LITERATURA BRASILEIRA I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Amapá
Advertisements

Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
Correntes do Barroco.
REFORMAS RELIGIOSAS. Movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; a partir do século XVI.
Contexto Histórico Contexto Ideológico Barroco no Brasil BARROCO.
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
BARROCO.
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
Atos dos Apóstolos. Atos dos Apóstolos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim.
Fontes históricas sobre a
Outros recursos da linguagem Barroca
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
Profa.: Consuelo Holanda
Santo Agostinho.
Os pequenos grupos sempre foram parte do plano de Deus para o Seu povo em todas as épocas.
Orientações ao professor
Movimento Literário BARROCO no Brasil
E.E. Abadia Faustino Inacío
Tempo das Reformas Capítulo 14.
Barrocos ?.
Orientações ao professor
Profa.: Consuelo Holanda
LITERATURA BRASILEIRA I
Séc. XVII ao começo do séc. XVIII Professora: Suzete Beppu
Série de Mensagens: Parte 2 Uma igreja Exemplar Missionária IBBCTc.
LIÇÃO 9 ÉTICA CRISTÃ E A SEXUALIDADE
LIÇÃO 9 – A FAMÍLIA E A SEXUALIDADE
COMUNIDADE MONTE MORIÁ CULTO
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Séc. XVII ao começo do séc. XVIII
Barroco A ARTE DA INDISCIPLINA.
557 A Palavra da Vida.
Disciplina de Sociologia
BARROCO EM PORTUGAL DAYNE ALEXANDRA DENISE JERSON.
Módulo 33 – Reformas Calvinista e Anglicana
Em todo o Sacramento está Deus todo,
Reforma Protestante.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
HISTÓRIA, CRÍTICA, TEORIA
LIÇÃO 1 - NA BÍBLIA, A BÚSSOLA DA VIDA
Profº Rodrigo Aguiar. O Estilo Barroco, período denominado de Seiscentismo, surgiu na Itália em Ele se manifestou na arquitetura, pintura, escultura,
2 º Encontro. A igreja é a família de Deus Igreja é a reunião do povo de Deus. A palavra IGREJA significa: CHAMAR.
CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO BARROCO
Renascimento Cultural
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Algumas considerações
LIÇÃO 7 - BENIGNIDADE: UM ESCUDO PROTETOR CONTRA AS PORFIAS
Orientações ao professor
Arcadismo Contexto Histórico.
2ª série / Ensino Médio 2m1,2m2 e 2m3 Profª.: Maria Anna Gerk
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Santo Agostinho 06/12/2018.
A Reforma Protestante.
A estética barroca – parte I
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA II
Renascimento Cultural
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
Feudalismo Unidade 7 - HG Séc V Séc XI Séc XV CONCEITO: Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza.
Profª Caroline Ferrari
A Palavra anunciada e testemunhada
Matemática Revisão para o ENEM. 3) República Oligárquica Por enquanto, nada de muita novidade, não é mesmo? Mas agora vamos a um tópico que.
Base de Teologia pela ETEQS (AD Jundiaí); Licenciado em Pedagogia - Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Serviço Social - UniAnhanguera Jundiaí;
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O Renascimento Humanista
Transcrição da apresentação:

LITERATURA BRASILEIRA I Profa. Dnda. Kênia Mendonça Diniz

BARROCO É também conhecido como seiscentismo. Reforma Protestante (Usura e lucro indevido, sua relação com o capitalismo). Weber: A ética protestante e o espírito do capitalismo. Martin Lutero. Anglicanismo (chefe de estado e chefe da Igreja é o Rei – quebra da hegemonia do discurso católico). Redução do poder do Papa e livre leitura da bíblia.

Contra – Reforma (conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica para tentar diminuir o crescimento do reformismo protestante europeu). A Santa Inquisição passou a ser utilizada como instrumento de perseguição dos reformistas, tratados como hereges.

A Companhia de Jesus recebeu a missão de conquista novas almas para o cristianismo (participa ativamente das tarefas de colonização). No Brasil, o panorama histórico do período foi marcado pela política da colonização.

TRAÇOS CARACTERÍSTICOS O Barroco é arte das contradições. Isso porque ele é o resultado do choque entre o antropocentrismo e o teocentrismo. Luta da Igreja Católica na busca de manutenção e conquista de novos fiéis. O Barroco trabalha com temas relacionados à oposição entre materialidade e espiritualidade (O mundo em transformação).

A linguagem barroca é rebuscada, estruturação difícil, correpondendo a ideia de um mundo instável e contraditório. As figuras de linguagem são usadas com fartura, destacando-se: metáfora, antítese, paradoxo e hipérbole.

DICOTOMIA BARROCA Pode-se falar em duas correntes barrocas: CULTISMO (também chamado de gongorismo por ser inspirado no espanhol Gôngora, partidário de uma arte mais técnica e expressiva).

b) CONCEPTISMO (também chamada de quevedismo por causa da influência do espanhol Quevedo cuja concepção da obra poética era mais direcionada ao raciocínio).

CULTISMO Caracteriza-se pela utilização de uma linguagem metafórica e rebuscada, repleta de figuras de linguagem. Apresenta tendência à descrição e preferência pelo jogo com as palavras e imagens. Enfoca os aspectos interiores (concepções, definições, essência).

Exemplo: O todo sem a parte não é o todo A parte sem o todo não é a parte, Mas se a parte o faz todo, sendo parte, Não se diga que é parte, sendo todo (Gregório de Matos)

CONCEPTISMO Carateriza-se pela exposição sutil de raciocínios. Privilegia-se o conteúdo. Manifesta-se preferência pelos jogos argumentativos. Preocupa-se com aspectos exteriores (descrições, imagens, aparências) dos objetos artísticos.

Exemplo: Se uma ovelha perdida e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino Vos deu, como afirmais na sacra [História Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada Cobrai-a e não queirais, Pastor [Divino Perder na vossa ovelha a vossa gloria (Gregório de Matos)