ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Advertisements

Fadiga em Metais.
FLUÊNCIA EM METAIS.
FLUÊNCIA EM CERÂMICOS.
“Uma corrente é tão forte quanto o mais fraco dos seus elos”
Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo
Propriedades e grandezas gerais dos materiais
Estruturas resistentes
Tecnologia da Construção Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Vianna Setembro de 2010 FIAM.
ESTRUTURAS.
Resistência dos Materiais
BOMBAS E TURBINAS Módulo 2 TIPOS DE BOMBAS
REFORÇO SÍSMICO DA SALA DAS SESSÕES
Um modelo de análise para o estudo de pontes como estruturas evolutivas.
Elementos Básicos de Operações
ENSAIOS DE COMPRESSÃO, DOBRAMENTO E FLEXÃO
INTRODUÇÃO AOS ENSAIOS MECÂNICOS
PRÉ CARREGAMENTO EM PARAFUSOS
Aperto do parafuso que une o cabeçote ao bloco do motor
Desenho Mecânico I Aulas 4 Fernando.
Teoria da Estabilidade Linear
LIGAÇÕES ENTRE ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS
NBR – A nova norma brasileira de Fôrmas e Escoramentos
REESCORAMENTO Engº JOSÉ LUIZ ARY Engº WILLIAN RODRIGUES.
Necessidade dos ensaios
Propriedades Mecânicas dos Materiais
LESSLOSS Workshop - Lisboa, 24/Maio/2007
ESTÁTICA Introdução às Estruturas Ano Lectivo
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Mestrado em Engenharia de Estruturas
PROJECTO DE EDIFÍCIOS NOVOS VERSUS REABILITAÇÃO
Deslocamentos e deformações
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Aços na Construção Civil
INVERSOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
Materiais da Construção
COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS POLÍMEROS
6-PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
ENSAIO DE FLEXÃO Departamento de Materiais e Tecnologia Maio
ELASTICIDADE.
Aço na Construção Civil
análise geometricamente linear
AVARIAS E DESGASTES DA FERRAMENTA
1 - Ensaio de Tração: Procedimentos Normalizados
Medição de Força para Supervisão do Processo de Forjamento
8- FALHA OU RUPTURA NOS METAIS
Resistência dos Materiais Tensões e Deformações em Corpos Deformáveis
Aula 04 – Ensaio de materiais
Mecânica das Estruturas Noções de Estruturas
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Arthur marcon Tiago rohrsetzer UFSC – EMC –
Usinabilidade dos Materiais
Laminação.
LOM3081 – Introdução à Mecânica dos Sólidos
Mecânica dos Sólidos Conhecendo o material (sólido) com o que se construiu uma estrutura-suporte, saberemos: Se com o material/sólido usado no suporte.
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
Elementos de Máquinas Um novo projeto de máquina aparece sempre para satisfazer uma necessidade. Surge da idealização de alguém transformada em um mecanismo.
PRENSAS As maquinas de prensagem podem ser classificadas em:
Mecânica 1. Objetivos  Nivelar o conhecimento sobre ferramentas e métodos básicos mecânicos de uso geral no grupo;  Ensinar pensamento crítico de projeto;
CÁLCULO ESTRUTURAL GESTÃO DE OBRAS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Ensaio de tração.
Tensões de flexão BORJA.
Para ter acesso a esse material acesse:
Diagrama tensão x deformação Ensaio de tração de metais Curso Técnico Eletromecânica Tecnologia dos Materiais Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Ensaios dos materiais Prof. Leonidas Cayo Mamani Gilapa.
Monitor: Aline Chemin Prof. Dr. Cassius Ruchert
Aula 05 – Ensaio de tração Para ter acesso a esse material acesse:
Transcrição da apresentação:

ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO

TIPOS DE ENSAIO ESTRUTURAL EM LABORATÓRIO ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO TIPOS DE ENSAIO ESTRUTURAL EM LABORATÓRIO - Modelos reduzidos. Validade em regime elástico (modelos numéricos mais competitivos e fiáveis); regime não linear (dificuldade em obter condições de semelhança); acção do vento (muito susceptível à forma das estruturas, modelação numérica pouco fiável); acção sísmica (escalas grandes ½, p. ex.). Peças estruturais. Ensaio de vigas, pilares, painéis de laje, etc. Elementos pré-fabricados, elementos metálicos ou reprodução de elementos de betão moldados in situ. Ligações estruturais. Comportamento complexo, pouca fiabilidade e/ou grande complexidade dos modelos numéricos. Avaliação de resistência e deformabilidade. Efeito na distribuição de esforços nos pórticos. Pormenores estruturais. Zonas localizadas com comportamento complexo, pouca fiabilidade e/ou grande complexidade dos modelos numéricos. Ex.: Punçoamento de lajes, resistência de ligações coladas. Ensaio de comportamento de materiais (provetes). Tracção, compressão, fadiga, módulo de elasticidade, fluência, relaxação, etc. Betão, aço, madeira, compósitos, etc.

ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO Modelos reduzidos Mesa sísmica Comporta Torre de refrigeração Barragem de betão Viaduto

Ensaio de corte em apoio de viga pré-fabricada ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO Peças estruturais Ensaio de corte em apoio de viga pré-fabricada Viga mista GFRP-Betão Pilar à compressão Laje pré-fabricada

ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO Ligações estruturais Ligação viga-pilar (aço) Ligação viga-pilar (betão) Ligação viga-pilar (aço) Ligação viga-pilar (aço)

ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO Ligações estruturais

ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO Ligações estruturais Ligação de base Fiada de parafusos extra Cantoneira mais espessa Aba soldada à viga

Pormenores estruturais ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO Pormenores estruturais Arrancamento de varões (ligação de vigas pré-fabricadas a cachorros) Punçoamento em camadas de forma Ensaio de ancoragens não aderentes para alvenaria Ensaio de ancoragens aderentes para alvenaria

Comportamento de materiais (ensaios normalizados) ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO Comportamento de materiais (ensaios normalizados) Tracção / fadiga aços Tracção laminados de carbono Compressão betão Tracção betão por compressão diametral Ensaio resiliência / Charpy

SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE CARGAS ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE CARGAS Máquinas moles. Sistemas hidráulicos. Macacos hidráulicos Simples De duplo efeito (tracção / compressão) Macacos livres para pórticos “Meccano” ou montados em prensas Controlo - Bombas manuais Bombas eléctricas simples Central de pressão (controlo de força ou controlo alternativo força / deslocamento)

SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE CARGAS ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE CARGAS - Máquinas duras. Sistemas de aplicação de deslocamentos. Macacos de parafuso, associados a motor eléctrico. Controlo de deslocamentos.

SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE CARGAS ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE CARGAS - Sistema de aplicação dinâmica de forças. Sistemas hidráulicos com controlo especial. Mesas sísmicas, actuadores dinâmicos. Permitem o controlo do ensaio em termos de força ou em termos de deslocamento, com registos dinâmicos F(t) ou d(t). Podem ser registos simples (sinusoidais, p. ex.) ou registos mais complexos (registos sísmicos, p. ex., reais ou gerados a partir de um espectro)

FORMAS DE APLICAÇÃO DE CARGAS ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO FORMAS DE APLICAÇÃO DE CARGAS Ensaios estáticos, monotónicos As cargas / deslocamentos são aplicados de forma suficientemente lenta para que não ocorram efeitos dinâmicos, e têm sempre o mesmo sentido. Ensaios estáticos, cíclicos As cargas / deslocamentos são aplicados de forma suficientemente lenta para que não ocorram efeitos dinâmicos, havendo inversões de sentido. Ensaios dinâmicos As cargas / deslocamentos são aplicads de forma dinâmica, obedecendo a uma variação no tempo pré determinada (registo sísmico, variação sinusoidal, ciclos crescentes, etc.). Ensaios pseudo-dinâmicos Os deslocamentos são impostos de forma relativamente lenta, e o seu valor depende da resposta da estrutura. Procura-se simular a resposta a uma solicitação dinâmica, através da resolução das equações do movimento ao longo do ensaio, para cada incremento de deslocamento.

PREPARAÇÃO DE UM ENSAIO ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO PREPARAÇÃO DE UM ENSAIO Dados do problema Elemento a ensaiar Tipo de ensaio (estático, dinâmico, cíclico, monotónico, ...) Informação a recolher (resistência máxima, resistência mínima, deformabilidade, ...) Número de repetições do ensaio

PREPARAÇÃO DE UM ENSAIO ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO PREPARAÇÃO DE UM ENSAIO Esquema de ensaio Sistema de aplicação de cargas (macacos hidráulicos, macacos de parafuso, cargas gravíticas, capacidades, ...) Sistema de controlo de aplicação de cargas (Sistemas hidráulicos: bomba manual, bomba de controlo de força / deslocamento, etc.; macaco de parafuso eléctrico: controlo autónomo, controlo integrado com aquisição de dados) Sistema de fixação do elemento a ensaiar e dos equipamentos de aplicação de força (capacidade dos pórticos para as cargas previstas) Transdutores a utilizar (células de carga, deflectómetros, acelerómetros, extensómetros) Unidade de aquisição de dados (electrónica, com visor, papel, ...) Estudo de um sistema de isolamento de base (Luís Guerreiro)

PREPARAÇÃO DE UM ENSAIO ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO PREPARAÇÃO DE UM ENSAIO Procedimento de ensaio Modo de aplicação de cargas (velocidade, monotónico / cíclico, ...) Sistema de controlo de aplicação de cargas: Controlo de força, controlo de deslocamento, controlo autónomo, controlo integrado com aquisição de dados, ...) Modo de leitura de dados (manual, automática, leituras cíclicas, leituras sob comando, ...) Ensaio normalizado?