COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Basalto gabro.
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
Rochas Sedimentares Ciências Naturais 7º ano Prof. Teresa Marcelino.
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
Rochas sedimentares.
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
Professora Aleide Cristina
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
RELEVO.
MINERAIS E ROCHAS.
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Estrutura Geológica e Relevo
ROCHAS E MINERAIS.
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
Paisagens Geológicas Seven Sisters, Sussex (U.K.)
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Rochas.
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
- Estrutura da Terra (revisão) - Rochas - Solo
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Materiais de Construção
Rochas.
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Ciências Naturais – 7.º ano
ORIGEM, FORMAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS SOLOS
NOME: Milene L.Gagliardo.
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Relembrando a litosfera
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Processos de formação do solo
Formação de rochas sedimentares
INTEMPERISMO (CONTINUAÇÃO - Capítulo 7)
Luciane Costa de Oliveira
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Conheces o ciclo das rochas?
- génese e constituição
AVALIAÇÃO MENSAL CIÊNCIAS – 4° BIMESTRE – 6º Ano
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 11: Minerais e Rochas: panorama mundial
TIPOS DE ROCHAS.
INVESTIGANDO OS TIPOS DE SOLOS (CAPÍTULO 08)
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Revisão – 1ª série do E.M. Geografia.
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Solos e Rochas.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
TIPOS DE ROCHAS.
Dinâmica externa da Terra
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA. As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
1. 2 Processo da dinâmica interna da terra, através do qual qualquer tipo de rocha experimenta um conjunto de transformações mineralógicas e estruturais,
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES ENSINO FUNDAMENTAL II 7 º ANO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORA: ROGÉRIA VIEIRA

ROCHAS E MINERAIS GEÓLOGO : É o profissional que estuda a origem,a formação e a composição da crosta terrestre e as alterações sofridas por ela no decorrer do tempo.Também investiga a ação do homem sobre o planeta,obtendo assim informações sobre o impacto ambiental. Do que é feita a crosta terrestre? A crosta terrestre é constituída por minerais. Um mineral é um composto químico que forma as rochas,encontrado na natureza no estado sólido.

Existem muitos tipos de minerais. Os mais comuns são : Os minerais formaram-se e continuam sendo formados na superfície da terra e também em seu interior por meio de transformações muito lentas que envolvem a ação da pressão e da temperatura do ambiente em que se encontram. Existem muitos tipos de minerais. Os mais comuns são : Feldspato – Mica – Quartzo - Calcita Quando um material é constituído por mais de um tipo de mineral,ele é conhecido por rocha. As rochas podem ser classificadas de acordo com a sua composição química,sua forma estrutural ou sua textura,porém o mais comum é classificá-las de acordo com os processos de sua formação.

Rocha magmática ou ígnea TIPOS DE ROCHAS Rocha magmática ou ígnea Rocha sedimentar Rocha metamórfica

Rocha magmática Ígnea = fogo As rochas magmáticas ou ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma,o que ocorre no interior ( rochas intrusivas) ou na superfície da crosta terrestre ( rocha extrusiva). Intemperismo As rochas sofrem um desgaste lento e contínuo ,provocado por agentes como a água de mares e rios,pela chuva,pelos seres vivos,pela variação de temperatura ( calor e frio) e por substancias químicas.Esse desgaste recebe o nome de intemperismo. O resultado do intemperismo nas rochas é a sua quebra,levando a formação de sedimentos ( partículas pequenas ) que podem ser transportados principalmente pela água ou pelo vento,formando depósitos. Rochas sedimentares Se forma a partir de mudanças ocorridas em outras rochas. Chuva vento, água dos rios, ondas do mar: tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos.

Os fragmentos de rochas são transportados pelos ventos ou pela água da chuva até os rios, que, por sua vez, os levam para o fundo de lagos e oceanos. Lá os fragmentos vão se depositando em camadas. É assim que se formam, por exemplo, terrenos cobertos de areia, como as praias. Esses fragmentos ou sedimentos vão se acumulando ao longo do tempo. As camadas de cima exercem pressão sobre as camadas de baixo, compactando-as. Essa pressão acaba por agrupar e cimentar os fragmentos e endurece a massa formada. É assim que surgem as rochas sedimentares. Tudo isso, não se esqueça, leva milhares de anos. Desse modo, a areia da praia transforma-se, lentamente, em uma rocha sedimentar chamada arenito. Sedimentos de argila transforma-se em argilito. As camadas vão cobrindo também restos de plantas e animais. Por isso é muito comum encontrar restos ou marcas de animais e plantas em rochas sedimentares: o animal ou planta morre e é coberto por milhares de grãos de minerais Os restos ou marcas de organismos antigos são chamado de fósseis. Analisando os fósseis, os cientistas podem estudar como era a vida no passado em nosso planeta.

A origem do arenito O arenito se forma quando rochas como o granito se desintegram aos poucos pela ação dos ventos e das chuvas. Os grãos de quartzo dessas rochas formam a areia. Areias e dunas de areia, porém não são rochas: são fragmentos de rochas. A areia pode se depositar no fundo do mar ou em depressões e ficar submetida a um aumento de pressão ou temperatura. Assim cimentada e endurecida, forma o arenito - um tipo de rocha sedimentar. O arenito é usado em pisos. O calcário O acúmulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos ricos em carbonato de cálcio, que é um tipo de sal, pode formar outra variedade de rocha sedimentar, o calcário. Calagem - O calcário é a matéria prima utilizada na produção tanto de cal como de cimento,e pode ser utilizado para diferentes finalidades.Na agricultura,adiciona-se o calcário no solo para diminuir a acides de determinados tipos de solo,melhorando a sua qualidade.Esse processo é conhecido como calagem.

O calcário também se forma a partir de depósitos de sais de cálcio na água. O calcário é utilizado na fabricação de cimento e de cal. A cal serve para pintura de paredes ou para a fabricação de tintas. A cal ou o próprio calcário podem ser utilizados para neutralizar a acidez de solos. Argilito É uma rocha sedimentar formada pelo desgaste de rochas que contêm o mineral feldspato, cujo principal componente é a argila compactada. Para que servem a areia e a argila? Areia – Fabricação de vidro. Argila – Tijolos,telhas,cerâmica. Rochas metamórficas São rochas que se originam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares por processos que alteram a organização dos átomos de seus minerais. Surge, então, uma nova rocha, com outras propriedades e, às vezes, com outros minerais.

Ardósia ( argila) - Mármore ( calcário) - Gnaisse ( granito) Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais. Ardósia ( argila) - Mármore ( calcário) - Gnaisse ( granito) A exploração de rochas e seus minerais Qualquer tipo de rocha ou de um mineral que tenha a aplicação econômica,ou seja,valor industrial ou comercial,é chamada de minério. Um local qualquer onde um minério é encontrado em grande quantidade é denominado de jazida.Uma jazida que está sendo explorada economicamente é denominada mina e a atividade de exploração do minério e denominada de mineração. Minérios brasileiros: Carvão mineral - combustível. Bauxita – matéria prima para obtenção do alumínio. Hematita - minério de ferro.