Trabalho – Modelo de Referência OSI camada de sessão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

Redes de computadores I
Redes de computadores I
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Administração e Projeto de Redes
INFRAESTRUTURA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO
Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
CONTROLE DE ACESSO A MEIOS (MAC)
Comutação Comutação ou chaveamento em uma rede de comunicação refere-se a alocação de recursos da rede (meios de transmissão e equipamentos) para a envio.
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
Software de Rede Willamys Araújo.
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Modelo OSI Prof. Andrea Garcia out, 2011.
Camada de Transporte OSI
Equipamentos de Redes Aula 3
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Modelo OSI Trabalho realizado por: Disciplina: Redes de Comunicação
Protocolos e o Modelo OSI
Técnico em Informática
Fundamentos de RC (parte 2)
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Tema: Camadas física e enlace
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Redes Aula 6 Professor: Marcelo Maia.
ARQUITECTURA TCP/IP.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
MODELOS OSI. Introdução Permite a interconexão de sistemas abertos. Desenvolvido pela ISSO (International Organization for Standardization) Fornece um.
Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
Firewall Luidi V. A. Andrade. Firewall  Um firewall protege rede de computadores de invasões hostis que possa comprometer confidencialidade ou resultar.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Arquitetura de redes ISSO/OSI Liane Tarouco UFRGS.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
INE5630 Segurança em Computação Distribuída 1 MIP x HIP Um Estudo Sobre Segurança Em Redes Móveis Gino Dornelles Calebe Augusto do Santos Florianópolis,
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
Escola Secundaria Sebastião da Gama Comunicação de dados Trabalho Realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira.
Sistemas Distribuídos
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Modelo de Referência OSI/ISO Modelo OSI
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Modelo OSI.
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Senac RN Alunos: Mikaelson dos Santos Adrielly Silvestre Pedro caio
Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Capítulo 13 Camada 5 A Camada de Sessão. Sumário A Camada de Sessão.
Alessandro D. R. Fazenda
O M ODELO OSI E SUAS 7 CAMADAS Redes. OSI corresponde a Open System Interconection, ou Sistema de Interconexão aberto. É interessante notar que a ordem.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI Aula 2 IGOR ALVES.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Leandro Moles de Matos Tárik Savietto Feres Arquitetura MAP (Manufacturing Automation.
Transcrição da apresentação:

Trabalho – Modelo de Referência OSI camada de sessão Alunos Componentes: Lucélia Mendes Débora Lúcia Karoline Somos algo e não tudo(...) incapazes de conhecer com segurança e de ignorar totalmente. (Pascal)

modelo de referência OSI Camada de Sessão

Definição Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI A camada de sessão tem um papel fundamental no mecanismo de comunicação entre dois hosts em uma rede. Esta camada oferece o suporte necessário para estruturar os circuitos que são disponibilizados pelo nível de transporte. Podemos dizer que a camada de sessão oferece serviços de gerenciamento de atividades e controle de diálogo.

Características Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI A camada de sessão é responsável pelo controle de diálogo entre os hosts, e este diálogo por sua vez é uma forma de comunicação para troca de dados. Com isso a camada de sessão se torna responsável por: Estabelecer a conexão: o hosts de origem requisita que uma conexão seja aberta; neste momento há uma troca de regras de comunicação, que, entre outras coisas, inclui o protocolo a ser usado.

Características Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI Transferência de Dados: Usando-se o canal aberto entre os dois hosts,a troca de dados é iniciada. Finalização da Sessão: Quando todos os dados já foram transmitidos, é iniciado o fechamento da sessão.

Camada de sessão Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI Após a recepção do bits, a obtenção do endereço , e a definição de um caminho para transporte, se inicia então a sessão responsável pelo processo da troca de por iniciar, gerenciar e terminar a conexão entre hosts. Pra obter êxito no processo de comunicação, a camada que a sessão aberta entre eles se mantenha funcionando.

O controle de diálogo é dado em : Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI Controle de diálogo O controle de diálogo é dado em : Diálogo Simplex – é a transferência de dados em mão única. Exemplo: Alarme de incêndio, onde ele envia uma mensagem de incêndio ao corpo de bombeiros, mas não pode e nem precisa receber mensagens do corpo de bombeiros.

Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI Controle de Diálogo Half-duplex – transferência de dados em mão dupla, no qual os dados fluem em apenas uma direção por vez. Exemplo: Quando um dispositivo termina uma transmissão, ele deve “mudar a direção” da mídia de forma que o outro dispositivo tenha sua vez de transmitir, isso acontece com o radioamador.

Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI Controle de Diálogo Full-duplex – permite transferência de dados simultâneas em mão dupla, tendo cada dispositivo um canal de comunicação separado, um exemplo é o telefone.

Exemplos Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI Exemplos de dispositivos, ou mais especificamente, aplicativos que atuam na camada de sessão é o ICQ, ou MIRC. A partir daí, a camadas superiores vão tratar como PDU os dados.

Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI Exemplo

Bibliografia Camada de Sessão do Modelo de Referência OSI Blogs Livro de redes Redes informações Informações: Curso SENAC ( Técnico de Redes) Professor: Airton Dupla Net.