Como Zaqueu quero subir para ver Jesus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geralmente somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de.
Advertisements

Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Geralmente somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1.ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de.
"Encontro de Jesus com Zaqueu" "Encontro de Jesus com Zaqueu" Evangelho de Lucas Capítulo 19 Versículo s de 01 a 10.
A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje nos fala da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.
A Bíblia é sempre uma luz na nossa caminhada cristã. Hoje ela fala-nos do Seguimento de Jesus e suas EXIGÊNCIAS: Não é um caminho de facilidade, mas.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
31º Domingo do Tempo Comum. Do Livro da Sabedoria 11, ,2 22 Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota.
«Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa».
Dia de Silêncio, Saudades, Esperança e Preces. Levamos flores aos túmulos. Elevamos ao céu muitas preces. Visitamos o cemitério. Certamente em todos.
Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna. Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la. As leituras respondem: no amor a Deus e aos outros.
"Olhai os lírios do campo"
QUEM ERA ZAQUEU? O nome Zaqueu quer dizer “puro”, mas assim como outros, o nome da pessoa nem sempre revela seu caráter.
O Tabor.
Jesus Peregrino.
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos” 29º Domingo do tempo comum.
Trigo e Joio.
Quem é essa Mulher? Assunção.
O Tesouro.
Na Vinha.
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Uma Voz no deserto.
A Missão.
Fica conosco.
Cordeiro de Deus.
QUEM DENTRE VÓS NÃO TIVER PECADO, SEJA O PRIMEIRO A ATIRAR-LHE UMA PEDRA. 5º DOMINGO DA QUARESMA.
Os reinos estão, hoje, muito desacreditados.
O MEU DOMINGO O MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
QUERES QUE ARRANQUEMOS O JOIO?.
Fariseu ou Publicano ?.
A Comunidade.
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Cristo Rei do universo.
IMACULADA.
Lucas 19:1-10 I - Zaqueu, rico porém rejeitado a- Lucas é o evangelho dos excluídos.
"Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
O Cristão e a Lei.
Jesus Peregrino.
Iniciamos hoje novo Ano Litúrgico (Ano B).
Vigília Pascal.
Cristo, Rei do Universo.
O Sim de Maria.
Uma Voz: "Preparai o Caminho".
Testemunhas.
O Profeta.
O Profeta.
O Sofrimento.
"Se o grão de trigo não morrer..."
O Verbo se fez carne.
O mês de setembro é dedicado à BÍBLIA,
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Trindade.
Com freqüência, as pessoas se deixam levar
Rejeitado pelos seus.
Caminho da Santidade TODOS OS SANTOS, "Creio na Comunhão dos Santos".
Maria da Assunção.
O Profeta.
De braços abertos.
UM ENCONTRO Lucas Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Tira as sandálias.
Batismo de Jesus.
Fariseu ou Publicano?.
A Reconciliação.
Amou-nos até o fim.
Vimos a Estrela.
A Reconciliação.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
IMACULADA.
Transcrição da apresentação:

Como Zaqueu quero subir para ver Jesus

Com freqüência, somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de Deus são diferentes dos nossos". (Sb 11,22-12,2) O autor sagrado manifesta o seu espanto porque o castigo de Deus sobre os egípcios tinha sido moderado e benevolente. E encontra três razões para justificar essa benevolência de Deus: Como Zaqueu

1. Ele é paciente porque é grande e poderoso... Não se sente incomodado pelos atos dos que são pequenos e finitos. Daí resulta a tolerância e a misericórdia... 2. Ele não quer a morte do pecador, mas sua conversão. Por isso: "Deus fecha os olhos" diante do pecado do homem, a fim de o convidar ao arrependimento.

3. Deus ama todas as criaturas: Porque tudo é obra de suas mãos... Ele não está interessado em castigar os homens. Os próprios males não são "castigos de Deus". Servem até como remédio para que o homem ponha os pés no chão, reconheça seus pecados e enverede pelos caminhos da vida. * Essa imagem do amor e da misericórdia de Deus deve nos impregnar e transparecer em gestos para com os nossos irmãos.

Na 2ª Leitura, vemos o Olhar de Paulo. (2Tm 1,11-22) O Apóstolo lembra que Deus é o protagonista na salvação do homem. Deus está sempre no princípio, no meio e no fim... É ele quem anima e dá forças ao longo da caminhada; é ele quem nos espera no final do caminho, para nos dar a vida plena. * A salvação não é uma conquista nossa, mas um dom de Deus

No Evangelho vemos o Olhar de Jesus, no encontro com Zaqueu. (Lc 19,1-10) + ZAQUEU é chefe dos Publicanos, de ladrões... homem de "baixa estatura", pequeno, insignificante aos olhos dos homens, desprezado e rejeitado da comunidade... - Este homem procurava "ver Jesus".

O "Ver" indica aqui mais do que curiosidade, indica uma procura intensa de algo novo, uma ânsia de descobrir o "Reino", um desejo de fazer parte dessa comunidade de Salvação que Jesus anunciava. - No entanto, o Mestre devia lhe parecer distante e inacessível, rodeado desses "puros" e "santos", que desprezavam os marginais como ele. - O "subir num sicômoro" indica um desejo muito forte de encontro com Jesus, disposto a enfrentar até o ridículo ou as vaias da multidão.

+ JESUS vai ao Encontro dele. Deixa o grupo dos "fiéis" e preocupa-se com o "pecador". Ergue os olhos e vê o "pequeno"... Chama-o pelo nome: Zaqueu ("puro"). Ele se auto convida: "Desce depressa... porque hoje preciso ficar em tua casa".

+ A atitude de Jesus provoca uma REAÇÃO: - A Multidão murmura escandalizada: "Foi hospedar-se na casa de um pecador". - Zaqueu acolhe com alegria o hóspede... Prepara uma ceia. E, comovido, faz um pequeno discurso, em que manifesta a sua transformação. Está disposto a repartir seus bens com os pobres e restituir quatro vezes mais... Zaqueu só se aquietou quando conseguiu VER JESUS e acolhê-lo em sua casa e em seu coração.

+ CRISTO conclui: "Hoje entrou a salvação nesta casa..." PASSOS: - Zaqueu deseja ver Jesus... e vai à procura; supera os obstáculos... - Jesus percebe o interesse e vai ao encontro: Convida-se... - Acolhido... Zaqueu abre as portas de seu coração... desce de pressa, acolhe Jesus e também os pobres: a Salvação. * Zaqueu só resolveu ser generoso após o encontro com Cristo e após ter feito a experiência do AMOR e da MISERICÓRDIA de DEUS.

O amor de Deus não se derramou sobre Zaqueu depois de ele ter mudado. O que provocou a conversão de Zaqueu foi o amor de Deus, quando ainda era pecador. Converteu-se, quando se sentiu amado... Prova-se assim que o amor pode transformar o mundo e o coração dos homens. Hoje Cristo continua batendo à porta de nossa casa. Ele deseja cear conosco para nos libertar de tudo o que nos aprisiona e impede o nosso crescimento da vida de fé e de comunidade.

Abrindo as portas de nossa casa para acolher Jesus, abrimos também os ouvidos e o coração ao anúncio da Boa nova. É esse Deus de amor que devemos anunciar com palavras e gestos. Só o amor gera amor e só com o amor conseguiremos transformar o mundo e o coração dos homens. Deus nos convida a amar todos os homens, inclusive os pecadores; mas nos chama a combater o pecado, que enfeia o mundo e destrói a felicidade do homem.

- Ou um olhar meigo, como o de Jesus, Qual é o nosso Olhar para com os que se sentem excluídos e marginalizados até pelos "fiéis" de nossas Comunidade? - Um olhar severo e feroz, como o do povo, que julga e condena? - Ou um olhar meigo, como o de Jesus, que convida a celebrar num "Banquete", com muito amor e acolhida? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa -30.10.2016

MEU DOMINGO Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Como Zaqueu Reges Danese Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos