Do genial Rubem Alves, lá das Minas Gerais...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
Advertisements

Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Escutatória – Rubem Alves Sempre vejo anunciados cursos de oratória
“Lições de bichos e coisas”
Progressão automática
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O CONSTRUTOR DE PONTES.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
EU APRENDI.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
A BONECA.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
APREDENDO A ORAR.
Frases Para Meditar...♥.
ESCUTATÓRIA Do genial Rubem Alves, lá das Minas Gerais...
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
O Universo diz SIM Esther e Jerry Hicks.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
ESCUTATÓRIA Rubem Alves.
Dor de perda Letícia Thompson.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
A Nuvem e a Duna Paulo Coelho.
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
AMAR.
A tigela de madeira.
Faça o seu coração vibrar!
Aprendi Clique.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto... e aplicar nas nossas reuniões...
BOM DIA !!!.
A GRAVIDEZ DA AMIZADE -Slides Automático -.
By Búzios Slides 13  LINHAS PARA VIVER Automático.
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Amizade é isso... Ligue o Som.
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
O que vim fazer neste mundo?
Enamorados....
Sou feito de sentimentos, de emoções, de luz e de amor...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto...
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Observe o sol... POESIA COM PALAVRAS….de gratidão!
Eis a vida novamente diante de você... pronta para ser vivida! Você pode se angustiar com o sol escaldante ou pode se deliciar com o calor divino que.
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
( Filme Cidade dos Anjos )
APRENDIZ DA VIDA!.
Não sei o estado de espírito em que hoje te encontras. Talvez hoje te sintas na pior. Não sei o estado de espírito em que hoje te encontras. Talvez.
Ás vezes é tão difícil...mas não é... Amizade é saber entender que ninguém é igual a ninguém e que são nossas diferenças que nos tornam muito mais interessante.
Se de repente tudo ao seu redor lhe parecer tremendamente belo… Se de repente a alegria se instalar mansamente em todo o seu ser, sem nenhum motivo aparente…
ESCUTATÓRIA Clique para mudar de slide. Com calma... Respeitando a Sua velocidade... para ouvir... ler... e sentir.. Sem falar! Ah! Como seria bom se.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
Transcrição da apresentação:

Do genial Rubem Alves, lá das Minas Gerais... Escutatória Do genial Rubem Alves, lá das Minas Gerais...

Sempre vejo anunciados cursos de oratória Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade...

A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração..... E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor... Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade. No fundo, somos os mais bonitos...

Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64. Contou-me de sua experiência com os índios: Reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio. Vejam a semelhança... Os pianistas, por exemplo, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio... Abrindo vazios de silêncio... Expulsando todas as idéias estranhas. Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio. Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos..... Pensamentos que ele julgava essenciais. São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.

Se eu falar logo a seguir. São duas as possibilidades Se eu falar logo a seguir... São duas as possibilidades. Primeira: Fiquei em silêncio só por delicadeza.. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado. Segunda: Ouvi o que você falou. Mas, isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou. Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada. O longo silêncio quer dizer: Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou. E, assim vai a reunião. Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.

Eu comecei a ouvir. Fernando Pessoa conhecia a experiência Eu comecei a ouvir. Fernando Pessoa conhecia a experiência... E, se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras... No lugar onde não há palavras. A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia... Que de tão linda nos faz chorar... Para mim, Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: A beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto. (Rubem Alves)

Projeto Bom Dia Coração Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também pode crescer com os toques suaves na alma... Nada faz sentido neste mundo se não tocamos o coração de uma pessoa. Tenha um lindo dia, com pequenas e constantes alegrias.