Ministério do Diaconato

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
Advertisements

Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
1ª Aula de MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Estudos Bíblicos.
Quais são os ingredientes de um casamento feliz?
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A REVERÊNCIA NA CASA DO SENHOR
Aspectos Preliminares – Efésios 4: 12-16:
O que faz o “CONSOLIDADOR”
Ganhar - Consolidar - Treinar - Enviar -
Reavivamento e Reforma
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
CAMPANHA VOU TRIUNFAR VILA SOLANGE 2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
LIDERANÇA MINISTERIAL
VÓS SOIS O SAL DA TERRA... VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...
A PROGRAMAÇÃO E DINAMISMO DE UMA CÉLULA
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS VILA SOLANGE ANOS DE GRANDES CONQUISTAS VILA SOLANGE.
O LÍDER COMO SERVO Cuidar de um grupo de compartilhamento requer bastante trabalho, mas ao mesmo tempo é um privilégio e traz recompensas infinitas.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Como atender “AA” e “AN”
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS VILA SOLANGE ANOS DE GRANDES CONQUISTAS VILA SOLANGE.
MDA, MODELO E ESSÊNCIA.
ATOS DOS APÓSTOLOS.
Primeira reunião do Ministério de Louvor
CONSTRUINDO AMIZADES VERDADEIRAS
Dons Espirituais Mordomia dos
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Projeto Igreja do Lar “Uma Igreja Que Cuida!” Pr. Edson Luiz Moreira
INÍCIO PONTUALMENTE: 19H30 ACOLHIDA: NESTOR 5M
TREINAMENTO DE LÍDERES
VOTO BATISMAL ESTEIO - RS.
CULTO DE ENSINO VILA SOLANGE MÊS DO DIZIMISTA E OFERTANTES.
CÉLULAS COMO FAZER A TRANSIÇÃO
QUANTIDADE Com Amor e Cuidado QUALIDADE + UNIDADE =
A Igreja é uma organização ou um organismo?
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
Recomendações para 2013 Colossenses 3:11-17.
IASD – CENTRAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO 26/09/2009.
BEM-VINDO À FAMÍLIA DE DEUS
SANTIDADE + CONSAGRAÇÃO
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
Conquistando Maringá.
As cinco funções da célula
IGREJABATISTABRASILERIA
Igreja Pentecostal da Bíblia
Dicas para o sucesso da Recepção
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS VILA SOLANGE ANOS DE GRANDES CONQUISTAS VILA SOLANGE.
Igreja Presbiteriana do Brasil Manual Presbiteriano
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
A Parábola do semeador Lucas 8:
Essenciais da Igreja Evangelizar.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
LIÇÃO 9 O MINISTÉRIO DE PASTOR Prof. Lucas Neto 1.
COMO FAZER UMA REUNIÃO DE NOEB
LIÇÃO 4 PASTORES E DIÁCONOS Prof. Lucas Neto 1.
LIÇÃO 12 - O DIACONATO Prof. Lucas Neto 1.
REVELAÇÃO DA EDIFICAÇÃO
TLC - Treinamento de Líderes de Células
Treinamento de Lideres de Células
TLC - Treinamento de Líderes de Células
“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). SVE 1 FAZENDO UM BOM.
Pr. Érico Tadeu Xavier1. 2 Originou-se da controvérsia que surgiu em torno do cuidado pelas viúvas da igreja de Jerusalém. O fato de que era exigido daqueles.
TLC - Treinamento de Líderes de Células
O MINISTÉRIO DIACONAL Pr. Josias Rodrigues.
CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO?
Transcrição da apresentação:

Ministério do Diaconato

BASE BÍBLICA PARA O MINISTÉRIO DO DIACONATO O Diaconato, é um modelo ministerial neo-testamentário, não constando por isso do Velho Testamento. Trata-se de uma função estabelecida especialmente para a Igreja do Senhor Jesus Cristo. o próprio apóstolo Paulo faz menção diversas vezes, da função ministerial do diácono em suas epístolas, ressaltando ainda sua importância no contexto da igreja local, estabelecendo inclusive os requisitos fundamentais essenciais para a escolha do candidato ao Diaconato. Atos 6:02-06; Fp 1:01; I Tim. 3:08-13

A palavra diácono, aparece cerca de 30 vezes no Novo Testamento e significa: Diakonos (Grego) = servo Diaconia (Grego) = Servir, ministrar, tanto em coisas práticas ou espirituais. A pessoa portanto, que abraça o ministério do Diaconato, deve estar disposta a trabalhar em todas as áreas possíveis, desde trabalhos manuais e braçais ( serviços de cozinha, preparar a ceia, fazer a contagem das ofertas, limpeza, ... ) a serviços que normalmente denominamos espirituais ( aconselhamento, expulsão de demônios, ministração da Ceia do Senhor, pregação da Palavra de Deus, visitas, etc ... )

REQUISITOS BÍBLICOS PARA INGRESSO N0 DIACONATO Atos 6:01-04; I Timóteo 3:08-13. - 01. Boa reputação; 02. Cheio do Espírito Santo; 03. Cheio de sabedoria; 04. Cheio de fé; 05. Honestos; 06. Não cobiçosos de torpe ganância; 07. Guardar o mistério da fé em uma pura consciência; 08. Devem ser primeiramente provados; 09. Irrepreensíveis; 10. Maridos de uma só mulher; 11 . Governar bem seus filhos; 12. Governar bem suas casas; 13. Não de língua dobre; 14. Não dados a muito, vinho.

O MINISTÉRIO DOS COOPERADORES No Novo Testamento,lemos várias passagens, principalmente nas epístolas de Paulo sobre a importância do Ministério dos Cooperadores. Fp 1 :05, Col. 4:07-11, I Cor. 3:06-09, Rom. 16:03, Fp 4:02-03 Podemos dizer sem sombra de dúvidas que o trabalho do cooperador estará sendo observado pela liderança local, para uma futura e possível ordenação diaconal, visto que os diáconos devem ser primeiramente experimentados; e este tempo de experiência é realizado durante o tempo que em o obreiro serve como cooperador. O trabalho dos cooperadores, é auxiliar de maneira geral em tudo o que for necessário para a expansão do Reino de Deus. Trabalham em evangelização, organização da igreja, ajuda aos necessitados, etc ...

PREPARANDO-SE PARA SERVIR Como todo servo de Deus, o diácono ou o cooperador deve cultivar em sua vida hábitos e uma disciplina, que visem desenvolver sua vida cristã, tendo em vista o aprimoramento de seu ministério. As áreas a serem trabalhadas são: Humildade; Submissão; Coração de servo; Disciplina; Organização; Conhecimento Bíblico (Leitura e estudo diário da Palavra de Deus) ; Oração, jejum e vida de adoração.

Coisas que todos os Oficias devem observar: 4 Coisas que todos os Oficias devem observar: Pontualidade: O oficial escalado deverá chegar pelo menos meia hora para verificar todos os detalhes para o bom funcionamento do culto. Se houver necessidade de faltar ou chegar atrasado, notificar com antecedência ao diretor do Diaconato, para que este faça as substituições necessárias. Identificação: é obrigatório o uso do crachá para identificar os oficiais em serviço, aos visitantes e membros da igreja. Os crachás não deverão ser levados para casa dos oficiais, pois estes poderão esquecê-Ios, o que prejudicaria o trabalho. Postura: Durante o exercício de suas funções, os oficiais não deverão abandonar o seu posto, nem ficar conversando. Os escalados na recepção não devem permanecer de costas para a rua, para que possam recepcionar os visitantes e estar atento ao movimento da rua (segurança). Relacionamento pessoal: O oficial deverá sempre ser agradável, amável, solícito, evitando pronunciar asperamente as palavras, lembre-se: " A resposta (palavra) dura suscita a ira, mas a branda acalma o furor. " (Provérbios 15:01) .

Atribuições dos Oficiais escalados para serviço: 1. Recepção: será composta por 2 pessoas. Atender inicialmente as pessoas que chegarem a Igreja, encaminhando-as para um local adequado ( de preferência na frente ); Distribuir boletins; Entregar e recolher canetas e fichas de cadastro para os visitantes; Observar atentamente os veículos estacionados, e solicitar o apoio sempre que notar algum movimento estranho próximo aos veículos.

Auxiliar na ministração aos convertidos, enfermos, endemoninhados, ... 2. Intercessão: será composta por duas pessoas que deverão: • Interceder durante toda a reunião pelos principais motivos, tais como: salvacão. libertação, cura, edificação, f1uir do Espírito Santo, mover de unção, etc ... Deverão ainda: Orar pelo Ministério de Música, para que através do louvor e adoração, o Espírito de Deus nua e toque os corações e cadeias sejam quebradas; Orar pelos pastores e/ou pregadores, para que o Senhor use-os poderosamente; Evitar distrair-se, pois poderá perder o foco e a sensibilidade durante o período de intercessão; O (a) Intercessor (a), poderá permanecer em pé, sentado, ou caminhando durante as reuniões, sempre com muita serenidade e discrição; Auxiliar na ministração aos convertidos, enfermos, endemoninhados, ...

Apoio: será composta por uma pessoa que terá como função principal dentre outras: Verificar toda a estrutura física da igreja como colocar as cadeiras em ordem, envelopes nas cadeiras, água no bebedouro, copos para a água, salvas ou cestas para as ofertas, banheiros em ordem e supri-los com papel higiênico e verificar sua limpeza, levar água para o pregador logo no início da pregação de maneira serena e tranqüila; Auxiliar a equipe de recepção, bem como atentar para as crianças encaminhando-as para o Depto com Crianças;

Atribuições da equipe de apoio: Zelar pelo bom andamento da reunião( observar comportamento inadequados como o de pessoas que eventualmente entrarem na igreja alcoolizados ... ) Auxiliar na ministração aos enfermos e durante os apelos; Auxiliar a intercessão, orando durante os cultos; Após o culto verificar as instalações ( se há torneiras abertas, luzes acesas, ... ) Estar atento durante toda a reunião estando pronto para auxiliar em cada área ( música, pastores, recepção, ... ) Fazer a contagem geral de presentes de forma muito discreta, incluindo o número de crianças e transmitir os dados ao tesoureiro, antes do levantamento das ofertas.

Para o bom andamento do trabalho, a equipe diaconal deve observar ainda: Os oficias deverão chegar à igreja meia hora antes do início do culto. Antes de cada culto, os oficias deverão participar de uma pequena devocional e oração. Todo primeiro sábado do mês haverá a reunião geral com os Oficiais, às 18h30. Todo Oficial deve participar ativamente de uma célula, do TADEL e dos cursos de reciclagem. Na impossibilidade de cumprir a escala, o oficial deverá notificar sua ausência com antecedência ao Oficial responsável pelo turno.

Oficias Culto da Manhã Oficias Culto da Noite Zinho Sirley Toninho Carmem Edgard Letícia Júlio Tereza Nelson Ana Vivi Tânia Marcelo Sheila Nelson Sônia Junior Dalva Antonio Tereza Fernando Eliana André Valéria Adenilson Ceci