O aprendiz de investigador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como estruturar um trabalho de pesquisa
Advertisements

O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
Profa. Ms. Hiale Souza Profa. Ms. Gahelyka Pantano
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
Orientação Importante:
TÍTULO EM MAIÚSCULO LOGO SEGUNDA INSTITUIÇÃO Se houver!
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
Jornadas Científicas Estudantis
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
TITULO DO TRABALHO Nome do Aluno/
O aprendiz de investigador
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
O aprendiz de investigador
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID
O aprendiz de investigador
Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Desenvolvimento ou corpo do artigo
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
III COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Sobrenome, Autor1.; Sobrenome, Autor 2, ...
MANTER ESTE CABEÇALHO, BEM COMO SUA FORMATAÇÃO;
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
ABORDAGEM METODOLÓGICA RESULTADOS E DISCUSSÃO
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Título do trabalho IMAGEM IMAGEM Introdução Resultados
Fulano da Silva (Orientador)
Agrupamento de Escolas de Águeda Biblioteca Escolar
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
XVII Jornada Científica de Jornalismo
Espaço reservado para a logo da Instituição
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TÍTULO DO TRABALHO (Utilizar fonte tipo Times New Roman tamanho 44, letras maiúsculas, alinhamento centralizado) Nome Completo do Autor, Instituição de.
VIII CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
TÍTULO, CAIXA ALTA, ARIAL 28
Writer Editor de texto do BrOffice.org
DIGITE AQUI SEU TÍTULO Número do Trabalho 1- INTRODUÇÃO
DIGITE AQUI SEU TÍTULO Número do Trabalho 1- INTRODUÇÃO
TÍTULO EM CAIXA ALTA, LETRA ARIAL, TAMANHO 58, CENTRALIZADO E EM NEGRITO Realização: Apoio: Primeiro autor e apresentador1; segundo autor2; x autor3 1Estudante.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 54 CENTRALIZADO
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Tópicos Especiais em TI 2
TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS (TAHOMA - 72)
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS E COMO FORMATÁ-LO NO GOOGLE DOCS
29º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Desenvolvimento ou corpo do pôster
II Simpósio de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Desenvolvimento Desenvolvimento
Dicas sobre Referencial Teórico
INSTRUÇÕES GERAIS O tamanho padrão do banner é o “A0” (84 x119 cm), com acabamento na parte superior e inferior e cordinha para fixação. A impressão é.
XV Jornada Científica de Jornalismo
“Uso do Word para Formatação de Trabalhos Científicos no Padrão ABNT”
Transcrição da apresentação:

O aprendiz de investigador Apresentar os resultados de uma investigação Trabalho em texto ensino básico | 1.º ciclo Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca

sumário Trabalho em texto A estrutura de um trabalho em texto Capa Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca sumário Trabalho em texto A estrutura de um trabalho em texto Capa Sumário A mancha de texto Figuras Lista de verificação

Trabalho em texto Trabalho cujo conteúdo é predominantemente apresentado em texto, independentemente do formato (e-book, impresso ou manuscrito) do suporte (digital ou em papel).

Trabalho em texto A estrutura deve apresentar: Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências bibliográficas Glossário e anexos (opcional)

A estrutura de um trabalho em texto Introdução Apresentar o tema do trabalho e o modo como foi feito. Deves explicar: a importância e o interesse do tema os objetivos a alcançar a forma como está estruturado/ organizado as conclusões principais da pesquisa

A estrutura de um trabalho em texto Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A estrutura de um trabalho em texto Desenvolvimento É a parte central do trabalho e estará dividida em capítulos e subcapítulos. A palavra “Desenvolvimento” não aparece como título. Deves redigir com cuidado, tendo como base os conhecimentos e as informações que recolheste. Podes ilustrar com imagens ou com quadros/ esquemas/ gráficos.

A estrutura de um trabalho em texto Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A estrutura de um trabalho em texto Conclusão É a síntese final do trabalho e pode ser a resposta ao problema ou pergunta levantados no início. Também podes exprimir as opiniões sobre o tema e sobre o modo como foi realizado o trabalho.

A estrutura de um trabalho em texto Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A estrutura de um trabalho em texto Referências bibliográficas É a lista de documentos que consultaste para o trabalho. Aparece a seguir à conclusão. Segue a norma APA indicada para respeitar os direitos de autor

A estrutura de um trabalho em texto Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A estrutura de um trabalho em texto Glossário (opcional) É uma lista com as definições de termos e/ou palavras, cujo significado é importante para se perceber o trabalho. de A a Z

A estrutura de um trabalho em texto Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A estrutura de um trabalho em texto Anexos (opcional) Secção onde podes inserir qualquer documento e/ou texto que constitua um complemento do trabalho.

Capa Tamanho até 20 para título e 18 para complemento. Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Capa Tamanho até 20 para título e 18 para complemento. Outros elementos escritos entre 12 e 14 Imagem sugestiva

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Sumário Identificar o início de cada parte do trabalho com o número da página respetivo Colocado a seguir à capa e antes do início do texto  No Word é possível fazer sumários de modo automático

A mancha de texto mais larga para permitir a encadernação Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A mancha de texto mais larga para permitir a encadernação margens entre 2 e 3 cm Num mundo marcado pela proliferação da informação e por rápidas transformações tecnológicas, torna-se cada vez mais importante que consigas transformar a informação em conhecimento e mobilizá- lo de forma útil e flexível. Reconhecendo o papel crucial que o sistema educativo deve desempenhar na preparação dos alunos para esta realidade, as equipas das bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede iniciaram a produção de um conjunto de Guias de apoio ao trabalho autónomo dos alunos ao nível das competências nas literacias da informação e digital. Estes Guias estão organizados por temáticas e anos de escolaridade e têm por base a análise do referencial de formação Aprender com Biblioteca Escolar da RBE para os domínios das literacias da informação e digital e das metas curriculares e de aprendizagem. Com estas publicações, pretendemos disponibilizar-te ferramentas que te apoiem na elaboração dos mais variados trabalhos escolares e que te permitam, adquirir conhecimentos, de modo consistente e gradualmente mais amplo, bem como desenvolver hábitos de trabalho que serão fundamen- Letra: Arial Times New Roman usar o mesmo tipo de letra em todo o trabalho espaçamento entre linhas de “1,5 linhas”

A mancha de texto Títulos Corpo do trabalho Tamanho 12 Tamanho até 14 Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A mancha de texto Títulos Corpo do trabalho Tamanho 12 1. A apresentação de um trabalho em texto Por trabalho em texto entende-se um trabalho cujo conteúdo é predominantemente apresentado em texto, independentemente do formato (e-book, html, impresso ou manuscrito) e do suporte (digital ou em papel). 1.1. A estrutura de um trabalho em texto Introdução Tem por objetivo apresentar ao leitor o tema do trabalho e o modo como este foi feito. Na introdução deve explicar-se: a importância e o interesse do tema e as razões que levaram à exploração do mesmo os objetivos a alcançar e as principais questões de investigação que orientam a pesquisa   Tamanho até 14 Podem ser realçados a negrito ou sublinhado Legendas Fig.1 Pesquisa com o Google Tamanho entre 8 e 10

Figuras Identificadas como Fig., numeradas (1, 2, 3) e legendadas Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Figuras Identificadas como Fig., numeradas (1, 2, 3) e legendadas

Tenho tudo sob controlo: lista de verificação Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Lista de verificação Tenho tudo sob controlo: lista de verificação Sim Melhorar Corrigir O meu trabalho tem capa e esta obedece às normas definidas na escola.   O sumário corresponde às indicações dadas. Introdução, desenvolvimento e conclusão seguem as indicações dadas. O texto é cuidado, foi revisto (não tem erros ortográficos) Tabelas e figuras estão numeradas e legendadas. O tipo e o tamanho de letra, a entrelinha, o uso das figuras e da formatação obedecem às normas estabelecidas na escola. A lista de referências bibliográficas obedece às normas APA. Respeitei os direitos de autor de todos os recursos que utilizei.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Lista de referências American Psychological Association. (2010). Publication manual of the Americam Psychological Association (6.ª ed.). Washington, DC: APA. Arco, A. R., Costa, A. S., Pinto, B. C., Martins, M., & Arriaga, M. T. (2010). Normas para a elaboração e apresentação de trabalhos. Portalegre: Instituto Português de Portalegre. Disponível em http://www.essp.pt/PDF/NormasRegulamentos/NormasElaboracaoTrabalhosEscritos.pdf   Outros recursos no Aprendiz de Investigador Tutoriais em PowerPoint Tutoriais em vídeo Tutoriais com exercícios de auto verificação e autocorreção Grelhas de apoio ao trabalho do aluno  aprendizinvestigador.pt Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Ficha técnica Título: O aprendiz de investigador. Apresentar os resultados de uma investigação. Trabalho em texto. Ensino básico 1.º CEB. Autores: Graça Silva e Isabel Bernardo | Projeto Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Fotos: Graça Silva | José Plácido Edição: Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cantanhede, 2016 O aprendiz de investigador. Apresentar os resultados de uma investigação. Trabalho em texto. Ensino básico 1.º CEB. by Graça Silva e Isabel Bernardo, Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional License. Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca