Missão É a expressão que define e justifica a razão de ser de uma organização. Ex.: “Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa.” Negócio É a síntese de uma proposta que uma empresa deseja oferecer aos seus clientes. Ex.: Ensino, pesquisa e extensão.

Trabalho de Organização Informações Básicas e Subsidiárias Objetivos econômicos, financeiros, sociais e políticos de empreendimento; Mercado consumidor, local e global, e potencial dos concorrentes; Capacidade de investimentos e recursos disponíveis; Disponibilidade local de mão-de-obra qualificada e possibilidade de treinamento; Subsídios do governo municipal e estadual, incentivos fiscais e protecionismo do governo federal para os produtos a serem fabricados; Facilidades aduaneiras e meios de transporte para o escoamento da produção; Infra-estrutura física da cidade para construção da empresa e saneamento básico para os seus funcionários; Localização geográfica em relação a seus fornecedores / consumidores; Poder de mobilidade da classe sindical.

Trabalho de Reorganização Informações Básicas e Subsidiárias Para um trabalho de reorganização, além das informações citadas no trabalho de organização, considerar os seguintes aspectos: Nível Externo Nível de aceitação dos produtos e serviços da empresa pelo mercado consumidor e o grau de satisfação gerado em seus clientes; Potencialidade de seus fornecedores; Capacidade tecnológica da empresa em relação aos seus concorrentes; Posição em relação à competitividade no mercado local e regional; Posicionamento da imagem institucional da empresa.

Trabalho de Reorganização Informações Básicas e Subsidiárias Nível Interno Perfil profissional dos seus recursos humanos; Capacidade de liderança de seu corpo gerencial; Eficiência do sistema de informações; Qualidade dos programas de desenvolvimento de pessoal; Política salarial em relação ao mercado de trabalho; Nível de produtividade atual versus pretendido; Grau de motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho; Ampliação da quantidade de parceiros e possibilidade de encampação de outras empresas; Possibilidade de crescimento físico.

Organograma Organograma é um gráfico que representa a organização formal, configurada na estrutura que foi delineada pelo Regulamento da Instituição, apresentando-se no mesmo os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, itinerário de comunicações, vinculação e subordinação. Importante salientar que o “novo” organograma deixa de ser um elemento totalmente estático, rígido e segmentado para se transformar num ponto de referência da estrutura hierárquica da empresa num dado momento organizacional. Nesta nova postura, o organograma deve possuir um caráter dinâmico, ser altamente flexível e funcional, possibilitando uma integração sistêmica e sinérgica entre todos os setores da empresa.

Tipos de Organograma Em Barras São representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da Autoridade que o representa.

Tipos de Organograma Em Setores (Setorial ou Setograma) São elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde se localiza a autoridade maior da empresa.

Tipos de Organograma Radial (Solar ou Circular) O seu objetivo é mostrar o macro sistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.

Tipos de Organograma Organograma Linear de Responsabilidade – OLR Possui um diferencial em relação aos demais organogramas pois sua preocupação não é representar o posicionamento hierárquico, mas sim, o inter-relacionamento entre as diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.

DEPARTAMENTO DE PESSOAL Tipos de Organograma Informativo Apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa. DEPARTAMENTO DE PESSOAL Adm.: João da Silva Código: 6754 Referência:400 -30 Lotação: 21 Síntese da Atribuições: Processar o controle de férias Elaborar a Folha de Pagamento Recrutar e selecionar pessoal

Tipos de Organograma Clássico (Vertical ou Retangular) É o tipo de organograma mais completo e usual, o qual permite melhor entendimento da representação orgânica de uma empresa. Demonstra os órgãos de decisão, de assessoria, operacionais e o posicionamento hierárquico. Decisão Superior Assessoria Decisão Intermediária Decisão Intermediária Operacionais Operacionais

Técnicas para construção de Organogramas Representação dos órgãos 1. Assessores – ligados à linha 2. Assistentes – ligados ao órgão 2 Diretoria Diretoria Assessoria (da pessoa) 1 Assessoria (do órgão)

Técnicas para construção de Organogramas Linhas Tracejadas Para os órgãos que não existem formalmente ou se deseja destacá-los, objetivando um estudo isolado. Manutenção Ônibus Tratores Caminhões Automóveis

Técnicas para construção de Organogramas ● Para melhorar a estética usar a forma intercalada na elaboração do organograma clássico ● Os níveis superiores devem ser discretamente, maiores que seus subordinados Diretoria Departamento Divisão Serviço Seção Setor

Técnicas para construção de Organogramas Representação das Linhas Órgãos de decisão – representada por linhas verticais Órgãos de assessoria – representada por linhas horizontais

Técnicas para construção de Organogramas Nível dos Órgãos 1º nível – órgãos deliberativos 2º nível – órgãos executivos 3º nível – órgãos técnicos 4º nível – órgãos operacionais Deliberativos Executivos Técnicos Técnicos Operacionais Operacionais Operacionais

Técnicas para construção de Organogramas Nomenclatura dos Órgãos Os órgãos que estiverem no mesmo nível hierárquico devem possuir a mesma nomenclatura. Professor: Solicitar aos alunos que elaborem o Guia de Estudo 3 (pág. 253 do livro)

Importância Porque a definição racional da estrutura organizacional colabora para a perenidade da empresa?