Conferência Vicentina Paróquia Sagrada Família do Calhariz de Benfica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As dez principais dificuldades de um novo convertido
Advertisements

TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
Proposta Pastoral 2006.
Técnicas de Conservação
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
COMPROMISSO CRISTÃO.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A bendita entre as mulheres
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
Espiritualidade Conjugal
As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta
PASTORAL FAMILIAR. PASTORAL FAMILIAR __________________________________________________ Pastoral Familiar __________________________________________________.
Bem-vindo/a.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
FÉ? PARA QUE SERVE?.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE
Missão Ajudar para um mundo melhor Apoiar famílias carenciadas; A nossa Associação destina-se a ajudar e a servir as necessidades de quem nos procura.
29- O CUIDADO PELOS IDOSOS
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Projeto Igreja do Lar “Uma Igreja Que Cuida!” Pr. Edson Luiz Moreira
SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo
SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
SEJAM BEM-VINDOS GRUPO DE APOIO.
QUEM SOU EU?.
CARISMA: FORÇA DA NOSSA MISSÃO
Palavra de Vida Fevereiro de 2009 Chiara Lubich.
As Meninas Superpoderosas
Estratégias de Recrutamento
2º Versão Aprovados pela Assembléia Mundial em Guadalajara no dia 7 de setembro de 1990.
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
12 de junho - Dia de Santa Paula Frassinetti
Formação Básica para Novos Vicentinos
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Jovens Avivados! Ceen Campo Belo.
A RESPONSABILIDADE NAS ENS CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE CASAL LIGAÇÃO
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
FORMAÇÃO BÁSICA.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
NOVENA A MARIA AUXILIADORA Com Maria, ao encontro do sonho de Deus.
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
12 DE SETEMBRO DE 2015 Religião de verdade, que agrada a Deus, o Pai, é esta: cuidem dos necessitados e desamparados que sofrem e não entrem no esquema.
Diocese de joinville - SC
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
O pastor é o principal responsável por este programa.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
CAPACITAÇÃO PARA PRESIDENTES
- 14 dezembro -. # PENSAMENTO Mostra-me, Senhor, os teus caminhos! Salmo 24.
“Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o Sábado e guarda.
Diretorias de Obras Unidas “Os vicentinos dedicam-se a procurar as pessoas que são vítimas do esquecimento, da exclusão e da adversidade” (Regra – p.17)
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Conferência Vicentina Paróquia Sagrada Família do Calhariz de Benfica Francisco de Assis Paróquia Sagrada Família do Calhariz de Benfica

INDICE Ser Voluntário? Como Ser Voluntário? Conferência Vicentina O QUE É A CONFERÊNCIA VICENTINA? COMO ATUA A CONFERÊNCIA? O que faz a Conferência? Alguns Números e Factos COMO AJUDAR? COMO FALAR CONNOSCO? Um Convite… Como aderir... LOGOTIPO DA SSVP FUNDADOR DA SSVP

SER VOLUNTÁRIO! A solidariedade está cada vez mais na “ordem do dia”. Por todo o lado se sente que há cada vez mais pessoas com vontade de ajudar, muitas vezes sem saber a quem ou como. As famílias que apoiamos, pedem-nos frequentemente ajuda em áreas para as quais temos dificuldade em dar resposta. Acompanhamos pessoas que precisam de um picheleiro porque a casa de banho não funciona, um eletricista porque têm problemas elétricos em casa, um advogado porque precisam de ajuda para lutar pela pensão dos filhos, um psicólogo que os apoie na depressão... Para procurar dar resposta a estes pedidos, a Conferência Vicentina Francisco de Assis, da Paróquia da Sagrada Família pretende lançar um novo desafio. Sabemos que nem tudo se consegue com a ajuda material, por isso, porque não partilhar, em comunidade, o nosso tempo e aquilo que sabemos fazer, especialmente em prol dos mais desfavorecidos? A formação de cada um e a sua experiência podem ser muito úteis, simplesmente colocando-as ao serviço dos nossos irmãos. Se quiser colaborar, indique-nos o que sabe fazer e de que forma o pode fazer. A arte e o tempo de cada um pode ser tão ou mais útil que a ajuda material.

COMO SER VOLUNTÁRIO? Pode oferecer aquilo que sabe fazer, de acordo com a sua formação, por exemplo: • prestação de cuidados a idosos • consultas de psicologia • explicações • trabalhos de pichelaria • trabalhos de eletricista Pode também ajudar-nos com os seus conhecimentos e experiência, dando-nos sugestões, por exemplo: • Atividades que ocupem as pessoas para as ajudar a sentirem-se úteis • Conhecimento sobre as melhores oportunidades de casas para alugar • Melhores estabelecimentos para compra de bens • Procurar as melhores soluções para quem está em risco de perder a casa por já não a conseguir pagar • Formas de poupar energia e de escolher o melhor contrato Deus dá a cada um dons diferentes. Ficaremos todos mais ricos se os partilharmos.

CONFERÊNCIA VICENTINA A Conferência Vicentina Francisco de Assis tem como missão a ajuda aos mais carenciados. Neste momento é constituída por 7 elementos que se reúnem quinzenalmente aos Sábados, às 17h30, na Igreja da Sagrada Família do Calhariz de Benfica. A conferência continua aberta a quem quiser colaborar connosco. Todos são bem-vindos. 

O QUE É A CONFERÊNCIA VICENTINA? A Sociedade de S. Vicente de Paulo é uma associação mundial de leigos que tem como missão a assistência espiritual e material, a situações de solidão, sofrimento ou pobreza. É uma sociedade independente da Hierarquia Eclesiástica, com estatutos próprios, no entanto, é composta por leigos cristãos, que, pela unidade da Fé, se ligam estreitamente à Igreja de Cristo. As conferências são a unidade básica desta Sociedade. Reunem-se periodicamente para planearem e prepararem a sua ação. 

COMO ATUA A CONFERÊNCIA? A Conferência Vicentina reúne periodicamente para formação dos seus membros, para planear a sua ação e analisar os "casos" que vão surgindo. Sempre que chega um pedido de ajuda, é nomeada uma equipa de pelo menos dois elementos, que ficam encarregues de acompanhar o caso. O primeiro passo é uma visita à pessoa ou família para conhecer "in loco" as dificuldades que a afetam, verificar os rendimentos e despesas, e avaliar o tipo de ajuda que precisam. É importante frisar que a nossa principal missão é promover a dignidade e integridade de quem necessita. A ajuda material, com que muitas vezes assistimos, é apenas um meio para um fim muito mais importante. A ajuda material que oferecemos é sobretudo roupa, alimentos, medicamentos e empréstimo de algum material ortopédico. A Conferência nunca dá dinheiro, apenas oferece ou ajuda na aquisição de bens de primeira necessidade.

O que faz… A acção vicentina tanto pode ser exercida: Mas a todo o tempo e em todo o lugar o vicentino procura dar testemunho da sua fé cristã, traduzida em obras. A Sociedade mantém e dirige Lares, Casas de Trabalho, Centros de Dia, Casas de Idosos, Salas de Estudo, Jardins de Infância, Colónias de Férias para crianças e/ou idosos, Dispensários, Roupeiros, etc. Não há problemas que estejam fora do âmbito da Sociedade. O contacto pessoal dos Vicentinos – na visita – é a característica da acção vicentina que se estende aos mais variados sectores: na prisão ou em outro local de internamento. no domicílio do necessitado no hospital - Doença ou diminuição mental física; - Carências Económicas;   - Marginalidade e desajustamento social; - Falta de Cultura. - Problemas familiares e Sociais;   - Desamparo das crianças;   - Solidão dos Idosos; - Álcool e droga;

Alguns Números e Factos Presente em 138 Países, estima-se que haja 900.000 Vicentinos, distribuídos por 47000 Conferências. Em Portugal, o número de Vicentinos é cerca de 11.000, distribuídos por 900 Conferências. A SSVP presta, em média anual, assistência a 28500 famílias, 94000 pessoas. Distribui livros, medicamentos, géneros alimentícios, material diverso; ajuda à construção de alojamentos; apoio à busca de colocações; assegura uma presença de solidariedade humana.

COMO AJUDAR? Há muitas formas de colaborar com a Conferência. ORAÇÃO A primeira de todas é a Oração. É fundamental a oração pela Família Vicentina e por todas as pessoas a quem prestamos auxílio. A nossa Conferência esteve durante muitos anos "estagnada" e de um momento para o outro, sem "explicação aparente", tem crescido em número e entusiasmo. Tudo isto não acontece por acaso. INFORMAÇÃO DE SITUAÇÕES DE POBREZA Dar-nos a conhecer famílias que estejam a passar por dificuldades, é uma das maiores ajudas que podemos receber. É particularmente difícil chegar à chamada "pobreza envergonhada", famílias que, de um momento para o outro, se viram atiradas para situações aflitivas, e que não têm coragem de pedir ajuda. Colabore connosco procurando e informando-nos sempre que conhecer alguém que precise de ajuda. UNIR-SE À FAMÍLIA VICENTINA Junte-se à nossa Conferência e colabore na nossa missão. Há em muitas pessoas a vontade de ajudar, mas esbarram muitas vezes na dúvida de saber a quem e como. A nossa ajuda não é meramente material, mas procura sobretudo promover a dignidade e a reabilitação das pessoas ajudadas. Os nossos encontros são aos Sábados, às 17h30 (15/15 dias), na Igreja da Sagrada Família do Calhariz de Benfica. OFERTA DE BENS A oferta de bens ou dinheiro é fundamental para a assistência material que prestamos. Por muito que nos custe a aceitar, há pessoas com fome e sem dinheiro para medicamentos na nossa freguesia. As ofertas podem ser de qualquer valor, e apenas pontuais, mas são muito importantes para nós as ofertas regulares, isto é, pessoas que oferecem todos os meses um valor fixo. Isto permite-nos gerir com mais facilidade o nosso orçamento e controlar as despesas que podemos efetuar em cada mês.

COMO FALAR CONNOSCO? Poderá contactar-nos pelo nosso email jovensvicentinossfa@gmail.com . Pode também comparecer numa das nossas reuniões na Igreja da Sagrada Família do Calhariz de Benfica (Lisboa), aos Sábados às 17h30 de 15/15 dias.

Dirigimos-te um convite que responde à tua Vocação Cristã! "Sou Cristão, mas como provo a minha fé? Se eu pudesse ajudar... Como o posso fazer? Se disseste estas palavras, és um Cristão consciente a quem o Senhor inspira e chama para uma vocação cristã de caridade directa que pode ser a vocação vicentina. Dirigimos-te um convite que responde à tua Vocação Cristã! No dia 14 e 15 de Setembro 2013 podes participar no nosso Retiro Espiritual de grupo no Seminário d’Aguilha (Quinta da Torre d’Aguilha - 2785-599 São Domingos de Rana). Vem ter connosco, os mais necessitados precisam de ti! Mais informações, contacta o Presidente da Conferência, Orlando Mendes (910676653 ou 969250479)

Queremos formar um grupo de Jovens Vicentinos forte e coeso! É fácil aderir à SSVP. Não são exigidas qualificações especiais, basta o desejo de te unires a outros, para ajudar os necessitados em espírito de amor cristão. A Paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica espera por ti e pela tua ajuda! Esperamos nós e espera o Senhor! Queremos formar um grupo de Jovens Vicentinos forte e coeso!

LOGOTIPO DA SSVP • O peixe é o símbolo do Cristianismo. • O olho do peixe representa o olhar atento de Deus, preocupado particularmente com os mais desfavorecidos. • A cauda do peixe, com as linhas cruzadas, traduz a unidade entre os membros e, simultaneamente, a comunhão com os pobres. • O círculo pretende transmitir a abrangência global de uma Sociedade sem fronteiras. A SSVP está presente em quase todo o mundo.