Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Como organizar um, sem esquecer nada
Programa Nas Ondas do Rádio
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
PORTIFÓLIO & MIDIATECA
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Linguagem Audiovisual
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Mapa Mural da Sustentabilidade
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Reunião de Formação: Equipe Nas Ondas do Rádio DRE 25/04/2011 Programa Nas Ondas do Rádio.
Documentação de projetos
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
BLOG 3º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
Breve manual educomunicativo para cobertura em foto & vídeo
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Blog Abril de 2010 Programa Nas Ondas do Rádio. O que é um blog? Blog é um site (fica hospedado em um endereço virtual, URL). O nome vem de web log. Sua.
Como elaborar um projeto
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Aprendendo a fazer BLOG
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Fotografia 6º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)
Produzindo Rádio na Escola
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
APRESENTAÇAO: SIRLENE S. GUIMARAES EDUCADORA EM SAUDE
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
Oficina de Gimp Tratamento de imagens
Treinamento placas General Vision
INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron
Reunião Administrativa
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014
Teacher Marilisa Lichtenberg English
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
PROGRAMAÇÃO GERAL.
Pastoral da Comunicação
Criatividade e anúncio em tempos de rede
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
Fotojornalismo 4º encontro. “Se suas fotos não estão boas o suficiente, é porque você não está perto o suficiente” Robert Capa.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IMPRENSA JOVEM Encontro IV.
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Programa Nas Ondas do Rádio 2014
CINEMA NA ESCOLA Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Encontro 4.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
1º) MOSTRAR O OBJETIVO DA FOTO Uma foto tem que falar por si. Ela deve passar o tema central. Garanta sempre o objetivo primeiro tirando uma boa foto.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Sobre a fotografia Breve História da Fotografia O “Olhar” Fotográfico A Linguagem Fotográfica Imagem Fotográfica x Realidade Documento e Memória Comunicação.
Transcrição da apresentação:

Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IMPRENSA JOVEM Encontro II Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014

Cronograma Cobertura jornalística e Webwriting Fotojornalismo Radiojornalismo Telejornalismo Criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem (a distância)

Escolha do equipamento FOTOGRAFIA: CONHECIMENTOS BÁSICOS Fotojornalismo Escolha do equipamento FOTOGRAFIA: CONHECIMENTOS BÁSICOS Operação básica

Entre um clique e outro Observe as capas de jornais e revistas. É possível avaliar a importância das fotos para o jornalismo? 1

Bons motivos para fotografar Existem várias e importantes razões para se aprender a fotografar: O Registro em si é algo importante para a preservação da memória histórica de pessoas, eventos e instituições. 2 2. Num mundo obcecado por imagens, a Fotografia também ocupa um papel preponderante como forma de comunicação. 3

Bons motivos para fotografar O ato de fotografar também pode ser um Discurso, formando ou mudando opiniões. 4. No âmbito da escola, fotografar educa o olhar para ser crítico em relação às imagens 4

A câmera certa Nos dias de hoje, existe uma infinidade de opções para todos os usos e com preços muito diferenciados. A tecnologia digital predomina então, a menos que você deseje aprender revelação química por razões artísticas ou profissionais, não precisará se preocupar com filmes e revelação. 5 6 Esta regra tem uma exceção: confeccionar máquinas Pinhole, basicamente caixas (ou latas) com um buraquinho − daí o nome “buraco de alfinete” − que usam filme fotográfico, pode ensinar bastante sobre a tecnologia e a linguagem desta arte. Pesquise sobre fotografia Pinhole em http://www.pinholeday.org 6

Escolha seu equipamento! TIPO EXEMPLOS VANTAGENS DESVANTAGENS Câmeras digitais de baixo custo Webcams e Dispositivos fotográficos incluídos em fones celulares. Custo baixo, portabilidade, discrição. Baixa qualidade de imagem, fragilidade. Câmeras de uso amador Câmeras com lentes fixas e ajustes automáticos. Custo baixo a médio, com vários recursos automáticos. Poucas possibilidades técnicas,fragilidade. Câmeras Semi-profissionais Câmeras com lentes intercambiáveis. Excelente qualidade (custo-benefício), recursos manuais. Preço alto, pouca resistência Câmeras profissionais Câmeras com lentes intercambiáveis . Excelente qualidade, recursos manuais, resistência. Preço altíssimo.

Em ação! Ajuste as câmeras para uma resolução “média” a “boa”. Caso a imagem necessite ser reduzida, diminua a qualidade na edição. Atente para um bom enquadramento, enfocando com precisão o objeto da imagem. Não tente “conciliar” retrato e paisagem: ou é um, ou é outro. Evite bater sempre a mesma foto: busque ângulos ousados e inesperados. Use o Flash mesmo durante o dia: ele equilibra melhor a luz nas imagens. Nas externas, evite a luz direta do sol, especialmente nos horários próximos ao meio-dia. Teste vários ajustes diferentes da câmera fotografando o mesmo objeto.

Em ação! Use um tripé ou, ao menos um monopé. É muito difícil obter uma imagem sem um apoio fixo. Só recorra ao Zoom quando não puder se aproximar do objeto enquadrado. Evite particularmente o uso do Zoom digital. As câmeras digitais modernas contam com bons ajustes automáticos de abertura e foco. Para abrir mão deles, é necessário ser um operador experiente. Garanta a melhor produção de imagens que for possível. Lembre-se: a maioria dos problemas NÃO pode ser resolvida na edição. Mais do que tudo: TENTE! A ordem é experimentar.

Durante a cobertura fotográfica Todas as pessoas cuja imagem venham a ser veiculadas deverão manifestar sua autorização para a publicação das mesmas. Há sites específicos para postagem de fotos (Ex. Picasa). Todos necessitam de cadastramento prévio que deve ser providenciado ANTES do evento. Por maior que pareça ser o espaço disponível nesses repositórios, a transmissão de mídia ainda é problemática. Por isso, convém manter o limite de tamanho dos arquivos em torno de 5 Mb. A cobertura deve ser um trabalho integrado, com horários definidos para a captação de material (cerca de uma hora), edição (uma hora e meia a duas horas) e publicação (30 minutos a uma hora). Assim, leve em conta um período de três a quatro horas bem aproveitadas para o cumprimento da meta de uma postagem diária.

Durante a cobertura fotográfica Dificuldades 9 7 8 Contraluz: flash Palco e platéia: procure um ângulo para registrar os dois. Às vezes temos espaço para apenas uma foto 11 12 10 Sombra: afaste o assunto da parede 11 12 Qual é a pauta? Qual o assunto a ser fotografado? A foto deve ser a do entrevistado ou a do grupo?

Após a cobertura fotográfica Os arquivos digitais do material bruto e das produções finalizadas são a base do portifólio e da midiateca. Devem ser descarregados das câmeras e salvos em mídias de backup como CDs e DVDs. Depois de finalizada a cobertura, é necessária uma reunião com a equipe na qual todos os participantes expressem sua avaliação pessoal. A avaliação final da atividade deve ser levada ao conhecimento de todos os participantes. Elaborar um relatório final com os aspectos relevantes da ação realizada garante aos educadores a justificativa pedagógica para o desenvolvimento de novos projetos educomunicativos.

Soldado inglês perde a compostura e desmaia em apresentação Atividade Para começar, procure algo inusitado ou novo que esteja acontecendo ao seu redor, nesse exato momento. 2) Vá a campo e registre, por meio de imagens, o fato que está em curso. As imagens devem “falar por si próprias”. 3) Volte para a “redação” e redija, ao menos, cinco legendas para cinco fotos pré-selecionadas e já editadas (ou seja, trate as fotos antes de finalizar seu trabalho). 4) Publique as fotos no blog indicado pelo(a) formador(a). 5) Divulgue e acompanhe a repercussão do fato registrado! 13 Soldado inglês perde a compostura e desmaia em apresentação

REFERÊNCIAS

Imagens Imagens copiadas do site: https://www.google.com.br/ 2. Imagem copiada do site: http://www.afraudedoseculo.com.br/. 3. Imagem copiada do site: http://ocasionalidades.wordpress.com/2007/08/14/o-beijo-mais-famoso-acabou-o-misterio/. 4. Imagem copiada do site: http://mundo-da-fotografia.blogspot.com/2009/03/guerra-do-vietname.html. 5. Imagem copiada do site: ttp://www.pixmac.com.br/picture/filme/000046388677. 6. Imagem copiada do site: http://mjfdesign.net/ths/photopin.html. 7 a 10. Imagens copiadas do site: http://noarimprensajovem.blogspot.com.br/ 11 e 12. Imagens copiadas do site: http://noarimprensajovem.blogspot.com.br/ 13. Imagem copiada do site: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL606003-6091,00-GUARDA+DESMAIA+EM+FRENTE+A+CHEFE+NO+CANADA.html.

Quem somos? Cadu Fernandez Carmen Gattás Carlos Alberto Mendes de Lima FORMADORES Anderson Zotesso  Cadu Fernandez  Carmen Gattás Débora Menezes Isabel Santos  Kassandra Carvalho Katia Cristina   Izabel Leão  Mariza Pinto  Paola Prandini  Patrícia de Oliveira   Regina Vilela  Salete Soares Silene Lourenço  COORDENAÇÃO Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio)