Organologia Vegetal 1. Raízes Profª Ayesa Aseff.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raiz Biologia CCI Sênior.
Advertisements

Raiz e tipos de raízes(aula 07)
Raízes.
Angiospermas: Anatomia e fisiologia
AS RAÍZES.
Morfologia Vegetal Externa.
BOTÂNICA ORGANOLOGIA VEGETAL RAÍZ
ANATOFISIOLOGIA VEGETAL
Órgãos das plantas angiospermas
REINO VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas.
ORGANOLOGIA VEGETAL Órgãos vegetativos – Raiz – Caule - Folha
ORGANOLOGIA VEGETAL I – Órgãos vegetativos
A Organografia estuda a forma externa dos órgãos vegetais superiores.
MORFOLOGIA EXTERNA DAS PLANTAS
Raiz e Caule: Origem Funções Estrutura Tipos
Prof. Giseli Trento Andrade e Silva
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Raízes.
Anatomia e Fisiologia Vegetal
A raiz Sendo uma das finalidades das raízes fixar o vegetal ao solo, estas ramificam-se ou apresentem-se em feixes, formando, deste modo, um conjunto de.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)
GERALMENTE ÓRGÃOS SUBTERRÂNEOS E ACLOROFILADOS
ORGANOLOGIA VEGETAL Órgãos vegetativos – Raiz – Caule - Folha
MORFOLOGIA VEGETAL RAIZ E CAULE.
Morfologia vegetal.
Organologia Vegetal Os órgãos vegetais são divididos em: Vegetativos
RAIZ.
 Organologia Vegetal 1. Raízes Profª Ayesa Aseff.
ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas.
BOTÂNICA.
BIOLOGIA 67. Órgãos Vegetais.
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 66. Histologia Vegetal.
TECIDOS VEGETAIS MERISTEMAS Após o desenvolvimento do embrião formação de novas células, tecidos e órgãos restritas aos MERISTEMAS tecidos embrionários,
ÓRGÃOS VEGETAIS  RAIZ  CAULE  FOLHA  FLOR  FRUTO ÓRGÃOS VEGETATIVOS ÓRGÃOS REPRODUTORES.
MORFOLOGIA VEGETAL. Morfologia da Raiz  Coifa: Células produzidas na zona meristemática. Função proteger a extremidade da raiz.  Zona Meristemática:
A alimentação das plantas.
RAIZ.
Caules.
Características principais: pluricelulares, eucariontes, e autótrofos
Os Tecidos das Plantas.
Raiz.
Histologia e morfologia das angiospermas
Os Tecidos das Plantas.
Estudo dos órgãos vegetais
Como é constituída a raiz?
Histologia Vegetal Marcus Ferrassoli.
Professor: Guilherme Vieira
RAÍZES Prof. Jonas.
CAULE ANATOMIA EXTERNA CLASSIFICAÇÃO.
Seminário 4 – Angiospermas: Raiz, Caule e Folhas
Trabalho Ciências Julia Prof.ª: Leila Fritz Lauren turma:72 Giulia
Setembro de 2017 Trabalho de Ciências
Epiderme Formada por células vivas,aclorofiladas e justapostas.
Reino das plantas Raiz e Caule.
TRANSPORTE NAS PLANTAS
Estudo dos órgãos vegetais. Introdução Como todos os outros seres vivos, os vegetais precisam de nutrientes, água e gases do ar atmosférico. Para extrair.
Histologia Vegetal.
Caule. O que é? O caule é uma parte da planta que tem principalmente a função de condução de substâncias e sustentação. É um órgão que junto com as folhas.
HISTOLOGIA VEGETAL.
MORFOLOGIA E ANATOMIA DO CAULE
Histologia e morfologia das angiospermas
Características do Reino Plantae
Botânica A botânica é uma área da biologia que estuda todas as características apresentadas pelos vegetais, como morfologia, anatomia, entre outras subáreas.
Raiz.
FISIOLOGIA VEGETAL Prof. Marcelo Henrique. FOTOSSÍNTESE : PRODUÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA.
Histologia Vegetal Prof.ª Elaine.
Órgãos Vegetal. Organologia Vegetal 1)Introdução É a parte da biologia que estuda o conjunto de órgãos que formam o corpo da planta.  Os principais órgãos.
Revisão fitomorfologia tour desblocadas o 0 vem. Gabriel G.
Transcrição da apresentação:

Organologia Vegetal 1. Raízes Profª Ayesa Aseff

Raiz Raízes são órgãos que fixam as plantas ao solo e dele retiram água e sais minerais (nutrientes inorgânicos). Partes da raiz a) Coifa: A extremidade da raiz é envolta por um capuz de células denominada de coifa, cuja função é a de proteger o meristema radicular (responsável pelo crescimento em extensão da raiz). b) Zona de Alongamento ou distensão (LISA): Local onde ocorre o crescimento das células recém- formadas. c) Zona pilífera: As células epidérmicas dessa região são dotadas de projeções finas e alongadas, os pêlos absorventes por meio dos quais a raiz absorve a maior parte da água e sais minerais de que necessita. ZONA SUBEROSA – região ramificada responsável pela formação de raízes secundárias que aumentam a capacidade de fixação. COLO – local de transição entre a raiz e o caule.

Tipos de Raízes RAÍZES SUBTERRÂNEAS Quanto à organização do sistema radicular as raízes podem ser de dois tipos básicos: Pivotantes (axial) e fasciculadas. Raiz Pivotante : Quando a planta apresenta uma raiz principal,de onde saem raízes laterais que,por sua vez,também se ramificam. Raiz fasciculada: Quando as raízes partem de uma mesma região na extremidade do caule e têm aproximadamente o mesmo diâmetro,lembrando uma cabeleira.

Outros tipos de raízes Existem alguns tipos de raízes, no entanto, também desempenham outras funções além da fixação e absorção de nutrientes. Raiz Tuberosa: armazenam substâncias nutritivas (açúcar e amido).Encontrada na: beterraba,cenoura,mandioca,... RAIZ TUBEROSA:

Batata inglesa Batata doce caule raiz NÃO ESQUEÇA!!!

Raiz-escora, Raiz suporte ou Adventícia RAÍZES AÉREAS Raiz-escora, Raiz suporte ou Adventícia Raiz-escora ou raiz suporte: Raiz cuja função é dar melhor sustentação, condições de fixação da planta ao solo. Se desenvolvem a partir do caule ou até da folha. Encontrada em : milho, cana de açúcar.

Raiz-cintura (enlaçante) São raízes aéreas, tenras, que abraçam o caule da planta suporte. Ex: raízes de orquídeas.

Raiz tabular Raiz tabular: raiz secundária que cresce muito, atinge a superfície e fica exposta ao ar. É achatada e em plantas de grande porte, como certas figueiras, ajudam na fixação ao solo e atua também como auxiliar nas trocas gasosas.

Raiz Estrangulante Raiz Estrangulante: algumas raí-zes de epífitas formam cipós que podem se enrolar no tronco da planta hospedeira. Esta, ao crescer em espessura, fica fortemente comprimida e pode morrer.Nestes casos,essas raízes são chamadas de mata-pau ou raiz-estrangulante Ocorre por exemplo em Ficus, Visco, Cipó-chumbo,...

Raiz Respiratória ou Pneumatóforo Raízes respiratórias são encon- tradas em solos pobres em oxigênio como: pântanos, mangues e alagadiços. Raiz que diferenciam-se a partir de uma raiz subterrânea que cresce em direção a superfície, ficando exposta. É dotada de pequenos orifícios, os pneuma-tódios, através dos quais há trocas gasosas entre a raiz e o ar. Ex. Avicennia schauriana , muito comum nos manguezais brasileiros.

Raiz grampiforme São raízes aéreas em forma de grampos e tem por função a fixação dos vegetais em suportes. São freqüentes nas trepadeiras, como é o caso da hera, planta que sobe em muros e paredes. Desenvolvem-se sempre do lado da sombra, constituindo um exemplo de fototropismo negativo.                                                                          

Raiz sugadora ou haustório Raiz sugadora: raiz típica de plantas parasitas; é muito fina e penetra no caule da planta atingindo os vasos liberianos dos quais retira seiva elaborada. Ex. Cipó-chumbo.

RAÍZES AQUÁTICAS Raízes com parênquima aerífero abundante. Esse tecido armazena e conduz o ar, facilitando as trocas gasosas e a flutuação da planta.