Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
Naturalismo O discurso.
Realismo - Naturalismo
Machado de Assis: o autor
Realismo e Naturalismo
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO - NATURALISMO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
O romance e o folhetim Prosa no Romantismo.
A Nova Califórnia Conto de Lima Barreto.
A casa, uma parte de mim no mundo
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
Raul Pompeia.
Aluisio de Azevedo.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
LITERATURA 2013 Acesso Educação.
PROJETO CURTAS SANTA DOROTÉIA
EDER.
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!.
Literatura Dom Casmurro Machado de Assis
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Machado de Assis e o Realismo
Peneiradoras de trigo, de Gustave Coubert,
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
Colégio Santa Dorotéia LITERATURA & REDAÇÃO PROFESSOR DANILSON ALVES DA SILVA PROFESSORA FERNANDA MELLO FERRARY ABRIL/2008.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
REALISMO - NATURALISMO Profª Patrícia Fernandes
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
REALISMO.
Realismo - Naturalismo

NATURALISMO.
Realismo - Naturalismo
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO / NATURALISMO
REALISMO Revolução Industrial
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
NATURALISMO.
Arte Realista Introdução  Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
Revisão de Lit.
Realismo e Naturalismo
Realismo: a pintura da vida real Belmiro de Almeida.Arrufos,1887.
COMPORTAMENTO INSTINTIVO E PSICOLÓGICO
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
REALISMO E NATURALISMO
Teófilo Leite Beviláqua
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
REALISMO – 1881 “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” MACHADO DE ASSIS
Naturalismo BRASILEIRO
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Transcrição da apresentação:

Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro

Realismo na literatura, é a tendência de pintar ou fotografar o real, o que existe e como existe. Uma pintura nua e crua. Mulheres peneirando trigo, Mus. de Belas-Artes —Nantes

Contexto histórico: Europa : O Realismo foi um reflexo do materialismo e do cientificismo cominentes da segunda metade do século passado: a glorificação da ciência. Brasil: Momento de crise social, quando a civilização burguesa e a urbana tomavam lugar da sociedade agrária, latifundiária e escravocrata.

Estilos que : Se expressam por meio da prosa. Se opõem ao Romantismo no que diz respeito ao sentimentalismo, à imaginação e à idealização.

Diferenças entre Realismo e Naturalismo: Realismo: Visão biológica do homem. Naturalismo: visão patológica.

Características do REALISMO: Verossimilhança: procura apresentar a verdade, retratando o real na descrição dos personagens que são indivíduos e concretos, conhecidos, tipos particulares. Os incidentes de enredo decorrem do caráter dos personagens e os motivos urbanos dominam a ação. Psicologismo: análise do espírito, do mundo exterior, da vida social.

Objetivismo: a vida é encarada objetivamente em todos os seus aspectos Objetivismo: a vida é encarada objetivamente em todos os seus aspectos. O autor não intromete no andamento das ações, deixando que personagens e circunstâncias atuem uns sobre os outros, na busca da solução. Interpretação da vida: Através da percepção, da observação e da análise apurada de fatos e coisas, denuncia o adultério, a inveja, a corrupção, a miséria do comportamento moral da sociedade. Retrato da vida contemporânea: Interessa-lhe o fato presente, o homem, seu tempo, ao contrário dos românticos que amavam o passado.

A narrativa move-se lentamente: O Realismo apresenta, durante a narrativa, detalhes, aparentemente insignificantes, porém, reunidos e harmonizados, levam-nos ao descortinar da realidade. Linguagem simples: O realista procura utilizar a linguagem mais próxima da realidade, principalmete a dos personagens que deve aproximar-se da fala coloquial e retratar os diversos níveis pessoais.

Principal representante do REALISMO: MACHADO DE ASSIS

OBRAS Romances: - Memórias Póstumas de Brás Cubas Quincas Borba Dom Casmurro Esaú e Jacó Memorial de Aires Contos: - Papéis avulsos e Histórias sem data

Características do Naturalismo Romance de intenção e fisionomia científica. O homem é um ser escravo da hereditariedade, do meio social (determinismo). O naturalista dá preferência às personagens degeneradas, portadoras de patologias físicas e morais, taras e vícios. Aparecem os atos fisiológicos, instintos sexuais; é a presença do feio repulsivo na literatura.

O autor naturalista dá preferência às personagens e aos ambientes das classes sociais mais baixas. Amoralismo: tudo pode e deve figurar na literatura. O homem é encarado pelos seus aspectos fisiológicos; é um animal social que luta ferozmente pela sobrevivência.

Principal representante do NATURALISMO Aluísio Azevedo

OBRAS ROMANCES - O Mulato - O Cortiço - Casa de Pensão

Outros autores e obras: Raul Pompéia - Uma Tragédia no Amazonas (1880) - seu 1º romance - O Ateneu (1888) - As Jóias da Coroa (1888) - antimonarquista, é publicado sob a forma de folhetins na Gazeta de Notícias - Canções sem Metro (1900)

Adolfo Caminha - A Normalista (1892), Bom Crioulo (1895), A Tentação (1896) - romances - Judith (1893), Lágrimas de um Crente (1893) - contos - Vôos Incertos (1855-6) - poesia - Cartas Literárias (1895) - crítica - No País dos Ianques (1894) - crônica

Domingos Olímpio - Luzia-Homem (1903) - O Almorante (Anais, Rio, 1904-06)