O guardador de rebanhos

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Transcrição da apresentação:

O guardador de rebanhos Alberto Caeiro O guardador de rebanhos Poema I «Eu nunca guardei rebanhos»

Silva Porto, Guardando o rebanho (1893).

O guardador de rebanhos — Conjunto de 49 poemas — Publicado na íntegra pela primeira vez em 1946 Manuscrito do poema I d’O guardador de rebanhos.

Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse. Minha alma é como um pastor, Conhece o vento e o sol E anda pela mão das Estações A seguir e a olhar. Toda a paz da Natureza sem gente Vem sentar-se a meu lado. Mas eu fico triste como um pôr de sol Para a nossa imaginação, Quando esfria no fundo da planície E se sente a noite entrada Como uma borboleta pela janela. Mas a minha tristeza é sossego Porque é natural e justa E é o que deve estar na alma Quando já pensa que existe E as mãos colhem flores sem ela dar por isso. Com um ruído de chocalhos Para além da curva da estrada, Os meus pensamentos são contentes. Só tenho pena de saber que eles são contentes, Porque, se o não soubesse, Em vez de serem contentes e tristes, Seriam alegres e contentes.

Pensar incomoda como andar à chuva Quando o vento cresce e parece que chove mais. Não tenho ambições nem desejos. Ser poeta não é uma ambição minha, É a minha maneira de estar sozinho. E se desejo às vezes, Por imaginar, ser cordeirinho (Ou ser o rebanho todo Para andar espalhado por toda a encosta A ser muita coisa feliz ao mesmo tempo), É só porque sinto o que escrevo ao pôr do sol Ou quando uma nuvem passa a mão por cima da luz E corre um silêncio pela erva fora. Van Gogh, Campo de trigo (1887).

Quando me sento a escrever versos Ou, passeando pelos caminhos ou pelos atalhos, Escrevo versos num papel que está no meu pensamento, Sinto um cajado nas mãos E vejo um recorte de mim No cimo dum outeiro, Olhando para o meu rebanho e vendo as minhas ideias, Ou olhando para as minhas ideias e vendo o meu rebanho, E sorrindo vagamente como quem não compreende o que se diz E quer fingir que compreende. Van Gogh, Campo de trigo verde com ciprestes, pormenor (1889).

Saúdo todos os que me lerem, Tirando-lhes o chapéu largo Quando me veem à minha porta Mal a diligência levanta no cimo do outeiro. Saúdo-os e desejo-lhes sol E chuva, quando a chuva é precisa, E que as suas casas tenham Ao pé duma janela aberta Uma cadeira predileta Onde se sentem, lendo os meus versos. E ao lerem os meus versos pensem Que sou qualquer cousa natural — Por exemplo, a árvore antiga À sombra da qual quando crianças Se sentavam com um baque, cansados de brincar, E limpavam o suor da testa quente Com a manga do bibe riscado Van Gogh, Criança com uma laranja (1890).

I. O eu como poeta-pastor  «Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse.» «Minha alma é como um pastor» Comparação que salienta a relação direta entre o eu e a Natureza A alma solitária do eu conhece a Natureza em profundidade Vive «de acordo» com ela Conhece o vento e o sol Vive de forma tranquila a passagem do tempo Os seus sentimentos são descritos a partir de comparações com o mundo natural

Noite  Melancolia  Reflexão II. Relação entre a noite, a tristeza e o pensamento  «Mas eu fico triste como um pôr de sol […] / Quando esfria no fundo da planície» Ausência de luz Impossibilidade de ver Perda do contacto profundo com a Natureza Noite  Melancolia  Reflexão Pensamento Perturbação Impede a vivência de uma alegria plena Angústia «Porque, se o não soubesse, Em vez de serem contentes e tristes, Seriam alegres e contentes.»

«Ou olhando para as minhas ideias e vendo o meu rebanho» III. Ideias contraditórias — sentir/pensar O eu deseja que a sua relação com a Natureza seja mediada pelos sentidos, sobretudo pela visão A reflexão interfere na contemplação da Natureza O sujeito poético «sabe» que os seus pensamentos «são contentes» Entre a Natureza e o sujeito poético, existem as ideias Os pensamentos deviam ser como «chocalhos» — algo objetivo e natural «Ou olhando para as minhas ideias e vendo o meu rebanho» «Minha alma […] / Conhece o vento e o sol / E anda pela mão das Estações / A seguir e a olhar.»