CHINA: “VÁRIAS RELIGIÕES E UM GOVERNO ATEU” Colégio Santa Maria 26/11/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL. AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL.
Advertisements

As religiões orientais
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
O Ensino Religioso nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Leitura cristã da Criação
História da China A China tem mais de quatro mil anos. Ela teve uma das civilizações mais velhas do mundo e, durante a Idade Média, a ciência e as artes.
RENASCIMENTO.
A China Antiga..
A antiga civilização indiana
CHINA MEDIEVAL Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG.
Universalidade das Leis Divinas ou Naturais Roteiro de Palestra.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
CHINA.
MICRO PROJETO DE ENSINO
Teorias do Conhecimento
Diversidade Cultural.
Grandes civilizações da atualidade
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
China e o mundo contemporâneo
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
A religião no mundo atual (modernidade)
CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS
Sociologia & Filosofia
Religiões Uma síntese geral.
Trabalho realizado por: João Silva nº6 Joel Campos nº8
Diferenças Religiosas
Formatação de Julia Pap
Revisão para Avaliação I
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
Cdu – Classificação Decimal Universal
A sabedoria no Oriente Filosofia. “O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros”. “A humildade é a única base sólida de todas.
RELIGIÕES ORIENTAIS.
Prof. Everton da Silva Correa
Formatação de Julia Pap
A Teologia de João Wesley: Oferta da Salvação para Todos
Professora Carol/Geografia
RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
A Hermenêutica na Idade Média
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Hinduísmo.
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
RELIGIÕES COMPARADAS 2011.
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
Trabalho realizado por: Fábio 9ºA Luís 9ºA Escola EB 2,3 Couto Mineiro de Pejão.
CLICAR PARA AVANÇAR Qual a melhor religião? Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.
Referencial teórico Bíblia Sagrada, varias traduções.
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
FILOSOFIA.
CONFUCIONISMO TAOISMO XINTOISMO
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
A TUA RELIGIÃo NÃO TEM IMPORTÂNCIA
Introdução e Um pouco de História da mtc(medicina tradicional chinesa)
Yao Shi Fo (Buda da Medicina)
BUDISMO.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Feng Shui Em busca da harmonia.
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores.
BUDISMO.
Religião na colônia Sagrado X profano.
Budismo.
Capítulo 13 Pensamento cristão
Transcrição da apresentação:

CHINA: “VÁRIAS RELIGIÕES E UM GOVERNO ATEU” Colégio Santa Maria 26/11/2010

VISÃO HOLÍSTICA SABEDORIA X SANTIDADE

O HUMANO COMO UM SER INTEGRADO VISÃO OCIDENTAL MODELO MECANICISTA O SER HUMANO RETALIADO EM PARTES DISTINTAS E ESTANQUES VISÃO HOLÍSTICA CORPO ALMA MENTE ESPÍRITO

OCIDENTE X ORIENTE RELAÇÕES DE PODER JESUITAS OCIDENTAIS X ELITE LETRADA –NEOCONFUCIONISMO – RELIGIÃO DOMINANTE –TAOISMO –BUDISMO

DIÁLOGOS ENTRE CRISTIANISMO E RELIGIÕES TRADICONAIS CHINESAS COMPATIBILIDADES: Os conceitos chineses de Shang- di (Senhor – nas - Alturas) e Tian (céu) mencionados nos antigos clássicos confucianos são equivalentes ao Deus cristão

DIÁLOGOS ENTRE CRISTIANISMO E RELIGIÕES TRADICONAIS CHINESAS PORÉM... TAI-JI – NÃO É UM GUARDIÃO DO UNIVERSO E SIM UM PRINCÍPIO MATERIALISTA

DIÁLOGOS ENTRE CRISTIANISMO E RELIGIÕES TRADICONAIS CHINESAS Já existia na antiga China a crença na imortalidade da alma humana e o conceito de céu e inferno. O confucionismo pós-Han precisava do cristianismo para restaurar sua vitalidade original.

CÂNONES RELIGIOSOS CHINESES CHING – EM MANDARIM NÃO SÃO, COMO AS SAGRADAS ESCRITURAS – “A PALAVRA DE DEUS” REPOSITÓRIO DA SABEDORIA HUMANA

I CHING (3 MIL a.C) YIN-YANG – BASE DE TODO O PENSAMENTO CHINÊS 64 HEXAGRAMAS - USADOS COMO ORÁCULOS NA CHINA E CORÉIA

KUNG-FU-TZU= CONFÚCIO SÉCULO V A.C PREOCUPAÇÃO COM AS AFLIÇÕES DO MUNDO MATERIAL ( NÃO COM O SOBRENATURAL OU COM O UNIVERSO) ANÁLISE, ESTUDO E COMPILAÇÃO DOS CLÁSSICOS CHINESES

CLÁSSICOS CONFUCIANOS – 500 A.C 13 livros, no total. Os 5 principais: I Ching Chu Ching (“Clássico da História”) Chi Ching (“Clássico da Poesia”) Shi Ching ("Clássico da Música").

ANALECTOS – 500 A 200 A.C coleção de diálogos e ditos de Confúcio, compilados por seus discípulos em 22 capítulos

A FILOSOFIA DO CONFUCIONISMO REN –- BENEVOLÊNCIA/ HUMANISMO –TODA SABEDORIA OU TODO AQUELE QUE SE PRETENDE SÁBIO – DEVERÁ PAUTAR SUAS AÇÕES PELO DESEJO E PELO EMPENHO PARA A CONSTRUÇÃO DO BEM COMUM; O BEM DA HUMANIDADE ;

A FILOSOFIA DO CONFUCIONISMO –DEVE PENSAR E AGIR TANTO VISANDO O PRESENTE QUANTO AS GERAÇÕES FUTURAS

MÁXIMAS “NÃO FAÇAS AOS OUTROS O QUE NÃO QUERES QUE TE FAÇAM” LI – RESPEITO ÀS HIERARQUIAS, ÀS NORMAS E À ETIQUETA VIGENTES. FAZER O BEM PELO BEM, SEM ESPERANÇA DE RECOMPENSAS DIVINAS OU TERRENAS

TAO TECHING – CERCA DE 500 A.C MAIOR CLÁSSICO DO TAOÍSMO AUTOR: LAO-TSÉ HUMANO X TAO TAO – FORÇA PRIMORDIAL QUE MOVE O COSMOS HISTORIADORES: ACREDITAM QUE A OBRA FOI ESCRITA ENTRE OS SÉCULOS III E IV A.C.

TAOÍSMO TAO – “ O CAMINHO”; - FORÇA PRIMORDIAL QUE MANTÉM O UNIVERSO EM EQUILÍBRIO; BUSCA POR EQUILÍBRIO : YIN-YANG (OPOSTOS PRIMORDIAIS)

UMA FILOSOFIA DE VIDA ATÉ O SÉC. IV; FUNDAMENTO QUE SE APROXIMA DO ANIMISMO FENG-SHUI TAI-CHI-CHUAN

CONFÚCIO - REFORMAR A SOCIEDADE LAO TSÉ – HARMONIZAR : HOMEM X UNIVERSO: –“O homem segue a Terra, a Terra segue o Céu, o Céu segue o Tao, e o Tao segue a si mesmo ”

O TRIPITAKA – 100 A.C MEMÓRIAS ESCRITAS COMPILADAS DA TRADIÇÃO ORAL SOBRE DOUTRINA ELABORADA POR SIDARTA GAUTAMA (O BUDA) ; TRANSCRITAS PELOS MONGES DO SRI LANKA –QUESTÕES TEOLÓGICAS –SERMÕES DE BUDA SOBRE MORAL E DESTINO –REGRAS DE DISCIPLINA PARA OS MONGES CÂNONE DO TERAVADA – VS MAIS TRADICIONAL E FILOSÓFICA DO BUDISMO. –.

O BUDISMO CHINÊS FUNDADO POR VOLTA DO SÉC V A.C NA ÍNDIA –POR SIDDHARTA GAUTAMA (BUDA) – CONTEMPORÂNEO DE LAO TSÉ E CONFÚCIO CHEGA NA CHINA POR VOLTA DO DO SÉCULO 1

PRINCIPAIS CONCEITOS NIRVANA SAMSARA

NA ORIGEM INDIANA O BUDISMO 2 VERTENTES: –O THERAVADA – MAIS FILOSÓFICO E CÉTICO –MAHAYANA – MAIS SINCRÉTICO: COM DEUSES, ESPÍRITOS, CRIATURAS FANTÁSTICAS, SERPENTES FALANTES E DUENDES – ESSA FOI A VERTENTE QUE FEZ SUCESSO NA CHINA

SUTRAS MAHAYANAS ( 100 A.C a 100) Mais mística que o Teravada; fonte principal do budismo chinêsbudismo inclui a crença em seres fantásticos como demônios, fantasmas e serpentes gigantes. Seus textos sagrados escritos no idioma sânscrito.

DANDO ORIGEM A 2 OUTRAS VERSÕES ( ESSAS PROPRIAMENTE CHINESAS): CHAN OU ZEN – MISTURA DE BUDISMO COM TAOISMO TERRA PURA – UM RAMO MAIS POPULAR

GRANDE TESOURO DAS ESCRITURAS (983) MAIS DE 2 MIL TEXTOS INDIVIDUAIS VIAJANTES LEVAM OS TEXTOS CHEGAM À CHINA, PELO HIMALAIA; TRADUZIDOS PARA O MANDARIM FORMAS TÍPICAS DO BUDISMO CHINÊS : CHAN ( OU ZEN); TEXTOS INFLUENCIAM TAMBÉMO BUDISMO JAPONÊS E TIBETANO

APÓS REPRESSÃO DO GOVERNO CHINÊS: CONFUCIONISMO – IDEOLOGIA BURGUESA TAOISMO E BUDISMO : SUPERSTIÇÕES ABOMINÁVEIS

NA DÉCADA DE 80 ABERTURA MAO-TSÉ-TUNG – UMA NOVA DIVINDADE NO PANTEÃO TAOÍSTA

UIGURES HABITANTES MILENARES DO DESERTO DE XINGIANG CERCA DE 10 MILHÕES X 40% HANS “COLONIZADOR” X “COLONIZADO” O POVO UIGUR – HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA

UM GOVERNO ATEU? MENOSPREZO ÀS DIMENSÕES ESPIRITUAIS DO SER HUMANO; IDEOLOGIAS CONFLITANTES