O.NET introduziu um forma orientada a objetos de trabalhar com arquivos. O namespace System.IO fornece diversas classes para trabalhar com arquivos textos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Python: Entrada e Saída
Advertisements

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Introdução à Programação Um enfoque orientado a construção de modelos em programas baseados em objetos Gustavo Motta Departamento de Informática - UFPB.
Paulo Marques Hernâni Pedroso
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA Prof. Thiago Pereira Rique
INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA
Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.1 Octave Cadeias e ficheiros.
Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2006/2007 Strings 4.1 Octave Strings.
Prof. Luis Otavio Alvares
Introdução à Linguagem C
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Arquivos. 2 Namespace System.IO Toda as classes relacionadas com dispositivos de entrada e saída encontram-se em System.IO Incluir no início do programa:
Linguagem C Strings.
Tópicos Tipos de Dados Variáveis por Valor Variáveis por Referência
Capítulo 6 Arrays & Clusters. Uma array é uma lista de informações indexadas todas do mesmo tipo. Ela pode ter no máximo ((2exp31)) -1 elementos por dimensão.
Capítulo 10 Strings & File I/O. Strings Strings são um conjunto de Caracteres ASCII. No Controle de Instrumentação pode-se converter valores numéricos.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
JAVA: Conceitos Iniciais
Strings: Cadeia de Caracteres
Unidade I: “Dê um mergulho rápido”
Profº Cláudio Barbosa VBScript – Manipulando strings Len() - Retorna o tamanho de uma string, ou seja, a quantidade de.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação
Ameliara Freire O comando de entrada de dados é utilizado quando desejamos fornecer um valor para um nosso programa. Os dispositivos.
Aula 6 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Prof. Natalia Castro Fernandes Engenharia de Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
PHP Tipos de dados Constantes.
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
Linguagem de Programação II Parte VII
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Fábio de Oliveira Borges
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
Aula Prática 12 Operações com Arquivos Monitoria
Linguagem de Programação JAVA
Prof. Daniel Aula 03.  Criar Projeto  Criar Pacote  Criando classes  Meu primeiro programa  Compilar  Comentários  Variáveis.
O Portal do Estudante de Computação
Linguagem de Programação JAVA
Aula 13 - Armazenamento de Dados em Arquivos
1 Introdução a C# Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 15/08/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
1 C# O tipo System.String Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 05/09/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Capítulo 5 Structures. A - Sequence E - Formula Node B - Case F - Variável Global C - For Loop G - Variável Local D - While Loop ABCD FG E.
By Ducheno Kelly Centro de Formação São Domingos.
Stream – Fluxo I/O Manipulação de arquivos texto
ARQUIVOS.
Linguagem de Programação C#
Ceça Moraes – Introdução à Programação SI1
Operações com Arquivos Monitoria A estrutura FILE  É como um tipo de dado, mas não é um tipo propriamente dito  Definido no arquivo cabeçalho.
M ÉTODOS DA C LASSE S TRING. FUNÇÕES COM STRING Uma string é um tipo texto que corresponde à união de um conjunto de caracteres. Em Java, as strings são.
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
Linguagem I Strings.
P ROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Módulo 9 Strings , Coleções e I/O
JAVA Sintaxe.
Fundamentos da Linguagem C#
Manipulando Arquivos Profª Líliam Leal.
Acabias Marques Luiz. III – Variáveis, constantes e executáveis Parte 1 – Introdução a linguagem  Variáveis e Constantes  Atalhos na manipulação de.
Aula – Sistemas Operacionais
Introdução Sintaxe Básica da Linguagem JAVA
Arquivos. Os computadores utilizam os arquivos como estruturas de dados para armazenamento de longo prazo de grandes volumes de dados. Dados mantidos.
 O que são arrays:  estruturas de dados homogêneas  coleção de elementos do mesmo tipo referenciada por um nome comum  um array pode ser imaginado.
Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial.
Array e ArrayList LPOO – 01/09/14.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação.
Arquivos textos (text)
IFRN Técnico em Informática para Internet Strings e Arquivos Texto Prof. Gilbert Azevedo.
Strings e Arrays Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Prof. Tiago Massoni (Slides Originais) Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de Informática,
Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB.
Transcrição da apresentação:

O.NET introduziu um forma orientada a objetos de trabalhar com arquivos. O namespace System.IO fornece diversas classes para trabalhar com arquivos textos, arquivos binários e streams de bytes. As classes contém diversos métodos para as operações mais comuns com arquivos : copiar, excluir, manipular os atributos, etc...

Arquivos Texto StreamReader - escrever arquivos texto StreamWriter - ler arquivos texto Arquivos Binários BinaryWriter – escrever arquivos binários BinaryReader – ler arquivos binários

Utilizada para ler uma sequência de bytes Principais métodos

A classe StreamWriter possuí os métodos Write – escreve no arquivo WriteLine - escreve no arquivo e pula uma linha

A classe StreamReader possuí os métodos: Read - Retorna o número de caracteres desejado pelo usuário ReadLine – Retorna arquivo linha por linha ReadToEnd - Retorna uma string com todo o conteudo arquivo

Classes para manipulação diretórios

A classe string possui uma série de métodos estáticos e não estáticos, que são utilizamos para formatação, concatenação, desmembramento, substring, etc. Vamos analisar alguns destes métodos da classe string.

Método não estático que permite pegarmos uma porção de uma string. Para utilizarmos o método substring, basta chamar o método a partir de uma variável string ou mesmo de uma string literal, conforme o exemplo.

Utilizado para localizar uma determinada palavra dentro da string. Este método retornará a posição da string desejada. Caso a string não seja encontrada, será retornado o valor -1.

As funções ToUpper e ToLower permitem colocar uma string em letra minúsculas ou maiúsculas, conforme o exemplo a seguir.

As funções startswith e endswith verificam se a string começo ou termina com uma determinada palavra ou caracter. Estas funções retornam um valor booleano (true ou false).

As funções de Trim servem para remover espaços em branco das strings. TrimStart remove os espaços em branco do início da string, TrimEnd remove os espaços em branco do final da string. Trim remove os espaços em branco do inicio e do fim da string.

A função Split serve para quebrar uma string em um array de strings de acordo com um separador. Ao contrário da função split, a função Join concatena um array de string inserindo um separador.

Apesar da versatilidade da classe string, operações com string podem consumir muitos recursos e causar perda de desempenho. Isto ocorre porque a cada operação o framework cria um novo buffer para a string resultante da operação, ao invés de aproveitar o buffer que está sendo utilizado. Isto é mais aparente em operações de concatenação.

Para não criar este tipo de problema, podemos utilizar a classe StringBuilder, do namespace System.Text. Esta classe permite a criação de strings aproveitando o buffer utilizado, o que torna o código mais eficiente.

Crie uma interface gráfica como esta:

Abra um arquivo texto Faça um método que diga quantos vezes uma palavra se repete teto do arquivo Grave em um outro arquivo o numero de repetições dessa palavra