INF 1771 – Inteligência Artificial

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Transcrição da apresentação:

INF 1771 – Inteligência Artificial Aula 04 – Busca Local Edirlei Soares de Lima

Busca Local Em muitos problemas o caminho para a solução é irrelevante. Jogo das n-rainhas: o que importa é a configuração final e não a ordem em que as rainhas foram acrescentadas. Outros exemplos: Projeto de Circuitos eletronicos; Layout de instalações industriais; Escalonamento de salas de aula; Otimização de redes;

Busca Local Algoritmos de busca local operam sobre um unico estado corrente, ao invés de vários caminhos. Em geral se movem apenas para os vizinhos desse estado. O caminho seguido pelo algoritmo não é guardado.

Busca Local Vantagens: Ocupam pouquíssima memória (normalmente constante). Podem encontrar soluções razoáveis em grandes ou infinitos espaços de estados. São uteis para resolver problemas de otimização. Buscam por estados que atendam a uma função objetivo.

Busca Local State Space Landscape: Location = Estado; Elevation = Valor de custo da função heurística; Busca-se o maximo ou minimo global;

Subida de Encosta (Hill-Climbing) Estratégia: Se move de forma contínua no sentido do valor crescente da heurística; Termina ao alcançar um pico em que nenhum vizinho possui um valor mais alto; Não mantém nenhuma árvore de busca, somente o estado e o valor da função objetivo; Não examina antecipadamente valores de estados além de seus vizinhos imediatos; “É como tentar encontrar o topo do monte Everest em meio a um denso nevoeiro e sofrendo de amnésia”.

Pseudocódigo – Hill-Climbing Função Hill-Climbing(Problema) retorna um estado que é o maximo local Inicio EstadoAtual ← FazNó(Problema[EstadoInicial]) loop do Vizinho ← SucessorDeMaiorValor(EstadoAtual) se Vizinho[Valor] for menor ou igual EstadoAtual[Valor] então retorna EstadoAtual EstadoAtual ← Vizinho Fim

Subida de Encosta (Hill-Climbing) Problemas: Maximos Locais:

Subida de Encosta (Hill-Climbing) Problemas: Planícies:

Subida de Encosta (Hill-Climbing) Problemas: Encostas e Picos:

Subida de Encosta (Hill-Climbing) Não é ótimo e não é completo. Variações: Random-Restart Hill-Climbing;