Segunda guerra mundial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Advertisements

1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
Escola Básica e Secundária de Santa Maria
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial( )
Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial.
SEGUNDA GUERRA CAUSAS: TRATADO DE VERSALHES ASCENÇÃO NAZI-FASCISTA
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Alojamentos nos campos de concentração
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Segunda Guerra Mundial
II GUERRA MUNDIAL ( ).
1ª Guerra Mundial.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
"Tudo o que somos é resultado do que pensamos" Buda(563 a.C – 483 a.C)
2ª guerra mundial ( )  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”
2º Guerra Mundial.
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
2ª Guerra Mundial.
CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica.
II Guerra Mundial.
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial - transformações sociais, políticas e culturais
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
2ª Guerra Mundial.
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Segunda guerra mundial. O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam.
OPERAÇÃO BARBARROSA OS NAZISTAS CONTAVAM COM UMA RÁPIDA E DECISIVA VITÓRIA SOBRE OS SOVIÉTICOS, POIS NAS FRONTEIRAS RUSSAS HAVIA DE SOLDADOS.
Colégio Adventista de Diadema
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Início da guerra Agosto de 1939: assinatura do pacto de não-agressão entre Alemanha e U.R.S.S. A Polônia seria dividida entre eles.
 Este papel, redigido e assinado pelo Chanceler Adolf Hitler no dia 31 de Agosto de 1939, dá a ordem para todas as Forças Armadas do Terceiro Reich invadirem.
 Forças anglo-americanas libertam o norte da África, a ilha da Sicília e a Itália.  Mussolini foi capturado e morto pela resistência popular italiana.
II Grande Guerra Mundial
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE II Natania A S Nogueira
Transcrição da apresentação:

Segunda guerra mundial Adolf Hitler fez despertar o sentimento de revolta dos alemães. Apelando para o orgulho nacional. Hitler alcançou o poder e fortaleceu o Estado Nazista. Hitler desejava desafiar as imposições do Tratado de Versalhes e queria romper o domínio internacional dos países que venceram a 1º Guerra Mundial (Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos).

EXPANSÃO ALEMÃ Espaço vital: o governo alemão planejou a trajetória expansionista da Alemanha Nazista. MARÇO DE 1936 : O exército alemão ocupa, a Renânia região que fica na fronteira entre a França e a Alemanha (pelo Tratado de Versalhes, essa região deveria permanecer desmilitarizada).

MARÇO DE 1938: Hitler anexou a Áustria à Alemanha com o apoio do forte Partido Nazista austríaco. Alegava-se que alemães e austríacos formavam um único povo germânico e, portanto, deviam viver sob o comando de um só Estado. Foi realizado um plesbicito que confirmou a popularidade do partido nazista na Áustria.

Hitler passou a reivindicar também a anexação da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, habitada por 3 milhões de alemães.

O Estado nazista acusava o governo Tcheco de oprimir os cidadãos alemães. O governo Tcheco afirmava que essa acusação era um argumento de Hitler para invadir a Tchecoslováquia. Conferência de Munique (setembro de 1938): reuniu representantes da Inglaterra, da França, Hitler e Mussolini. Os representantes da Tchecoslováquia não puderam participar.

Franceses e ingleses decidiram ceder às ambições de Hitler e concordaram com a anexação dos Sudetos pela Alemanha. Política de apaziguamento. No entanto, Hitler contrariando esse acordo invadiu a Tchecoslováquia. As autoridades dos governos da França e Inglaterra não se manifestavam energicamente contra essas ofensivas nazistas.

MARÇO DE 1939: As tropas alemãs ocuparam a região dos Sudetos e invadiram a Tchecoslováquia.

Agosto de 1939: Alemanha e a União Soviética assinaram secretamente um pacto de não-agressão. Stalin e Hitler decidiram ocupar a Polônia e dividi-la entre as duas potências

Tropas alemãs invadiram a Polônia (oeste). 1º de Setembro de 1939: Tropas alemãs invadiram a Polônia (oeste). Tropas russas invadiram a Polônia (leste) em 17 de setembro de 1939. Os governos da Inglaterra e da França declararam guerra à Alemanha, dando início a Segunda Guerra Mundial.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Os primeiros anos da guerra caracterizavam-se pela rápida ofensiva das forças nazistas. BLITZKRIEG: guerra-relâmpago sobre as linhas de defesa adversárias, estratégia marcada pelo rápido avanço dos tanques blindados, apoiados pela aviação.

OFENSIVA ALEMÃ DINAMARCA: 9 de abril de 1940. HOLANDA: 15 de maio de 1940. BÉLGICA: 28 de maio de 1940. NORUEGA: 10 de junho de 1940.

FRANÇA: 14 de junho de 1940. Os alemães invadiram a França e ocuparam Paris, contornando a linha Maginot. Parte do território francês ficou diretamente sob o controle nazista e a outra parte formou-se um governo que colaborou com os alemães.

ENTRADA DA ITÁLIA A Itália entrou na guerra ao lado da Alemanha nazista. No norte da África, as tropas alemãs e italianas, comandadas pelo general Rommel, obtiveram significativas vitórias sobre os ingleses, ameaçando a dominação britânica no Egito.

BATALHA DA INGLATERRA (1940-1941) Na Europa Ocidental, restavam apenas as forças da Inglaterra como grandes adversários do nazismo. Os nazistas atacaram a Inglaterra com bombardeios, mas os ingleses resistiram ao ataque. A aviação inglesa Royal Air Force, conseguiu conter os ataques da Luftware.

ENTRADA DA UNIÃO SOVIÉTICA Em 22 de junho de 1941 Hitler invade a União Soviética, rompendo os acordos anteriores feitos com a União Soviética. De 1941 a 1942 os exércitos alemães, apoiados por aliados húngaros, finlandeses e italianos, avançaram de modo rápido pelo território da União Soviética. Aniquilaram cerca de um terço do exército russo.

As mais terríveis batalhas foram travadas entre a Alemanha e a União Soviética. Foi na luta contra os soviéticos que Hitler concentrou a maior parte do exército alemão (cerca de 65%), seus melhores equipamentos militares e as tropas de elite nazista. Na luta contra os nazistas morreram mais de 20 milhões de soviéticos dos quais quase metade eram civis.

Em setembro de 1942, tropas blindadas do exército alemão entraram em Stalingrado, onde foi travada uma das mais sangrentas batalhas da Segunda Guerra Mundial. A partir novembro de 1942, uma contraofensiva do exército soviético resultou na rendição das tropas alemãs, em fevereiro de 1943. Pela primeira vez na guerra, um exército alemão foi obrigado a se rende. BATALHA DE STALINGRADO.

Os soviéticos foram os primeiros a tomar a iniciativa dos ataques e foram conquistando, um por um, os territórios dos países controlados pelos nazistas. A União Soviética foi o primeiro país ao entrar vitoriosamente em Berlim.

ENTRADA DOS Estados unidos na guerra Os Estados Unidos decidiram entrar na guerra depois do ataque dos japoneses à base militar de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 dezembro de 1941. A base estadunidense de Pearl Harbor, localizada no Oceano Pacífico, era um importante ponto para a estratégia militar dos Estados Unidos e do que viria a ser mais tarde os Aliados.

No correr do processo de expansão do Japão pelos territórios da Ásia, seria um grande problema caso os Estados Unidos entrassem na guerra e passassem a combater os japoneses. A ocorrência de tal situação atrasaria ou mesmo impossibilitaria os planos do Império Nipônico. Deste modo, o exército japonês, sob o comando de Nagumo, elaborou um ataque surpresa à base estadunidense visando neutralizar a ação do exército e da marinha dos Estados Unidos no Oceano Pacífico.

EIXO X ALIADAS Potências do eixo: Alemanha, Itália e Japão. Potências aliadas: Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra.

BOMBARDEIOS NA ALEMANHA Os norte-americanos disponibilizaram o poderio de sua força industrial a serviço da guerra contra os nazistas. 1942: tiveram início os bombardeios aéreos ingleses e norte-americanos sobre as grandes cidades alemãs. Foram destruídas as redes de comunicação e as zonas petrolíferas dos nazistas, paralisando a indústria bélica alemã.

LUTAS NA ITÁLIA Em julho de 1943, as tropas aliadas lideradas pelos norte-americanos e ingleses, iniciaram a invasão da Itália. Mussolini foi preso e afastado do poder pelo novo governo que assinou um acordo com os aliados. Os alemães que ainda dominavam o norte do país invadiram Roma e libertaram o Duce e fundando a República Social Italiana.

Mussolini acabou sendo preso novamente pelas tropas italianas da resistência antinazista e foi executado. A Força Expedicionária Brasileira (FEB), participou da guerra com um efetivo de 25 mil homens contra o nazifascismo.

FINAL DA GUERRA Dia D : no dia 6 de junho de 1944, as tropas aliadas desembarcaram na França e iniciaram um intenso ataque contra as tropas alemãs. Dia da Decisão. O comando nazista situado em Berlim decidiu lutar até a morte. Promoveu uma mobilização da população alemã, incluindo crianças, mulheres e idosos.

Em 25 de abril de 1945, a cidade de Berlim estava totalmente cercada. Em 30 de abril de 1945, Hitler, sua mulher Eva Braun e Goebbels cometeram suicídio. Em 8 de maio de 1945, deu-se a completa rendição da Alemanha, Esse é considerado o Dia Da Vitória na Europa.

1945-1946: instalou-se na cidade alemã de Nuremberg um tribunal militar internacional, que condenou os principais líderes nazistas por crime contra a humanidade. Onze foram condenados à morte por enforcamento.

A BOMBA ATÔMICA As forças armadas dos Estados Unidos, que desde o ataque a Pearl Harbor (1941) vinham combatendo os japoneses e o golpe final ocorreu em agosto de 1945. Numa demonstração de seu poderio militar ao mundo, explodiram duas bombas atômicas em território japonês.

Hiroshima: 6 de agosto de 1945 Nagasaki: 9 de agosto de 1945 Nas duas cidades morreram, instantaneamente, cerca de 160 mil pessoas. Tempos depois outros milhares de pessoas viriam a morrer em consequência de doenças provocadas pelas radiações nucleares.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Toledo, Eliete; Dreguer, Ricardo. História. Editora: Atual. São Paulo, 2009. Projeto Araribá - História. Editora: Moderna. São Paulo, 2007. Campos, Flavio de; Miranda, Renan Garcia. A Escrita da História. Editora: Escala Educacional. São Paulo, 2005. Cotrim, Gilberto. História global e geral. Editora: Saraiva. São Paulo, 2007.