Porfírio Díaz, após golpe militar em 1876 permaneceu no poder até 1911.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
Advertisements

Revolução Mexicana.
BELLE EPOQUE A REVOLUÇÃO MEXICANA IMPERIALISMO DOS ESTADOS UNIDOS
A REVOLUÇÃO MEXICANA “ A LUTA DOS OPRIMIDOS “.
1 - A REVOLUÇÃO MEXICANA (1911):
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
MÉXICO: PROSPERIDADE E MISÉRIA
A REVOLUÇÃO MEXICANA DE (1910)
Revolução Mexicana.
 Foi um grande movimento armado que começou em 1910 com uma rebelião liderada por Francisco I. Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Diaz;
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Revolução Inglesa Absolutismo Revolução Inglesa. Absolutismo Inglês Atraso por causa Guerra de 100 anos ( ) com França e guerra interna – Duas.
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX. Giuseppe Garibaldi  O herói de dois mundos (RS – Revolução Farroupilha);  Camisas Vermelhas - nacionalismo.
O PERIODO REGENCIAL PROFESSORA NATANIA A S NOGUEIRA
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Brasil: colapso do populismo e ditadura militar História.
O nazismo alemão – p A Alemanha após a 1ª GM: Tratado de Versalhes; Crise econômica: dívida (EUA), desemprego, empobrecimento da classe média.
A era Vargas: Revolução de 1930 (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.
Somente com a crise do café algumas mudanças ocorreram no país, mas mesmo com essas mudanças a concentração de terras e a violência no campo foram não.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
A Formação da República Liberal
Breve Resgate Histórico do MSTTR
Juscelino kubitschek:
A ERA VARGAS ( ) O “pai dos pobres” ou a “mãe dos ricos”?
25 de Abril de 1974 Diogo Martins Nº7 6ºJ.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Governo Costa e Silva O governo Arthur da Costa e Silva (Arena), que durou de 1967 a 1969, se caracterizou pelo avanço do processo de institucionalização.
Trabalho de Geografia-México
Revolução Russa.
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
A ERA NAPOLEÔNICA.
Da Diversidade ao Colapso
Direitos trabalhistas
Era Vargas
Segundo Reinado (política interna e modernização)
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
HISTÓRIA SEMANA DA PÀTRIA
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
História e Geografia de Portugal
A Guerra Civil de Espanha
BRASIL REPUBLICANO Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
HISTÓRIA – GILLIANNE NUNES
A Revolução Francesa ( )
ERA VARGAS.
A REPÚBLICA DOS GENERAIS: ( ): a volta aos quartéis
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
AS REVOLUÇÕES NA AMÉRICA LATINA Revolução Mexicana
Revolução Mexicana de 1910.
A REVOLUÇÃO MEXICANA DE (1910) Obra de Diego Rivera.
Era Vargas
O fim da República Velha:
REVOLUÇÃO MEXICANA.
DO GOVERNO PROVISÓRIO AO GOLPE DE 1937
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
IRÃ E IRAQUE AUTORIA: PROFESSORA ANGÉLICA
Mesma língua e mesma tradição.
A QUESTÃO AGRARIA DURANTE O REGIME MILITAR
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Movimentos nativistas e separatistas
FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NO MUNDO E NO BRASIL
BRASIL:NOVA REPÚBLICA ( HOJE ) PARTE II : OS GOVERNOS FHC E LULA
República - união de interesses entre EXÉRCITO
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Ensino Médio HISTÓRIA Revolução Russa Aula 2.
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
2019 / rumos BR.
A Revolução Soviética.
Transcrição da apresentação:

Porfírio Díaz, após golpe militar em 1876 permaneceu no poder até 1911. A economia mexicana baseava-se na agro-exportação que era dominada por uma pequena elite agrária que voltava suas atenções ao mercado internacional. Essa elite, preocupada com a lucratividade, oprimia a população camponesa e expropriou os indígenas de suas terras. Esse procedimento ocasionou a pobreza extrema de milhões de camponeses e indígenas. A população pobre e o grupo político liberal estavam insatisfeitos com a política ditatorial, militar.

Plano San Luís de Potosí - 1910 Francisco Madero tentou se opor ao processo de reeleição de Porfírio Díaz em 1910 se candidatando, mas acabou preso. Ainda em 1910 foi libertado e propôs as seguintes ações, que ficaram conhecidas como Plano San Luís de Potosí: As eleições estavam anuladas, e portanto, o cargo de presidente vago; Convocava o povo a se levantar contra a ditadura de Porfírio Díaz; As reeleições estavam proibidas para o cargo de presidente; Novas eleições, mas livres; Devolução dos EJIDOS (terras indígenas).

Zapata propõe a criação do Plano de Ayala: Com o apoio de Zapata e Pancho Villa, Madero é eleito e começa a colocar em prática o Plano de Potosí, mas não inclui a devolução dos ejidos. Zapata propõe a criação do Plano de Ayala: Esse fato fez Zapata romper com Madero e passar a oposição. Devolução dos Ejidos Diversas revoltas se espalharam pelo território mexicano. Madero, então, nomeia Victoriano Huerta general e o envia para abafar as revoltas. General Huerta dá um golpe militar, assume o poder e mata Madero.

Obregón Pancho Villa Carranza Zapata Os 4 líderes iniciam uma luta interna após a deposição de Huerta. Carranza assume o posto principal e promove Obregón ao posto de General. Zapata e Villa continuam à margem do poder. Lutam nas áreas mais pobres.

Em 1914, conseguem tirá-lo do poder. Venustiano Carranza, Álvaro Obregón, Zapata e Pancho Villa iniciam a luta contra o General Huerta. Em 1914, conseguem tirá-lo do poder.

Autoriza a reforma agrária; Em 1916, Carranza se consolida como chefe de Estado e aprova uma nova constituição: Autoriza a reforma agrária; Terras e água eram da nação e só podiam passar à particulares pelo governo; Desapropriações só poderiam ser efetivadas para utilidades públicas e após pagamento indenizatório; Garantia de trabalho e de direitos trabalhistas; Limites políticos ao poder da Igreja. Nacionalização do subsolo;

Carranza é deposto e Obregón Assume! Entretanto Carranza governava como um ditador e não tirou do papel a Constituição de 1917. Carranza é deposto e Obregón Assume! Obregón coloca em prática algumas dos itens da Constituição; Contudo, é apenas Lázaro Cárdenas que irá colocar em prática os preceitos e ideias da Revolução Mexicana, de 1910, em 1934.

Zapata foi assassinado em 1919

Pancho Villa foi assassinado em 1923