Manobras erradas na estrada da vida. II Sm

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois Tipos de Líderes Pr Enoc.
Advertisements

JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
O Propósito da Salvação
O homem de bem deixa uma herança a seus filhos . Provérbios 13:22
Jesus veio para salvar a todos
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
AULA 4 VT 1 A QUEDA DO HOMEM.
VELHO TESTAMENTO 5.
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria

11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
DESAFIANDO OS GIGANTES
SANSÃO (Juízes 13 a 16).
“A coragem para escolher o que é certo”
PECADO ! O QUE É O PECADO?.
IGREJA.
O JUÍZO FINAL.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
Uma perspectiva Bíblica
você tem uma vida nova em Cristo
Hebreus 7 A Aliança Superior
OS CAMINHOS DE DEUS.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
TEMPO.
Adoração no livro do Apocalipse
No domingo retrasado... Investimos mal o nosso tempo atendendo a causas absurdas. 1 Ganhamos quinquilharias e acabamos perdendo bens inestimáveis. 2 Deixamos.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
O Pai Espiritual Lucas 15:
Um Coração liberto Lucas 15:
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
O mover de Deus no universo
Série ANIMADOS.
JUÍZES SEBAC - SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA. JUÍZES SEBAC - SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA REVISÃO.
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
Restaurados por Cristo - Nicodemos
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
O casamento de Isaque e Rebeca
Quem obedece é....
PROVOCADORES DE MILAGRES II CRÔNICAS 01:06

Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
TER A CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO
EDIÇÃO VERÃO 2009 / /12/200915/01/ /12/200922/01/ /01/201029/01/2010 AGENDA: (3ª EDIÇÃO)
A Fé que transforma sua vida
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
QUANDO A GLÓRIA DO SENHOR SE VAI... 1Samuel cap.2 a 7.
ADORAÇÃO.
O perigo de perder a si próprio
NOVA EBD LIÇÃO 6.
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
11 Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também.
ALCANCE KIDS Porque, onde está o teu tesouro, ai
Como deixar de ser órfão para ser filho. 2Samuel 4.4;
“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias NVI.
A família segundo o coração de Deus cultiva e valoriza as boas amizades
Carta do Apóstolo Paulo
REVELAÇÕES DO FUTURO Josué
VELHO TESTAMENTO "E“ REIS.
VELHO TESTAMENTO "E".
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Samuel disse a Saul: "Eu sou aquele a quem o Senhor enviou para ungi-lo como rei de Israel, o povo dele; por isso escute agora a mensagem do Senhor.
1 Samuel ao 4 O AMOR É UM TEMA MUITO IMPORTANTE PARA OS CRISTÃOS. JESUS ENSINOU QUE OS MANDAMENTOS MAIS IMPORTANTES QUE É?
Transcrição da apresentação:

Manobras erradas na estrada da vida. II Sm 13. 5-14

• Saul tinha tudo para ser um homem de sucesso e foi um fracasso • Saul tinha tudo para ser um homem de sucesso e foi um fracasso. Começou bem e terminou mal. Suas decisões foram desastradas. Ele tropeçou nas suas próprias pernas. Foi derrotado não pelos inimigos nem pelas circunstâncias, mas por si mesmo.

• A vida de Saul é uma trombeta a alertar-nos para o perigo de começar bem a carreira e perder-se na caminhada. O perigo de transigir-se com os absolutos de Deus e praticar o que um dia se condenou.

• A vida de Saul nos ensina que podemos desperdiçar as oportunidades da vida. Ela nos ensina o que não devemos fazer. Ela nos aponta para o perigo de receber em si mesmo a merecida punição do seu erro.

1. A primeira manobra errada foi a impaciência. 10:8; 13:8-14

a. Na batalha contra os filisteus, Samuel se ausenta e deixa ordem para Saul esperá-lo sete dias para fazer o sacrifício. 10.8

b. Os filisteus eram 30 mil carros; 6 mil cavaleiros. Povo em multidão

c. Passou o primeiro dia. Todos estavam ficando nervosos c. Passou o primeiro dia. Todos estavam ficando nervosos. Os capitães das tropas vinham dizer a toda hora que o moral dos soldados estava baixando. Será que Saul não podia tomar nenhuma providência?

d. Os homens de Israel ficaram em apuros e se esconderam nas cavernas

e. Sexto dia – Alguns dos homens começaram a abandonar Saul, voltando para casa. Saul estava nervoso. “Onde está Samuel, por que ele não vem?” Saul ficou impaciente e resolveu fazer alguma coisa.

f. Sétimo dia – ao raiar do dia, outros soldados vão embora f. Sétimo dia – ao raiar do dia, outros soldados vão embora. Saul, então, não aguentou esperar mais e disse: “Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto”.

g. Quando estava terminando, chegou Samuel e Saul tenta dar suas desculpas. O povo ia se espalhando; você não vinha; o inimigo já se armara; precisava urgentemente de uma bênção a qualquer custo; fui forçado pelas circunstâncias.

h. Mas Samuel repreende Saul e chama-o de tolo. 13.13,14.

A impaciência. é uma confissão de que não acreditamos que Deus se acha no controle total de tudo.

Impaciência é incredulidade Impaciência é incredulidade. Às vezes somos tentados a agir por nós mesmos, mesmo que o sinal de Deus esteja vermelho para nós.

2. Segunda manobra errada foi juramento insensato. 14:24-30,39

a. Sem comunhão com Deus, confiando em si mesmo, Saul em plena guerra sacrifica seus soldados, fazendo um juramento néscio. 14:24, 39,44.

b. Jônatas não sabendo do voto, come mel e recobra as forças, mas seu pai achava que ele devia morrer. Não fora a intervenção do povo, Saul teria matado o seu próprio filho.

c. Há pais que criam leis tão rígidas para seus filhos que eles ficam sufocados. Saul se achava o dono da vida das pessoas. O poder havia subido à sua cabeça e ele começou a agir insensatamente.

3. Terceira manobra errada foi a obediência parcial 15:3,5-7,10

a. Saul não seguiu a Deus nem lhe executou a Palavra a. Saul não seguiu a Deus nem lhe executou a Palavra. Saul poupou a Agague e o melhor dos rebanhos. Obedeceu parcialmente. 15.11

b. Saul mentiu, dizendo que tinha executado a ordem de Deus b. Saul mentiu, dizendo que tinha executado a ordem de Deus. Saul tenta racionalizar. Em vez de se curvar, ele busca meios de justificar o seu erro. 15.13

c. Saul deu desculpas infundadas, disse desobedeceu a ordem de Deus para fazer sacrifícios a Deus. Deus não aceita culto associado à desobediência. 15.14,15

d. Samuel diz a Saul que Deus quer obediência d. Samuel diz a Saul que Deus quer obediência. Deus não busca adoração, mas adoradores; Deus não quer sacrifício, mas obediência. 15.22

e. Samuel diz a Saul que sua rebelião é como feitiçaria e sua obstinação como idolatria. Não obedecer a Deus é rebelião, ocultismos. Não obedecer é como idolatria. 15.23

g) Então, Saul usa a máscara de uma confissão fingida sem arrependimento – Pequei – agora honra-me diante dos anciãos. Ele estava preocupado com a sua posição.

h) Samuel se afasta de Saul e Saul não mais o procura h) Samuel se afasta de Saul e Saul não mais o procura. Saul não quer mais ouvir a Palavra de Deus. Ele prefere o caminho da fuga do que o caminho do confronto.

4. Quarta manobra errada. construir um monumento a si mesmo 15:12

a. Ele fez exatamente o contrário de Davi a. Ele fez exatamente o contrário de Davi. O grande sonho de Davi era construir um templo para Deus. O grande sonho de Saul era construir um monumento ao seu próprio nome.

b. Quais são os monumentos que você está construindo b. Quais são os monumentos que você está construindo? São à sua própria pessoa? São para atender os seus próprios desejos? Você está buscando a glória de Deus ou a glória do seu próprio nome?

5. Quinta manobra errada Ciúme doentio 18:6-9

a. Uma música de sucesso em Israel infernizou a vida de Saul. 18:7

b. As meninas cantavam nas ruas b. As meninas cantavam nas ruas. Os soldados assobiavam em suas fileiras. As mulheres entoavam em suas casas. Isso indignou Saul 18:8,9.

c. O ódio é um fogo destruidor. Ele é uma porta aberta a ação do diabo c. O ódio é um fogo destruidor. Ele é uma porta aberta a ação do diabo. Ef 4:26-27.

d. Um espírito maligno se apossou dele 18:10; 19:8,9 – A vida de Saul passou a ser controlada por um espírito maligno. Seu coração tornou-se um poço de ódio.

e. Saul arquiteta planos para tirar o seu desafeto do seu caminho – Em vez de se arrepender, endurece. Saul quer destruir Davi, não por causa dos erros de Davi, mas por causa de suas virtudes.

6. Sexta manobra errada Consultou uma feiticeira 28:7

a. Não buscou a Deus através do profeta Samuel em vida, agora quer buscar Samuel morto, pela feitiçaria. 28:11.

b. Saul torna-se um homem incoerente – Ele busca o que ele mesmo combateu, pois havia desterrado os necromantes.

c. Saul não se arrependeu, por isso em vez de buscar a Deus, busca o próprio diabo.

7. Sétima manobra errada: suicídio. 31:4,5

a. Saul caiu nos próprios laços do seu pecado a. Saul caiu nos próprios laços do seu pecado. Pv 29:1 – “o homem que muitas vezes é repreendido e endurece a sua cerviz será quebrado repentinamente, sem que haja cura”.

b. A Bíblia diz que Deus matou Saul porque ele consultou uma necromante.

c. Saul tirou a sua própria vida, visto que atirou-se sobre sua própria espada.

d. Seu fim foi trágico, porque jamais se dispôs a arrepender-se d. Seu fim foi trágico, porque jamais se dispôs a arrepender-se. Em vez de voltar-se para Deus, sempre fez manobras para afastar-se cada vez mais de Deus.

CONCLUSÃO O que distinguiu Saul de seu sucessor Davi, não foi o pecado, ambos pecaram contra Deus. A diferença é que Davi quando foi confrontado, arrependeu-se; Saul tornou-se mais endurecido. • Saul pensava na sua própria glória; Davi buscava a glória de Deus.