Modelo Entidade/Relação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Advertisements

Modelo Relacional e Transformação DER x Relacional
Mapeamento Modelo ER – Modelo Relacional
T I  C Módulo 2 Base de dados
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Banco de Dados I Aula 24. Agenda Conceitos: Relacionamentos Trabalho: construção dos relacionamentos.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
DESENHO de BASE de DADOS RELACIONAL
MODELO RELACIONAL Transparências baseadas no capítulo 3 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e capítulo 7 do livro de ELMASRI e NAVATHE Juliana Amaral e Rodrigo.
Sistemas de Informação Redes de Computadores
1 LEIC, LBD 2002, Gabriel David, Ana Paiva, Luis Paulo Reis Geração da base de dados lógica n A ferramenta de transformação do modelo EA para o modelo.
Projeto de Banco de Dados
Maurício Edgar Stivanello
Introdução a Bancos de Dados
Profa. Aline Vasconcelos
Prof. Carlos H. Marcondes
Dicionário de Dados Apresentação
Decodificador 2 para 4 (2 : 4)
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Grupo 5: Fernando Lourenço Pinho Costa Rafael de Souza Santos
Grupo 5: Fernando Lourenço Pinho Costa Rafael de Souza Santos
Unidade 5 – Exploração de uma base de dados em ambiente Windows
Bases de dados Bases de dados - Microsoft Access
Monitoria GDI Aula Prática
Ricardo de Oliveira Cavalcanti roc3[at]cin.ufpe.br
Modelo Relacional Uma base de dados é Uma relação é
Microsoft Access Carlos Sebastião.
I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
Introdução a Banco de Dados com exercícios de aplicação
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD
Abril.2001 Sistemas de Informação - Administração Pública1 Organização e Acesso a Dados Organização dos dados de acordo com um modelo conceptual que permita:
TIC 10º ano Construir Bases de Dados
UML – Diagrama de Classes
Maio.2002 Sistemas de Informação - Administração Pública1 Organização e Acesso a Dados - Exercício Uma empresa pretende desenvolver uma base de dados que.
ACCESS Introdução às Tecnologias de Informação II
ACCESS Módulo nº2. BD- Conceito Estrutura que permite armazenar informação sob a forma de um ou vários ficheiros de dados Esta informação deverá estar.
2.2.1Database System Concepts©Silberschatz, Korth and Sudarshan (Modificado) Capítulo 2: Modelo ER Conjuntos de entidades Conjuntos de relações Aspectos.
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
REGRAS DE PRODUÇÃO DO MODELO LÓGICO
1-1 Copyright © Oracle Corporation, All rights reserved. Administrando Objetos de Esquema Este capítulo abordará os seguintes tópicos: Visão geral.
1.
C URSO P ROFISSIONAL T ÉCNICO DE G ESTÃO E P ROGRAMAÇÃO DE S ISTEMAS I NFORMÁTICOS P ROGRAMAÇÃO E S ISTEMAS DE I NFORMAÇÃO 11 º ANO Módulo 12 – Introdução.
SGBD Sistemas de Gestão de Bases de Dados
Análise de Sistemas de Informação
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Sistemas de Informação (SI)
Desenvolvimento de uma base de dados
Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais
0781- ANÁLISE DE SISTEMAS DIAGRAMA ENTIDADE ASSOCIAÇÃO FORMADOR: PEDRO MARQUES FORMANDO : JOÃO P J A CORREIA Nº8 JUNHO DE 2010 Curso Técnico de Informática.
Módulo2: Tecnologias de Bases de Dados Aula nº 1 e 22010/
Banco de dados e tipos de programação
UCSal – Bacharelado em Informática
Projeto de Banco de Dados Ceça Moraes Dezembro/09.
Bases de dados relacionais
Análise e Projeto de Sistemas
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
Modelo Relacional, Chaves e Relacionamentos
 O Modelo E-R (Entidade-Relação)
Banco de Dados I 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
T ABELAS Banco de dados. Banco de dados = Conjunto de dados armazenado eletrônicamente Relação = Conjunto de elementos da mesma estrutura R ELAÇÃO.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Modelo Entidade/Relação (Modelo E/R - Modelo de representação de dados)

MODELO E/R É um instrumento de análise e desenho de base de dados. Fornece um método para estruturar os dados e as relações entre os dados. ENTIDADE Algo que se identifica através de um nome ou de uma descrição. Objecto que existe fisicamente ou na mente do “programador” e é identificado de maneira única e tem um conjunto de atributos que são sua propriedade.

RELAÇÃO DO TIPO UM PARA MUITOS ou 1:N Descrição da relação E2 1 N X Entidade X Y Atributo ou campo de uma determinada entidade Relacionamento Numa relação de 1:N, na entidade do “lado do N” tem que existir um campo que é chave estrangeira e por isso tem o mesmo nome e tipo da chave primária da entidade do “lado do 1”. Campo que faz parte da Chave primária Esquema relacional E1(X) E3(Y, X)

RELAÇÃO DO TIPO MUITOS PARA MUITOS ou N:N X Y E1 Descrição da relação E2 A1) N N Y E1 E3 E2 Descrição da relação Descrição da relação A2) 1 N 1 N X Y X Entidade de intersecção Esquema relacional E1(X) E3(X,Y) E2(Y) Na entidade de intersecção a chave primária é formada pelos campos com o mesmo nome e tipo dos campos que são chave primária das entidade que lhe deram origem. Transformação A1 para A2 é necessária para representação nos esquemas relacionais

RELAÇÃO DO TIPO UM PARA UM ou 1:1 Numa relação de 1:1 as chaves primárias de ambas as entidades são iguais (são campos com o mesmo nome e do mesmo tipo). X X E1 E2 Descrição Da relação 1 1 Esquema relacional E1(X) E2(X)

Exemplos

RELAÇÃO DO TIPO UM PARA MUITOS ou 1:N Pretende-se criar uma base de dados para fazer a gestão dos produtos existentes num armazém. Especificação 1: Cada tipo de produto tem um único fornecedor e cada fornecedor fornece vários produtos. Fornecedor N 1 fornece Produto Código fornecedor Código produto ...

Desenho do modelo de relações no Access ∞ 1 Código Fornecedor Código produto Nome produto ... Produto Nome fornecedor Fornecedor

Representação do esquema relacional Produto (Código Produto, Código fornecedor, Nome produto)   Fornecedor(Código Fornecedor, Nome Fornecedor) Tabelas relacionadas através do campo comum Código de fornecedor que é chave primária na tabela fornecedor e é chave externa (estrangeira) na tabela Produto.

RELAÇÃO DO TIPO MUITOS PARA MUITOS ou N:N Pretende-se criar uma base de dados para fazer a gestão dos produtos de uma empresa de venda directa ao público. Especificação 1: Posso fazer encomendas de vários produtos. Um tipo de produto pode ser encomendado por vários clientes. Encomenda Produto N Detalhes (Items) da Encomenda 1 contém Nº Encomenda Código produto A1) A2) Transformação A1 para A2 é necessária para representação nos modelos relacionais

Desenho do modelo de relações no Access N:N Desenho do modelo de relações no Access Encomenda Nº da Encomenda Valor ... Nº da Encomenda Código do produto ... Detalhes da encomenda Código produto Nome produto ... Produto ∞ 1 1 ∞

Representação do esquema relacional N:N Representação do esquema relacional Encomenda (Nº da encomenda ,Valor)   Detalhes da encomenda (Nº da encomenda , Código do produto) Produtos (Código produto , Nome produto) As encomendas e o produtos relativos a uma encomenda estão relacionados com o auxilio de uma tabela de intersecção: Detalhes da encomenda.

RELAÇÃO DO TIPO UM PARA UM ou 1:1 Pretende-se criar uma base de dados para fazer a gestão dos alunos da escola. Especificaçao 1: Um aluno para frequentar a escola tem que estar matriculado. Uma matricula corresponde a um único aluno. Nº Aluno Nº Aluno Aluno corresponde Matrícula 1 1 Nome

Desenho do modelo de relações no Access 1:1 Desenho do modelo de relações no Access Aluno Nº Aluno ... Nº Aluno Nome ... Matrícula 1 1

Representação do esquema relacional 1:1 Representação do esquema relacional Aluno (NºAluno)   Matrícula (NºAluno, Nome)