Renascimento Literatura e Ciência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
Advertisements

”O que na humanidade mais surpreende você?..."
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO CULTURAL
O Renascimento Cultural. Professor: Adailton Figueiredo.
Prof. Everton da Silva Correa
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Pintura.
Ah! O amor... Mario Quintana.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
“Quem encontrou um amigo descobriu um tesouro”
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
O TEMPO DE DEUS.
Aspectos do Renascimento cultural
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.
ÀS VEZES, NO SILÊNCIO DA NOITE...
Mães e filhos.
NEM TUDO É FÁCIL Texto: Cecília Meireles.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Aula 7 Kant e o criticismo.
A Dúvida Metódica de Descartes e a "Pars Destruens" de Bacon
O PROFUNDO AMOR DE DEUS POR MIM
Cdu – Classificação Decimal Universal
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
VIVO JÁ FORA DE MIM, DESDE QUE MORRO DE AMOR; PORQUE VIVO NO SENHOR, QUE ME ESCOLHEU PARA SI; QUANDO O CORAÇÃO LHE DEI, COM TERNO AMOR LHE GRAVEI: QUE.
Ligue o sOm.
Ah! O amor... Mario Quintana.
,     .     Letícia Aquele que está esperando uma resposta de Deus deve aprender a olhar com mais insistência para dentro do próprio coração.  A cada manhã.
Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA Ecologia.
Literatura - Prof.ª Francieine Lisowski
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
Renascimento Aulas 01 e 02.
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Renascimento Cultural
O QUE É FILOSOFIA ?.
Jesus é a VIDA João
Renascimento Cultural (sec XIV-XVI)
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoría... como também todos.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
(Isaias 45,3) Veja, meu irmão, minha irmã, quando contemplamos aquele mar misterioso diante de nós indo e vindo, Veja, meu irmão, minha irmã, quando.
By Búzios Slides NEM TUDO É FÁCIL Automático.
Ah! O amor... Mario Quintana.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
RENASCIMENTO CULTURAL
UNIVERSO SOB ENCOMENDA
25/8/20151Profª Suzana.  Portugal – Luis Vaz de Camões: Os Lusíadas  Espanha – Miguel de Cervantes: Dom Quixote  Inglaterra – Willian Shakespeare:
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Amar é olhar para dentro de si mesmo, e dizer: Eu quero
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Rascunho da obra A última ceia
Bhagavad Gita O CANTO DIVINO.
Assista com o som ligado.
Cultura Renascentista
Para meus amigos que estão SOLTEIROS. O amor é como uma borboleta. Por mais que tente pegá-la, ela fugirá. Mas quando menos esperar, ela estará ali.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
William Shakespeare.
Transcrição da apresentação:

renascimento Literatura e Ciência

LITERATURA RENASCENTISTA renascimento – Valorização da língua nacional – Crítica aos valores da sociedade medieval, principalmente da nobreza e do clero LITERATURA RENASCENTISTA

renascimento Dante Alighieri Divina Comédia “Em vida, eu jamais teria sido tão cortês, tal era o meu desejo de sobressair.” “As leis existem, mas quem as aplica ?” “No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.”

renascimento Francesco Petrarca Canzionere "Pouco ama aquele que pode dizer quanto ama.“ "Coisa bela e mortal passa e não dura.“ "As duas cartas de amor mais difíceis de escrever são a primeira e a última."

renascimento Giovanni Boccaccio Decameron “O amor é uma tolice que o tolo quer ter por perto, Viver sem amar é morte Morrer e amar é certo, Viver de amor... é sorte!”

renascimento Thomas Morus Utopia “O ouro e a prata não têm, nesse país, mais valor do que lhes deu a natureza. Esses dois metais são ali considerados bem abaixo do ferro, o qual é tão necessário ao homem quanto a água e o fogo. Com efeito, o ouro e a prata não têm nenhuma virtude, nenhum uso, nenhuma propriedade cuja privação acarrete um inconveniente natural e verdadeiro. Foi a loucura humana que pôs tanto valor em sua raridade. A natureza, esta excelente mãe, escondeu-os em grandes profundidades, como produtos inúteis e vãos, enquanto que expõe a descoberto a água, o ar, a terra, e tudo o que há de bom e realmente útil. Os utopia nos năo escondem seus tesouros nas torres, ou em outros lugares fortificados e inacessíveis. O vulgo, numa extravagante malícia, poderia suspeitar que o príncipe e o senado enganassem o povo, enriquecendo-se e pilhando a fortuna pública. Com o ouro e a prata não se fabricam nem vasos, nem obras artisticamente trabalhadas. Porque, se houvesse necessidade de um dia fundi-los, para pagar o exército em caso de guerra, os que tivessem posto sua afeição e suas delícias nesses objetos de arte e de luxo, sentiriam, ao perdê-los, uma dor amarga.”

Renascimento Miguel de Cervantes Dom Quixote “Cada um é filho das suas obras.”  “Senhor, uma andorinha só não faz verão.” “Quanto mais eu, que nu nasci, me encontro nu: nem perco e nem ganho.” 

renascimento Shakespeare Romeu e Julieta, Otelo, Sonhos de Uma Noite de Verão e Hamlet ‘Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.” “Assim que se olharam, amaram-se; assim que se amaram, suspiraram; assim que suspiraram, perguntaram-se um ao outro o motivo; assim que descobriram o motivo, procuraram o remédio.”

CIÊNCIA RENASCENTISTA renascimento - Contribuição para o desenvolvimento das ciências – matemática, física, astronomia e medicina. - Desenvolvimento da experimentação. - Proporcionou o desenvolvimento da expansão marítimo comercial. CIÊNCIA RENASCENTISTA

renascimento Copérnico: modelo heliocêntrico; Giordano Bruno: universo infinito; da Vinci: anatomia humana, helicóptero, cartografia, submarino, roda dentada etc; Galileu: telescópio (aperfeiçoou); Paracelso: química medicinal (remédios).

renascimento Ciência e racionalismo Kepler: astronomia; Bacon: separação entre filosofia e ciência, empirismo; Descartes: questionou os pressupostos de bacon com seu “penso, logo existo”. As coisas não existe em si, mas somente depois que alguém, dotado de razão, lhe dê significado. Newton: lei da gravitação universal.