COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Advertisements

As Civilizações Mesopotâmicas
A arte Suméria, Assíria e Persa
A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
AS CIVILIZAÇÕES MESOPOTÂMICAS
Nas vias do tempo, a trajetória humana
Mesopotâmia PROFESSOR CHIQUINHO.
Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia Professoras: Jose e Rô.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
MESOPOTÂMIA Profº Paulo Henrique.
Mesopotâmia.
MESOPOTÂMIA (REGIÃO ENTRE RIOS)
Mesopotâmia.
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
Egito, Mesopotâmia, Fenícios, Hebreus e Persas
Mesopotâmia.
Povos da Mesopotâmia Prof. Vander Duarte.
Reinos da Mesopotâmia Prof. Marcos Pizzolatto.
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
A presença da origem hominídea no
CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Mesopotâmia.
Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente
Mesopotâmia.
A Antiguidade Oriental: a Mesopotâmia
Mesopotâmia Prof. Samuel Lopes.
Aula 1: Pré-História e Antiguidade Oriental
MESOPOTÂMIA.
Antiguidade Oriental.
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
Mesopotâmia.
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
Civilizações fluviais: Mesopotâmia e Egito
História (frente 2) Elisa Pomari
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
A MESOPOTÂMIA ANTIGA.
MESOPOTÂMIA.
A Antiguidade Oriental
QUESTÕES DE VESTIBULAR - PERSAS
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
Antiguidade Oriental Civilização egípcia Prof. Webster Pinheiro
MESOPOTÂMIA.
Mesopotâmia.
Correção de lição de casa Tá ligado? P. 102 e 103 Prof. Fábio Mesquita 6º. Ano.
MESOPOTÂMIA A TERRA ENTRE RIOS
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia.
A Mesopotâmia: terra entre rios
Primeiras Comunidades.
Civilizações do Oriente Próximo
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito;
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Mesopotâmia.
Mesopotâmia.
Professor Romildo Tavares
SUMÉRIOS 3500 ac – 1900 aC Cidades-Estado : Ur, Uruk, Lagash, Nipur...
CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
MESOPOTÂMIA Região situada entre o Rio Tigre e Eufrates ( Vale do Crescente Fértil) Berço da Civilização Sumérios, Babilônicos , Assírios e Acádios.
MESOPOTÂMIA.
Mesopotâmia.
Primeiras civilizações Profº Laércio Wolf Pré História Neolíticmo EgitoHebreusFeníciosMesopotâmiaPersas.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
MESOPOTÂMIA.
A mesopotâmia Unidade 2 – Capítulo 3 - Página 36.
30/6/2016www.nilson.pro.br1 LOCALIZAÇÃO 30/6/2016www.nilson.pro.br2.
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
Cidades, reinos e impérios Aula 2 - Mesopotâmia
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História Aula: 19/03/2013

MESOPOTÂMIA

LOCALIZAÇÃO A PALAVRA MESOPOTÂMIA TEM ORIGEM GREGA E SIGNIFICA “TERRA ENTRE RIOS". ESSA REGIÃO LOCALIZA-SE ENTRE OS RIOS TIGRE E EUFRATES NO ORIENTE MÉDIO, ONDE ATUALMENTE É O IRAQUE. ESTA CIVILIZAÇÃO É CONSIDERADA UMA DAS MAIS ANTIGAS DA HISTÓRIA.

LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇÃO INSERIDA NA ÁREA DO CRESCENTE FÉRTIL - DE LUA CRESCENTE, EXATAMENTE POR ELA TER O FORMATO DE UMA LUA CRESCENTE E DE TER UM SOLO FÉRTIL. A LOCALIZAÇÃO ERA PROPÍCIA PARA A AGRICULTURA, POIS, COMO FICA ENTRE DOIS RIOS, AS TERRAS ERAM MUITO FÉRTEIS, PROVOCANDO O APARECIMENTO DE TRIBOS COM MORADIAS FIXAS. PRATICANDO A AGRICULTURA, ELES ERAM OBRIGADOS A PERMANECER POR UM PERÍODO RELATIVAMENTE LONGO À ESPERA DA COLHEITA. ESTES POVOS JÁ NÃO VIVIAM APENAS DA CAÇA, PESCA E FRUTOS ENCONTRADOS NA NATUREZA; ELES CULTIVAVAM A TERRA, PLANTAVAM E COLHIAM PARA O SEU SUSTENTO.COM A PRÁTICA DA AGRICULTURA, CONSEGUIAM UMA PRODUÇÃO ACIMA DO MÍNIMO NECESSÁRIO PARA A SOBREVIVÊNCIA.

A MESOPOTÂMIA “Terra entre rios” – Tigre e Eufrates; Sucessão de vários povos; Sumérios, Acádios, Amoritas e Assírios. Cidades-Estado;

MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO AS PRIMEIRAS SOCIEDADES SE ORGANIZARAM A PARTIR DE ELEMENTOS COMUNS: RELIGIÃO: POLITEÍSTAS BASE DA ECONOMIA: AGRICULTURA PODER POLÍTICO: DESCENTRALIZA- DO E COM INFLUÊNCIA RELIGIOSA (TEOCRACIA)

MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO REGIME DE TRABALHO: SERVIL E ESCRAVIDÃO (PRISIONEIROS DE GUERRA) SOCIEDADE: PROFUNDA DIVISÃO (PEQUENA PARTE PRIVILEGIADA E MUITO RICA, A GRANDE MAIORIA A MASSA DE TRABALHADORES POBRES, ESTRANGEIROS ESCRAVIZADOS, CAMPONESES LIVRES EXPLORADOS)

EGITO E MESOPOTÂMIA Impérios TEOCRÁTICOS Líder = Deus ou representante dele; Aproveitamento de cheias dos rios Civilizações hidráulicas ou de regadio;

MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO: EGITO E MESOPOTÂMIA MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO: Estado é o dono das terras População = obras públicas e produção em geral sob forma de servidão coletiva; Obrigações básicas: produção serviço militar pagamento de impostos Recursos agrícolas distribuídos pelo Estado.

PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES A MESOPOTÂMIA É CONSIDERADA O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO, JÁ QUE FOI NA BAIXA MESOPOTÂMIA ONDE SURGIRAM AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES POR VOLTA DO VI MILÊNIO A.C. AS PRIMEIRAS CIDADES FORAM O RESULTADO CULMINANTE DE UMA SEDENTARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO E DE UMA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA, QUE SE ORIGINOU DURANTE A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA. O HOMEM DEIXAVA DE SER UM COLETOR QUE DEPENDIA DA CAÇA E DOS RECURSOS NATURAIS OFERECIDOS, UMA NOVA FORMA DE DOMÍNIO DO AMBIENTE É UMA DAS CAUSAS POSSÍVEIS DA ECLOSÃO URBANA NA MESOPOTÂMIA.

SUMÉRIOS FORAM OS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO. A ECONOMIA ERA A AGRICULTURA E O PASTOREIO. CONSTRUÍRAM VÁRIAS CIDADES-ESTADO (INDEPENDENTES) IM-PORTANTES: UR, URUK E LAGASH. O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS NÚCLEOS URBANOS NA REGIÃO FOI ACOMPANHADO DO DESENVOLVIMENTO DE UM COMPLEXO SISTEMA HIDRÁULICO QUE FAVORECIA A UTILIZAÇÃO DOS PÂNTANOS, EVITAVA INUNDAÇÕES E GARANTIA O ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA AS ESTAÇÕES MAIS SECAS.

SUMÉRIOS LEGADO: Foram os Sumérios, um dos povos da Mesopotâmia, que inventaram a ESCRITA. Eles escreviam numa placa de argila com a ajuda de bastonetes, deixando marcas de cunha, daí o nome “ESCRITA CUNEIFORME”.

SUMÉRIOS Já a RODA, outra grande invenção sumeriana, permitiu a eles desenvolverem carros de combates, que eram puxados por cavalos.

SUMÉRIOS A CASA DO POVO SUMÉRIO

SUMÉRIOS MAS SEU LEGADO NÃO PÁRA POR AÍ. ELES AINDA CRIARAM DIQUES E BARRAGENS QUE IMPEDIAM ENCHENTES E INUNDAÇÕES NAS CIDADES, E AINDA ESCOAVAM A ÁGUA TRAVÉS DE CANAIS PARA AS LAVOURAS AFIM DE EXPANDIR MAIS SUAS CIDADES, QUE CRESCIAM DEPRESSA. SUA ARQUITETURA CONCENTRAVA-SE, PRINCIPALMENTE, NA CONSTRUÇÃO DE TEMPLOS EM FORMA DE PIRÂMIDES CHAMADOS ZIGURATES. OS ZIGURATES GERALMENTE ERA USADOS PARA REVERENCIAR ALGUM DEUS OU REI.

ACÁDIOS A CONSTANTE GUERRA ENTRE AS DIVERSAS CIDADES-ESTADOS SUMERIANAS GEROU GRAVES CRISES ECONÔMICAS E MILITARES, QUE ENFRAQUECERAM-NAS. SABENDO DISSO, OS ACÁDIOS APROVEITARAM-SE DE SUAS MODERNAS TÁTICAS DE GUERRA, QUE INCLUÍAM O USO DO ARCO E DA FLECHA E DE UMA AGILIDADE MUITO SUPERIOR A DE QUALQUER EXÉRCITO DA ÉPOCA PARA DOMINAREM A BAIXA MESOPOTÂMIA.

ACÁDIOS OS ACÁDIOS NÃO DEIXARAM NADA DE MUITO ESPECIAL PARA SER ESTUDADO OU COMENTADO POIS ELES NÃO ERAM UM POVO QUE DESTRUÍA A CULTURA DOS POVOS DOMINADOS, MUITO PELO CONTRÁRIO, ZELAVA POR SUA PRESERVAÇÃO CHEGANDO POR VEZES A ADOTÁ-LA. COM ISSO, SEU LEGADO CULTURAL E TUDO MAIS QUE CARACTERIZA UM POVO ASSEMELHA-SE MUITO AOS SUMÉRIOS, NÃO HAVENDO A NECESSIDADE DE DESCREVÊ-LAS.

BABILÔNICOS - AMORITAS OS AMORITAS, POVOS SEMITAS PROVENIENTE DA ARÁBIA, CRIARAM O PRIMEIRO IMPÉRIO BABILÔNICO. FUNDARAM A CIDADE DA BABILÔNIA, PRINCIPAL CENTRO POLÍTICO E URBANO.

BABILÔNICOS - AMORITAS O SOBERANO QUE MAIS SE DESTACOU FOI HAMURABI 1728 A 1686, ELABORANDO UM CÓDIGO DE LEIS QUE FICOU CONHECIDO COMO CÓDIGO DE HAMURABI. ERA BASEADO NA LEI DE TALIÃO (OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE). TODO CRIMINOSO DEVERIA SER PUNI-DO DE UMA FORMA PROPORCIONAL AO DELITO COMETIDO. 

BABILÔNICOS UM OUTRO IMPERADOR QUE SE TORNOU CONHECIDO POR SUA ADMINISTRAÇÃO FOI NABUCODONOSSOR, RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DOS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA ( UMA DAS SETE MARAVILHAS)

OUTRA CRIAÇÃO FOI A TORRE DE BABEL. BABILÔNICOS OUTRA CRIAÇÃO FOI A TORRE DE BABEL.

BABILÔNICOS EXISTEM DUAS DEFINIÇÕES PARA SUA CRIAÇÃO: RELIGIOSA: SEGUNDO O ANTIGO TESTAMENTO (GÊNESIS 11,1-9), A TORRE FOI CONSTRUÍDA NA BABILÔNIA PELOS DESCENDENTES DE NOÉ, COM A INTENÇÃO DE ETERNIZAR SEUS NOMES. A DECISÃO ERA FAZÊ-LA TÃO ALTA QUE ALCANÇASSE O CÉU. ESTA SOBERBA PROVOCOU A IRA DE DEUS QUE, PARA CASTIGÁ-LOS, CONFUNDIU-LHES AS LÍNGUAS E OS ESPALHOU POR TODA A TERRA. HISTÓRICA: BABEL, ERA UMA CIDADE-ESTADO EXTREMAMENTE RICA E PODEROSA. ERA UM CENTRO POLÍTICO, MILITAR, CULTURAL E ECONÔMICO DO MUNDO ANTIGO. TAL QUAL CIDADES COMO NOVA IORQUE E PARIS, NOS DIAS ATUAIS, ELA RECEBIA GRANDE NÚMERO DE IMIGRANTES COMERCIANTES DE DIVERSAS NACIONALIDADES, CADA QUAL FALANDO UM IDIOMA DIFERENTE.

BABILÔNICOS LEGADO: NOS DEIXARAM OS SEGUINTES CONHECIMENTOS: CÓDIGO DE HAMURABI JARDINS SUSPENSOS CRIARAM A ASTROLOGIA E A ASTRONOMIA APERFEIÇOARAM A MATEMÁTICA COM A INVENÇÃO DO CÍRCULO DE 360 GRAUS E A HORA DE 60 MINUTOS. ERAM POLITEÍSTAS E DIVINIZAVAM O REI

ASSÍRIOS DE ORIGEM SEMITA, VIVIAM DA AGRICULTURA E CAÇA, MAS A PRINCIPAL ATIVIDADE ERA A GUERRA. HABITAVAM AS MARGENS DO RIO TIGRE. A PARTIR DO FINAL DO SEGUNDO MILÊNIO A.C., PASSARAM A SE ORGANIZAR COMO SOCIEDADE ALTAMENTE MILITAR E EXPANSIONISTA. REALIZARAM DIVERSAS CONQUISTAS E EXPANDIRAM SEU DOMÍNIO PARA ALÉM DA PRÓPRIA MESOPOTÂMIA, CHEGANDO AO EGITO. NA RELIGIÃO ERAM POLITEÍSTAS.

ASSÍRIOS ERA UM POVO EXTREMAMENTE VIOLENTO, AGRESSIVO E CRUEL QUE AO DOMINAREM UM POVO O REPRIMIAM E DESTRUÍAM SUA CULTURA. ISSO PROVOCAVA CONSTANTES REVOLTAS ENTRE OS DOMINADOS, QUE DAVAM MUITO TRABALHO AOS EXÉRCITOS ASSÍRIOS.

ASSÍRIOS O CENTRO ADMINISTRATIVO DO IMPÉRIO ASSÍRIO ERA NÍNIVE. HOJE: APÓS A GUERRA DO GOLFO, AS ESCULTURAS DOS PALÁCIOS QUE ESTAVAM SENDO ESCAVADOS FORAM PILHADAS. TODAS AS EQUIPES DE PESQUISA EUROPÉIAS DEIXARAM O IRAQUE DURANTE A INVASÃO DESTE PELOS EUA, SUSPENDENDO POR TEMPO INDETERMINADO AS ESCAVAÇÕES AO LONGO DOS RIOS TIGRE E EUFRATES. NÍNIVE ESTÁ NA LISTA DOS 100 SÍTIOS HISTÓRICOS MUNDIAIS QUE ESTÃO MAIS AMEAÇADOS.

AS CIVILIZAÇÕES MESOPOTÂMICAS SUMÉRIOS (ca. 3000-2550 aC) ACÁDIOS (ca. 2550 aC) AMORITAS (ca. 2000-1750 aC) ASSÍRIOS (ca. 1300-612 aC) CALDEUS (ca. 612-539 aC) Cidades-estado independentes (Ur, Uruk, Nippur, Lagash) patesi: centralização do poder político, militar e religioso; classes dominantes: sacerdotes e burocracia administrativa; desenvolvimento da escrita cuneiforme e invenção da roda. conquista e unificação das cidades sumerianas; Sargão I: Império Acádio-sumeriano; absorção e síntese da cultura suméria; curta duração: revoltas e invasões estrangeiras. Hamurabi, rei da Babilônia: conquista da Mesopotâmia e formação do Primeiro Império Babilônico; criação do mais antigo sistema de leis escritas: Código de Hamurabi; declínio: morte de Hamurabi, fragmentação e invasões estrangeiras. conflitos e invasões: espírito guerreiro; Império Assírio: conquista da Mesopotâmia e expansão territorial; Estado militarista: violência, tributos e escravização dos povos conquistados; fim do Império: aliança entre medos e caldeus. Segundo Império Babilônico; Babilônia: centro político, comercial e cultural; Nabucodonosor: expansão territorial e grandes construções; conquista de Jerusalém e escravização dos hebreus (cativeiro da Babilônia); fim do império: invasão e domínio dos persas.

A CULTURA NA MESOPOTÂMIA: ARTE, RELIGIÃO & CIÊNCIA desenvolvimento da escrita cuneiforme, considerada por muitos como a mais antiga do mundo; sistema ideográfico (pictográfico): sinais feitos em forma de cunha sobre tabuletas de argila, representando idéias, ações e objetos. A ESCRITA narrativas variadas de mitos: cosmogonia, heróis, deuses e lendas. Epopéia de Gilgamesh: versão mitológica da criação e do dilúvio, e provável fonte de inspiração da narrativa bíblica deste evento protagonizado por Noé no Antigo Testamento. A LITERATURA arquitetura: introdução do uso do arco na construção de palácios, templos e cidades; zigurates: grandes templos que serviam também como observatório astronômico, biblioteca e hospital; pintura (paredes) e escultura (estátuas e relevos): decoração dos templos, palácios e túmulos, com sentido predominantemente político e religioso. AS ARTES PLÁSTICAS influência sobre todas as esferas da vida social: o soberano era o sumo-sacerdote e os templos recolhiam os impostos; politeísmo: os deuses podiam ter forma humana (antropomorfismo) ou serem associados a fenômenos naturais e astronômicos (ar, água, céu, estrelas); crença na influência das forças cósmicas sobre a existência humana: desenvolvimento da astronomia e da astrologia; amplo uso da magia e da adivinhação, criação do horóscopo e dos signos do zodíaco; caráter prático: cultos, ritos e sacrifícios visando vantagens e recompensas terrenas. A RELIGIÃO Astronomia: estudo de fenômenos celestes, noções sobre o movimento de estrelas e planetas, previsão de eclipses e criação de um calendário lunar que dividia o ano em doze meses e a semana em sete dias. Matemática: desenvolvimento da álgebra, domínio das quatro operações, criação das raízes quadrada e cúbica e divisão do círculo em 360 graus. Medicina: ainda que impregnada pela magia, já empregava medicamentos à base de plantas e tratamentos cirúrgicos. AS CIÊNCIAS “invenção” da ciência jurídica: desenvolvimento de sistemas de leis escritas; Código de Hamurabi: marco pioneiro da história do Direito, era baseado no princípio de Talião (“olho por olho, dente por dente”) e abrangia todas as esferas da vida social. O DIREITO