Aula 4 Estruturas.

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Transcrição da apresentação:

Aula 4 Estruturas

Estrutura É um tipo de dado composto Permite que o usuário crie seus próprios tipos, além dos tipos primitivos já existentes Exemplo: uma estrutura que contenha dois números inteiros representando um ponto num plano cartesiano

Criação de Estruturas em C struct Ponto { int x,y; }; struct Ponto p; typedef struct Ponto { int x,y; } PONTO; PONTO p;

Definindo variáveis do tipo struct em C // Definição de variáveis struct Ponto p; PONTO p1; // Atribuição p.x=1; p.y=2; p1.x=3; p1.y=4;

Criação de Estruturas em C# struct Ponto { public int x; public int y; } Obs: os campos de uma estrutura são privados por padrão

Criação de Estrutura em C# Ponto p; // define uma variável do tipo estrutura Ponto p1; // define uma variável do tipo estrutura p1.x=5; // atribui valores ao campo x p1.y=2; // atribui valores ao campo y Ou Ponto p1 = new Ponto(5,2);

Diferenças entre structs em C# e C Criação Ponto p1; P1.x=5; P1.y=2; Ou Ponto p1 = new Ponto(5,2); struct ponto p1; Struct Ponto { public int x, public int y }; Ponto p; int x, int y Tipo valor

Enumerações Representam constantes simbólicas de um certo tipo concreto (podemos especificar o tipo: byte, short, long) Elas facilitam a leitura do código Assumem um conjunto finito de valores

Enumeração enum TipoDaEnumeração { Valor1, Valor2, ..., ValorN };

Exemplo de Enumeração public enum EstadoCivil { SOLTEIRO, CASADO, DIVORCIADO, VIUVO }

Exemplo de Uso EstadoCivil ec = EstadoCivil.SOLTEIRO; Console.WriteLine(ec); // Observe que não há conversão implícita de // para int int valor = (int) EstadoCivil.CASADO;

Exemplo enum Cor : byte { Red = 1, Green = 2, Blue = 4, Black = 8, White = Red | Green | Blue; }

Backup

Diferenças entre Struct e Classes criado no stack (pilha) criado no heap define um estrutura de dados define uma classes criação da estrutura como as classes não são objetos são objetos mais eficientes menos eficientes dados passados por valor (cópia) dados passados por referência tipo valor tipo referência Construtores e destrutores padrões são desnecessários Usam construtores e destrutores São mais limitadas que as classes São menos limitadas não permitem herança permite herança Obs: o modificador protected não poderá ser usado para declarar structs