IMPERIALISMO Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GUERRA FRIA.
Advertisements

A era dos impérios
O IMPERIALISMO.
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
Imperialismo.
Tema 3 : A era dos Impérios
Frente 2 Aula 14 – Imperialismo norte-americano
Conflitos imperialistas:
Conflitos imperialistas:
IMPERIALISMO SÉCULO XIX OU NEOCOLONIALISMO
Descolonização da África e da Ásia
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA E NA CHINA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO - Profª Adriana Moraes
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
O Imperialismo.
IMPERIALISMO Prof. Delzymar Dias.
Imperialismo no Século XIX
China e o mundo contemporâneo
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
   A África do Sul conseguiu sua independência política em 1961 e declarou-se uma república. Mesmo com todas as adversidades, os países foram alcançando.
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
O imperialismo europeu
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
Neocolonialismo: O Imperialismo no século XIX
Imperialismo ou Neocolonialismo
NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Irlanda do Norte e País Basco
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CAMPUS I PROGAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID E. E. E. F e M. RAUL CÓRDULA PROFESSORA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID ESCOLA ESTADUAL RAUL CÓRDULA 1º GUERRA MUNDIAL.
FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO RETA FINAL SOMA
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Neocolonialismo na Ásia – anexação da china
O imperialismo (Neocolonialismo)
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
Conceitos: Imperialismo, “civilização”
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
África do Sul.
Evandro Albuquerque de Andrade
Imperialismo.
Profº: Maria de Lourdes
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Colonização Africana Colonização Africana.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Imperialismo na Índia
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX.
HONG KONG. Após a 1ª Guerra do Ópio (Em 1820, os ingleses haviam obtido a exclusividade das operações comerciais no porto de Cantão. Importador de seda,
Cap Crise do 2º Reinado.
IMPERIALISMO.
 EUROPEUS FIXADOS SOLIDAMENTE  TRADIÇÃO E CULTURA MILENAR  MAIOR ORGANIZAÇÃO MILITAR.
Prof. Natania A Silva Nogueira
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo);
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Imperialismo e Neocolonialismo
Transcrição da apresentação:

IMPERIALISMO Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas. O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. Esta prática está registada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.

APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL

O FARDO DO HOMEM BRANCO

GUERRA DOS BÔERES A Guerra Boer (ou dos bôeres) foi o confronto entre o Reino Unido e os fundadores das repúblicas independentes de Transvaal e Orange, no nordeste da África do Sul. O conflito, que durou de 11 de outubro de 1899 a 31 de maio de 1902, iniciou-se com a tentativa da Coroa britânica de anexar as duas repúblicas, ricas em jazidas de diamante, ouro e ferro. Os bôeres, que ocupavam a região desde 1830, lutaram para preservar sua independência. Os ingleses vêem nesse nacionalismo um perigo à dominação do Reino Unido no sul da África.

IMPERIALISMO NA ÍNDIA A Índia foi mais um país afetado pelo Imperialismo Britânico, que impôs através da formalidade o domínio militar e cultural através da justificativa do Darwinismo Social e do Eurocentrismo (Europa como centro do mundo e cultura superior às outras). Com o fim de acabar com o imperialismo britânico na Índia a população fez a Revolta dos Cipaios, em que nacionalistas indianos apoiados pela população local e pelo exército da Índia reivindicavam o direito indiano à liberdade. Mas a revolta foi sufocada pela Inglaterra. Mais tarde, Mahatma Gandhi propôs uma luta sem armas e sem sangue derramado através do boicote de varios produtos ingleses.

IMPERIALISMO NA CHINA O Reino Unido começou sua investida, através de acordos comerciais com o Imperador da China. Em 1839, o Imperador proíbe o comércio de Ópio em seu território, cujo era comercializado pelo Reino Unido na Índia. Mas os britânicos não acataram as ordens e continuaram a comercializar a droga. Como punição o governo chinês afunda alguns navios britânicos. Este fato serve de pretexto para o Reino Unido declarar guerra à China. Com uma marinha superior a da chinesa o Reino Unido vence, e como pagamento ao vencedor a China teve que ceder a Ilha de Hong-Kong e abrir diversos portos.

REVOLTA OU GUERRA DOS BOXERS Revolta dos nacionalistas chineses contra estrangeiros e cristãos chineses ocorrida entre 1900 e 1901. É uma reação à intervenção externa e à submissão da dinastia Manchu à dominação européia na China. O movimento parte de uma associação secreta, a Sociedade Harmoniosos Punhos Justiceiros, conhecida como Sociedade dos Boxers, presente no norte do país.

CANAL DO PANAMÁ