Teoria geocêntrica Terra como centro do universo. Os demais corpos descreviam órbitas circulares em torno da Terra. Principais nomes: Aristóteles e Cláudio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seis séculos antes de Cristo, Tales de Mileto já estava convencido da curvatura da Terra, sabia que a Lua era iluminada pelo Sol e previu o eclipse.
Advertisements

Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Eudóxio (discípulo de Platão) As estrelas, o Sol, a Lua e os planetas permanecem fixos sobre.
Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C a.C. Divindade do círculo.
Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
Gravitação Universal PROF. A D E M I R A M A R A L professor- ademir4.webnode.com.
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR : REALENGO II NOME: RANIERY COSTA MENDES TURMA:603 ANO: 2011 PROF. CIÊNCIAS : DANIELLE PORF. INFORMÁTICA: ALEX COLÉGIO.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina GRAVITAÇÃO -A lei da Gravitação de Newton -Energia Potencial Gravitacional -As Leis de Kepler.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério.
Os movimentos da Terra Roberto Ortiz - EACH/USP. Movimento de Rotação da Terra Sol PN PS Sol O dia claro e a noite são resultados do movimento de rotação.
Aristóteles e a forma da Terra Na Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles.
Rotação - Dia terrestre - Dia e Noite - Fusos Horário - Efeito Coriollis ou Coriolis.
I.EIXO ESTRUTURANTE: TERRA E UNIVERSO. O homem cria ao longo do tempo instrumentos para ajudar na observação e compreensão do universo O homem sempre.
Estudando para o ENEM de forma invertida
Aulas Multimídias – Santa Cecília
ASTRONOMIA X ASTROLOGIA
FÍSICA.
Leis de Kepler Gustavo Siqueira da Silva 2º M03
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
GRAVITAÇÃO Claudio Ptolomeu (90-168), grego, primeiro sistema planetário - considerava a Terra como o centro do Universo (sistema geocêntrico). Nicolau.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Estudando para o ENEM de Forma Invertida
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Ciências da Natureza e suas
REVISÃO E UFSCÃO 2018.
Colégio Anglo Cassiano Ricardo, São José dos Campos – SP
Sistema Solar Satélites Estrela: Sol 8 planetas Asteroides Cometas
Unidade 2 / Cap. 14 GRAVITAÇÃO Professor: ISRAEL AVEIRO
Gravitação universal.
Modelos do universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico
SOLSTÍCIOS EQUINÓCIOS
As estações do ano vistas do espaço
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações
Ciências da Natureza e suas
Este é o nosso planeta... A Terra.
Planeta Terra Movimentos
Noções de Astronomia.
Física Gravitação.
GALILEU GALILEI.
Filosofia da Ciência Licenciatura em Filosofia 2011-II
Leis de Kepler 12º ano [Imagem:
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 4 A Terra no Universo.
Movimento Circular TIO ROSY.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
O que você deve saber sobre
Movimento Circular.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
LEIS DE KEPLER.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Gravitação.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEIS DE KEPLER.
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
O Movimento Circular Prof. Rodrigo.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Movimento Circular Ednilson Oliveira.
O Planeta Terra As estações do ano.
MECÂNICA Conceitos iniciais, MRU Prof. Rangel Martins Nunes.
A Terra no Universo – 2ª parte – MOVIMENTOS DA TERRA
EXERCÍCIOS.
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
O surgimento da Astronomia moderna
Física Gravitação.
Transcrição da apresentação:

Teoria geocêntrica Terra como centro do universo. Os demais corpos descreviam órbitas circulares em torno da Terra. Principais nomes: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu (Século II). Teoria heliocêntrica Sol como centro do universo. Os demais astros, inclusive a Terra, descreviam órbitas circulares em torno do Sol. Nomes importantes: Nicolau Copérnico (1473 - 1543), Tycho Brahe (1546 – 1601) e Galileu Galilei (1564 – 1642) As três leis de Kepler foram deduzidas com base nos dados das observações de Tycho Brahe. As leis de Kepler se aplicam a qualquer corpo em órbita em torno de uma massa central: planetas em torno do sol, satélites naturais ou artificiais em torno de um planeta, cometas, etc.

1ª Lei de Kepler As órbitas dos planetas em torno do Sol são elipses. O Sol ocupa um dos focos ( 𝐹 1 e 𝐹 2 ) da elipse. (a) (b) Afélio: posição na qual o planeta se encontra mais distante do Sol. Periélio: posição na qual o planeta se encontra mais próximo do Sol. A primeira lei se aplica a qualquer corpo em órbita em torno de uma massa central: planetas em torno do sol, satélites naturais ou artificiais em torno de um planeta, cometas, etc.

(a’) (a) (b) (b)’

𝐴 1 = 𝐴 2 Δ𝑡 1 = Δ𝑡 2 Δ𝑡 1 Δ𝑡 2 𝐴 2 𝐴 1 2ª Lei de Kepler O vetor posição (linha que liga o planeta ao Sol) “varre” áreas iguais em intervalos de tempo iguais. 𝐴 1 = 𝐴 2 Δ𝑡 1 = Δ𝑡 2 Δ𝑡 1 Δ𝑡 2 𝐴 2 𝐴 1 A segunda lei se aplica a qualquer corpo em órbita em torno de uma massa central: planetas em torno do sol, satélites naturais ou artificiais em torno de um planeta, cometas, etc.

2ª Lei de Kepler - consequências

3ª Lei de Kepler O cubo do raio médio da órbita de um planeta é proporcional ao seu período de revolução ao quadrado. Para órbitas elípticas: 𝑟 𝑚 = comprimento do semieixo maior. Para órbitas circulares: 𝑟 𝑚 = comprimento do raio da circunferência. A terceira lei se aplica para qualquer corpo em órbita de uma massa central: planetas em torno do sol, satélites naturais ou artificiais em torno de um planeta, cometas, etc. r m 3 = k.T² Corpo em órbita Massa central A terceira lei se aplica a qualquer corpo em órbita em torno de uma massa central: planetas em torno do sol, satélites naturais ou artificiais em torno de um planeta, cometas, etc.

3ª Lei de Kepler – dois corpos em torno de uma mesma massa central r A 3 T A 2 = k e r B 3 T B 2 = k O valor da constante k depende da massa central. Para mesma massa central, teremos o mesmo valor de k. Para diferentes massas centrais teremos diferentes valores de K. O Valor de K não depende das massas dos corpos em orbita.

As estações do ano (hemisfério sul) Equinócio de outono Verão: maior intensidade da Radiação solar no hemisfério sul (mais W/m)² Inverno: menor intensidade da Radiação solar no hemisfério sul (menos W/m)² Solstício de verão Solstício de inverno Equinócio de primavera Solstício de verão Solstício de inverno

Dinâmica da órbita elíptica

1. (Fuvest 2016) O grande mérito do sábio toscano estava exatamente na apresentação de suas conclusões na forma de “leis” matemáticas do mundo natural. Ele não apenas defendia que o mundo era governado por essas “leis”, como também apresentava as que havia “descoberto” em suas investigações. Carlos Z. Camenietzki, Galileu em sua órbita. 01/02/2014. www.revistadehistoria.com.br.   Considerando que o texto se refere a Galileu Galilei (1564-1642), a) identifique uma das “leis” do mundo natural proposta por ele; b) indique dois dos principais motivos pelos quais ele foi julgado pelo Tribunal da Inquisição.

a) Galileu é um dos proponentes do heliocentrismo, teoria que previa a movimentação dos planetas ao redor do Sol. Galileu, por meio da observação, foi capaz de reforçar o discurso de outros sábios, que estavam se tornando cientistas, no final da Idade Média e início da Idade Moderna. b) Galileu foi julgado pela inquisição por alguns motivos, entre eles a proposta do heliocentrismo, o que contrariava a visão de mundo da Igreja Católica – defensora do geocentrismo. Outro motivo que podemos apontar é a forma de produção do conhecimento proposta por ele e seus pares. A noção de se produzir conhecimento a partir da observação, (como o tempo de queda livre independer da massa) e usando instrumentos, tais como a luneta, e com um método próprio (o método científico), preocupava a Igreja Católica que naquele momento ainda era a maior detentora de conhecimentos capazes de explicar o funcionamento do universo.

2. (Unicamp 2015) A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante. PERRY, Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289. (Adaptado)   É correto afirmar que as leis de Kepler a) confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média. b) confirmaram as teorias defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no período do descobrimento da América. c) são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas cientificas que vigoram até hoje. d) forneceram subsídios para demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições defendidas pela Igreja naquela época.

2. (Unicamp 2015) A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante. PERRY, Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289. (Adaptado)   É correto afirmar que as leis de Kepler a) confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média. (Falsa – as principais correntes do heliocentrismo datam do final da Baixa Idade Média (Século XV) b) confirmaram as teorias defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no período do descobrimento da América. (Falsa - Ptolomeu – geocentrismo) c) são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas cientificas que vigoram até hoje. (Falsa – se relacionam ao heliocentrismo) d) forneceram subsídios para demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições defendidas pela Igreja naquela época. (Verdadeiro)

(Unesp 2014) Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior, em tamanho, do sistema solar. Hoje, são conhecidos mais de sessenta satélites naturais de Saturno, sendo que o maior deles, Titã, está a uma distância média de 1 200 000 km de Saturno e tem um período de translação de, aproximadamente, 16 dias terrestres ao redor do planeta. Tétis é outro dos maiores satélites de Saturno e está a uma distância média de Saturno de 300 000 km. Considere: O período aproximado de translação de Tétis ao redor de Saturno, em dias terrestres, é a) 4. b) 2. c) 6. d) 8. e) 10.

(Unesp 2014) Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior, em tamanho, do sistema solar. Hoje, são conhecidos mais de sessenta satélites naturais de Saturno, sendo que o maior deles, Titã, está a uma distância média de 1 200 000 km de Saturno e tem um período de translação de, aproximadamente, 16 dias terrestres ao redor do planeta. Tétis é outro dos maiores satélites de Saturno e está a uma distância média de Saturno de 300 000 km. Considere: O período aproximado de translação de Tétis ao redor de Saturno, em dias terrestres, é a) 4. b) 2. (correta) c) 6. d) 8. e) 10.

5. (Unesp 2008) A órbita de um planeta é elíptica e o Sol ocupa um de seus focos, como ilustrado na figura (fora de escala). As regiões limitadas pelos contornos OPS e MNS têm áreas iguais a A. Se top e tmn são os intervalos de tempo gastos para o planeta percorrer os trechos OP e MN, respectivamente, com velocidades médias vop e vmn, pode-se afirmar que a) top > tmn e vop < vmn. b) top = tmn e vop > vmn. c) top = tmn e vop < vmn. d) top > tmn e vop > vmn. e) top < tmn e vop < vmn.

5. (Unesp 2008) A órbita de um planeta é elíptica e o Sol ocupa um de seus focos, como ilustrado na figura (fora de escala). As regiões limitadas pelos contornos OPS e MNS têm áreas iguais a A. Se top e tmn são os intervalos de tempo gastos para o planeta percorrer os trechos OP e MN, respectivamente, com velocidades médias vop e vmn, pode-se afirmar que a) top > tmn e vop < vmn. b) top = tmn e vop > vmn. (correta) c) top = tmn e vop < vmn. d) top > tmn e vop > vmn. e) top < tmn e vop < vmn.