Princípios reguladores da interação discursiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pressuposição e Implicatura
Advertisements

Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Um pedaço de bolo....
O EGA chega à Escola.
Às vezes perdemos tanto tempo na
Assim é a Vida....
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
MURAL DA TAM Música: Imagine/John Lennon.
A Boneca e a Rosa.
A Sem-esperança.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
O Aniversário.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Sugerimos não utilizar o rato e disfrutar
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Só piadas.
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
A mulher e a logomarca.
Um Irmão Especial.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
CASADOS...  .
Eu.
Conhecimento Explícito da Língua
Conhecimento Explícito da Língua
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
ACONCHEGO! Ligue o som.
As Meninas Superpoderosas
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
João e Mário ..
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Autoria do Texto: Desconhecida
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
Assim é a Vida....
É de Judeu e genial !!!!!!!. O Sr. Samuel, judeu, dirigiu-se ao banco onde tem todos os seus depósitos e poupanças, pediu para falar com o Gerente, e.
Encontros Marcados.
Complexidade Feminina
Estudo para reunião de célula
PONTO G Martha Medeiros.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Seja cooperativo, colabore o máximo com seu interlocutor. Princípio de Cooperação Verbal.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
FELIZ NATAL E Um Ótimo 2011 Crystal
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
FOFOCA.
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
A Ilha dos Sentimentos.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Receita de um Sonhador.
Os moços que me perdoem, mas hoje é dia de falar das amigas. É isso mesmo, de amiga pra amiga.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Transcrição da apresentação:

Princípios reguladores da interação discursiva Maria Serafina Roque

Para que a comunicação entre as pessoas seja eficaz, é necessário que elas adequem a sua contribuição conversacional, no momento em que a mesma ocorre, às necessidades do propósito da troca conversacional em que participam. Princípio de cooperação / Princípio de cortesia

Máxima da relevância (relação) Máxima da modalidade (modo) Princípio de Cooperação Máxima da quantidade Máxima da qualidade Máxima da relevância (relação) Máxima da modalidade (modo)

Máxima da quantidade O enunciado deve conter a informação necessária. Em S. Roque. Onde vives? Numa casa de 7 assoalhadas de dimensões médias: 1 sala de jantar e 1 sala de estar espaçosas; 3 quartos ; 2 WC; 1 garagem com lugar para 2 carros, ao cimo da rua dos Piquinhos, em S. Roque do Pico, nos Açores… No Pico. O enunciado deve conter a informação necessária.

Máxima da qualidade O enunciado deve conter informação verdadeira. Portugal pertence à UE? Claro que sim. Não. Não me lembro… O enunciado deve conter informação verdadeira.

Ainda não acabei o relatório, meu amo… Máxima da relevância Ainda não acabei o relatório, meu amo… Vamos à praia? O meu avô nasceu em 1910. Lamento, hoje não posso. O enunciado deve mobilizar informação pertinente, relevante.

Máxima da modalidade O enunciado deve ser ordenado, claro e breve. Pedi ao Pai Natal um daqueles computadores que não é bem um computador… bem, dá para fazer coisas que se fazem no computador. Por exemplo, ouvir música, ver revistas… e jogos. Deve haver uns jogos próprios para aquilo… Enfim, vai-se à net e está lá tudo. Aposto que aquele vírus que está a exterminar as pens também lá estava… Pois, como eu ia dizendo, gosto do Natal. Adorei receber as prendas no ano passado… O enunciado deve ser ordenado, claro e breve.

A oferece um ramo de flores a B. Emocionada, B comenta: O humor e a violação das máximas conversacionais A oferece um ramo de flores a B. Emocionada, B comenta: Oh! São flores? A responde: - Não… são cenouras! Um professor passa um exercício no quadro. Um aluno pergunta: - É para copiar para o caderno? Responde o professor: Não. É para fotocopiar.

Princípio de Cortesia Consiste na utilização de estratégias linguísticas destinadas a preservar as relações interpessoais e a evitar conflitos. Em português são muitas as construções e os usos linguísticos motivados pela cortesia linguística.

Sinais ou marcadores de acordo Expressões de cumprimento ou pré-sequências conversacionais (atos linguísticos rituais de natureza expressiva): Bom dia! Como está? E a família, tudo bem? Ora viva! Sinais ou marcadores de acordo A: O governo tem tomado medidas fortemente penalizadoras! B: Ora bem! / Pois! / É verdade. / Exato… / mm mm! Eufemismos O rapaz acabou por faltar à verdade.

Tempos verbais Diminutivos Queria um café. Podia trazer-me um copo de água? Gostaria de me encontrar consigo. Poderia dizer-me que horas são? Tome outro café… para a viagem! ≠ Passe-me o sal. Diminutivos Só um jeitinho (para eu poder passar)… (pedidos) Depressinha! (ordens) Juizinho nessa cabeça! (conselhos) Trago-lhe aqui um presentinho. (sinal de modéstia) Então, está boazinha? / Até loguinho! (sinal de simpatia ou de empatia).

Expressões de delicadeza Atos de fala indiretos Quer ler o texto? Importa-se de me passar o sal? Quer ter a gentileza de prestar atenção ao que eu digo? Expressões de delicadeza Chega-me esse caderno, por favor. Desculpe, mas não posso concordar consigo.