CHINA: “VÁRIAS RELIGIÕES E UM GOVERNO ATEU” Colégio Santa Maria 26/11/2010
VISÃO HOLÍSTICA SABEDORIA X SANTIDADE
O HUMANO COMO UM SER INTEGRADO VISÃO OCIDENTAL MODELO MECANICISTA O SER HUMANO RETALIADO EM PARTES DISTINTAS E ESTANQUES VISÃO HOLÍSTICA CORPO ALMA MENTE ESPÍRITO
OCIDENTE X ORIENTE RELAÇÕES DE PODER JESUITAS OCIDENTAIS X ELITE LETRADA –NEOCONFUCIONISMO – RELIGIÃO DOMINANTE –TAOISMO –BUDISMO
DIÁLOGOS ENTRE CRISTIANISMO E RELIGIÕES TRADICONAIS CHINESAS COMPATIBILIDADES: Os conceitos chineses de Shang- di (Senhor – nas - Alturas) e Tian (céu) mencionados nos antigos clássicos confucianos são equivalentes ao Deus cristão
DIÁLOGOS ENTRE CRISTIANISMO E RELIGIÕES TRADICONAIS CHINESAS PORÉM... TAI-JI – NÃO É UM GUARDIÃO DO UNIVERSO E SIM UM PRINCÍPIO MATERIALISTA
DIÁLOGOS ENTRE CRISTIANISMO E RELIGIÕES TRADICONAIS CHINESAS Já existia na antiga China a crença na imortalidade da alma humana e o conceito de céu e inferno. O confucionismo pós-Han precisava do cristianismo para restaurar sua vitalidade original.
CÂNONES RELIGIOSOS CHINESES CHING – EM MANDARIM NÃO SÃO, COMO AS SAGRADAS ESCRITURAS – “A PALAVRA DE DEUS” REPOSITÓRIO DA SABEDORIA HUMANA
I CHING (3 MIL a.C) YIN-YANG – BASE DE TODO O PENSAMENTO CHINÊS 64 HEXAGRAMAS - USADOS COMO ORÁCULOS NA CHINA E CORÉIA
KUNG-FU-TZU= CONFÚCIO SÉCULO V A.C PREOCUPAÇÃO COM AS AFLIÇÕES DO MUNDO MATERIAL ( NÃO COM O SOBRENATURAL OU COM O UNIVERSO) ANÁLISE, ESTUDO E COMPILAÇÃO DOS CLÁSSICOS CHINESES
CLÁSSICOS CONFUCIANOS – 500 A.C 13 livros, no total. Os 5 principais: I Ching Chu Ching (“Clássico da História”) Chi Ching (“Clássico da Poesia”) Shi Ching ("Clássico da Música").
ANALECTOS – 500 A 200 A.C coleção de diálogos e ditos de Confúcio, compilados por seus discípulos em 22 capítulos
A FILOSOFIA DO CONFUCIONISMO REN –- BENEVOLÊNCIA/ HUMANISMO –TODA SABEDORIA OU TODO AQUELE QUE SE PRETENDE SÁBIO – DEVERÁ PAUTAR SUAS AÇÕES PELO DESEJO E PELO EMPENHO PARA A CONSTRUÇÃO DO BEM COMUM; O BEM DA HUMANIDADE ;
A FILOSOFIA DO CONFUCIONISMO –DEVE PENSAR E AGIR TANTO VISANDO O PRESENTE QUANTO AS GERAÇÕES FUTURAS
MÁXIMAS “NÃO FAÇAS AOS OUTROS O QUE NÃO QUERES QUE TE FAÇAM” LI – RESPEITO ÀS HIERARQUIAS, ÀS NORMAS E À ETIQUETA VIGENTES. FAZER O BEM PELO BEM, SEM ESPERANÇA DE RECOMPENSAS DIVINAS OU TERRENAS
TAO TECHING – CERCA DE 500 A.C MAIOR CLÁSSICO DO TAOÍSMO AUTOR: LAO-TSÉ HUMANO X TAO TAO – FORÇA PRIMORDIAL QUE MOVE O COSMOS HISTORIADORES: ACREDITAM QUE A OBRA FOI ESCRITA ENTRE OS SÉCULOS III E IV A.C.
TAOÍSMO TAO – “ O CAMINHO”; - FORÇA PRIMORDIAL QUE MANTÉM O UNIVERSO EM EQUILÍBRIO; BUSCA POR EQUILÍBRIO : YIN-YANG (OPOSTOS PRIMORDIAIS)
UMA FILOSOFIA DE VIDA ATÉ O SÉC. IV; FUNDAMENTO QUE SE APROXIMA DO ANIMISMO FENG-SHUI TAI-CHI-CHUAN
CONFÚCIO - REFORMAR A SOCIEDADE LAO TSÉ – HARMONIZAR : HOMEM X UNIVERSO: –“O homem segue a Terra, a Terra segue o Céu, o Céu segue o Tao, e o Tao segue a si mesmo ”
O TRIPITAKA – 100 A.C MEMÓRIAS ESCRITAS COMPILADAS DA TRADIÇÃO ORAL SOBRE DOUTRINA ELABORADA POR SIDARTA GAUTAMA (O BUDA) ; TRANSCRITAS PELOS MONGES DO SRI LANKA –QUESTÕES TEOLÓGICAS –SERMÕES DE BUDA SOBRE MORAL E DESTINO –REGRAS DE DISCIPLINA PARA OS MONGES CÂNONE DO TERAVADA – VS MAIS TRADICIONAL E FILOSÓFICA DO BUDISMO. –.
O BUDISMO CHINÊS FUNDADO POR VOLTA DO SÉC V A.C NA ÍNDIA –POR SIDDHARTA GAUTAMA (BUDA) – CONTEMPORÂNEO DE LAO TSÉ E CONFÚCIO CHEGA NA CHINA POR VOLTA DO DO SÉCULO 1
PRINCIPAIS CONCEITOS NIRVANA SAMSARA
NA ORIGEM INDIANA O BUDISMO 2 VERTENTES: –O THERAVADA – MAIS FILOSÓFICO E CÉTICO –MAHAYANA – MAIS SINCRÉTICO: COM DEUSES, ESPÍRITOS, CRIATURAS FANTÁSTICAS, SERPENTES FALANTES E DUENDES – ESSA FOI A VERTENTE QUE FEZ SUCESSO NA CHINA
SUTRAS MAHAYANAS ( 100 A.C a 100) Mais mística que o Teravada; fonte principal do budismo chinêsbudismo inclui a crença em seres fantásticos como demônios, fantasmas e serpentes gigantes. Seus textos sagrados escritos no idioma sânscrito.
DANDO ORIGEM A 2 OUTRAS VERSÕES ( ESSAS PROPRIAMENTE CHINESAS): CHAN OU ZEN – MISTURA DE BUDISMO COM TAOISMO TERRA PURA – UM RAMO MAIS POPULAR
GRANDE TESOURO DAS ESCRITURAS (983) MAIS DE 2 MIL TEXTOS INDIVIDUAIS VIAJANTES LEVAM OS TEXTOS CHEGAM À CHINA, PELO HIMALAIA; TRADUZIDOS PARA O MANDARIM FORMAS TÍPICAS DO BUDISMO CHINÊS : CHAN ( OU ZEN); TEXTOS INFLUENCIAM TAMBÉMO BUDISMO JAPONÊS E TIBETANO
APÓS REPRESSÃO DO GOVERNO CHINÊS: CONFUCIONISMO – IDEOLOGIA BURGUESA TAOISMO E BUDISMO : SUPERSTIÇÕES ABOMINÁVEIS
NA DÉCADA DE 80 ABERTURA MAO-TSÉ-TUNG – UMA NOVA DIVINDADE NO PANTEÃO TAOÍSTA
UIGURES HABITANTES MILENARES DO DESERTO DE XINGIANG CERCA DE 10 MILHÕES X 40% HANS “COLONIZADOR” X “COLONIZADO” O POVO UIGUR – HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA
UM GOVERNO ATEU? MENOSPREZO ÀS DIMENSÕES ESPIRITUAIS DO SER HUMANO; IDEOLOGIAS CONFLITANTES