Morrer em vida é fatal Martha Medeiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diz a lenda que dois amigos caminhavam no deserto.
Advertisements

1 Reis 10,1-10 Naqueles dias, a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. Chegou a.
Casar é como ir a um restaurante com as amigas:
Uma antiga lenda norueguesa narra este episódio sobre um homem chamado Haakon, que cuidava de uma ermida à qual muita gente vinha orar com devoção.   Nesta.
IDADE_ OUTONO.
A Sem-esperança.
Charles Chaplin.
PERFUME DE MULHER, um filme para se lembrar!
Escolhas de uma vida Pedro Bial.
Ah! O amor... Mario Quintana.
Quatro Meses Clique para avançar.
A MÁGICA OPÇÃO... AUTOR DESCONHECIDO.
Lutar com palavras prof. waltinho Redação – 2007 é a luta mais vã.
Pessoa errada.
O que mais você quer?.
E até gosta deles, viraram figuras folclóricas na sua vida.
Essa história que eu vou contar agora aconteceu com uma mulher inteligente que estava fazendo uma palestra. Essa história que eu vou contar agora aconteceu.
A PRIMAVERA DA VIDA Letícia Thompson.
O QUE FARIAS...?.
A TRANQÜILIDADE DAS OVELHAS – Rubem Alves
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
By Luis Fernando Veríssimo
Cadê você! By Noelson Pain.
Marionete By Johnny Welch.
Ou isto ou aquilo Cecília Meireles.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Ela pertence à espécie de mulheres que possuem um só amor em toda a sua vida.
Cadê você!.
E eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
Juventude eterna.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
By Búzios Slides A JUVENTUDE ETERNA Cecília Meireles.
Você encontra uma lâmpada mágica no meio do deserto, dá uma esfregadinha e de dentro sai um gênio meio afetado, que concede a você a realização de um.
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
PORTARIA PORTARIA QUINDIM NA PORTARIA.
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
O QUE É VIVER BEM? RUTH JACOBSEN CLICAR.
SE EU DISSER QUE TE AMO Se eu disser que te amo Por favor,diz que me ama também Diz que não foi meu engano Querer-te sempre tão bem.
Quase Setenta! Clicar.
A partir do próximo amanhecer
A massacrante felicidade dos outros
Mulher não trai Vinga-se...
Ligue o sOm.
Coisas Esquecidas Letícia Thompson.
Autoria do Texto: Desconhecida
Ah! O amor... Mario Quintana.
Assim é a Vida....
HAMILTON “ Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
Clique para passagem de slides Ligue o som
Dança comigo até o fim... Fotos do filme Dança Comigo, com Richard Gere, Suasan Sarandon e Jenifer Lopes Disponível no site “Adoro cinema” Autoria de texto.
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
Um repórter perguntou à Cora Coralina
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Lendo uma entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, considerado o fundador da ioga no Brasil, ouvi uma palavra inventada por ele que me pareceu muito.
Ride's & Slides Apresenta.
ATRAÇÃO FATAL Clique Slides.
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
A difícil arte de dizer não aos filhos
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
A Pessoa Errada!.
VOCÊ ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA? Um jovem casal foi convidado para uma festa a fantasia.
Receita de um Sonhador.
Mas como isso pode acontecer? E eu sentada nesta cadeira, A envelhecer A escrever... Sem querer entender Muito menos querer saber... Como tudo isso.
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Morrer em vida é fatal Martha Medeiros.
Transcrição da apresentação:

Morrer em vida é fatal Martha Medeiros

O repórter, provocador, insistiu: “Ué, depois vou aproveitar a vida”. Nunca esqueci de uma senhora que, ao responder por quanto tempo pretendia trabalhar, respondeu com toda a convicção: “Até os 100 anos”. O repórter, provocador, insistiu: “E depois?”. “Ué, depois vou aproveitar a vida”.

Não escondo que isso me amedronta um pouco. É de se comemorar que as pessoas aparentem ter menos idade do que realmente têm e que mantenham a vitalidade e o bom humor intactos – os dois grandes elixires da juventude. No entanto, cedo ou tarde (cada vez mais tarde, aleluia), envelheceremos todos. Não escondo que isso me amedronta um pouco.

Ainda não cheguei perto da terceira idade, mas chegarei, e às vezes me angustio por antecipação com a dor inevitável de um dia ter que contrapor meu eu de dentro com meu eu de fora.

Rugas, tudo bem. Velhice não é isso, conheço gente enrugada que está saindo da faculdade. A velhice tem armadilhas bem mais elaboradas do que vincos em torno dos olhos. Ela pressupõe uma desaceleração gradativa: descer escadas de forma mais cautelosa, ser traída pela memória com mais regularidade,

ter o corpo mais flácido, menos frescor nos gestos, os órgãos internos não respondendo com tanta presteza, o fôlego faltando por causa de uma ladeira à toa, ainda que isso nem sempre se cumpra: há muitos homens e mulheres que além de um ótimo aspecto, mantêm uma saúde de pugilista.

A comparação com os pugilistas não é de todo absurda: é de briga mesmo que estamos falando. A briga contra o olhar do outro.

Muitos se queixam da pior das invisibilidades: “Não me olham mais com desejo”. Ouvi uma mulher belíssima dizer isso num programa de tevê, e eu pensei: não pode ser por causa da embalagem, que é tão charmosa.

Deve estar lhe faltando ousadia, agilidade de pensamento, a mesma gana de viver que tinha aos 30 ou 40. Ela deve estar se boicotando de alguma forma, porque só cuidar da embalagem não adianta, o produto interno é que precisa seguir na validade.

Quem viu o filme “Fatal” deve lembrar do professor sessentão, vivido por Ben Kingsley, que se apaixona por uma linda e jovem aluna (Penélope Cruz) e passa a ter com ela um envolvimento que lhe serve como tubo de oxigênio e ao mesmo tempo o faz confrontar-se com a própria finitude.

No livro que deu origem ao filme (O Animal Agonizante, de Philip Roth), há uma frase que resume essa comovente ansiedade de vida: “Nada se aquieta, por mais que a gente envelheça”.

Essa é a ardileza da passagem do tempo: ela não te sossega por dentro da mesma forma que te desgasta por fora. O corpo decai com mais ligeireza que o espírito, que, ao contrário, costuma rejuvenescer quando a maturidade se estabelece.

Como compensar as perdas inevitáveis que a idade traz Como compensar as perdas inevitáveis que a idade traz? Usando a cabeça: em vez de lutarmos para não envelhecer, devemos lutar para não emburrecer. Seguir trabalhando, viajando, lendo, se relacionando, se interessando e se renovando. Porque se emburrecermos, aí sim, não restará mais nada.

FORMATAÇÃO: Mima (Wilma) Badan mimabadan@yahoo.com.br Texto publicado no jornal ZERO HORA em 03/05/2009 MÚSICA: My way Interpretação: Frank Sinatra IMAGENS: Retrato de Cora Coralina (Repasse com os devidos créditos) www.mimabadan.blogspot.com www.slideshare.net/mimabadan