Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Java Básico Arrays Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Atualizado: Fevereiro/2009.
Advertisements

Tipos Agregados Homogêneos e Listas
SQL Server Comando PIVOT.
Profa. Patrícia A. Jaques
1 Programação – JAVA Unidade - 4 Arrays e Strings Prof. Aparecido V. de Freitas Mestre e Doutorando em Engenharia da Computação pela EPUSP.
Laboratório de Computação Aula 05 – Array Prof. Fábio Dias
CLASSES EM JAVA Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS EM C++ Professor: Dilvan Moreira.
Linguagens de Programação Conceitos e Técnicas Amarrações Prof. Isabel Cafezeiro
Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
Linguagem de Programação – Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA Sistemas Distribuídos Ciência da Computação 2o. Semestre / 2006 Prof. Fábio M. Costa
Disciplina: Estrutura de Dados Professor: Jeovane Reges Caxias – MA 2015 ACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO.
Algoritmos e Programação Prof. Marcos Saúde
Classes Objetos Atributos Métodos Coletor de Lixo (Garbage Collector ) Confraria do Java Nivelamento. Caroline, Marcelo e Luiz 12/05/2007.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Algoritmo e Lógica Programação Vetores e Matrizes
Vetores e Matrizes em C/C++
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis
Introdução Java.
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Prof. Wellington Franco
Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)
Java: Interfaces Alcides Calsavara.
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
ARRAYS Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java e T. Munzner)
Introdução à Programação BCC 201 Aula
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Introdução à Programação BCC 201 Aula
Criação e manipulação de objetos
Programação Orientada a Objetos
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto _1:
Aula 22 Modularização 22/10/08.
Elaborando as Interfaces Aulas 37, 38 e 39.
Wrappers.
Programação Orientada a Objetos*
Rosemary Silveira Filgueiras Melo
Programação Orientada a Objetos*
3.2 Sobrecarga de Métodos (Overloading)
Programação Orientada a Objetos*
Rosemary Silveira Filgueiras Melo
Rosemary Silveira Filgueiras Melo
Programação Orientada a Objetos
3.1.7 Variáveis de Classe e Instância
Programação Orientada a Objetos
Laboratório I Mateus Raeder.
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Computação Eletrônica Vetores e Matrizes
Aula Prática Objeto-Relacional Monitoria GDI
Estruturas definidas pelo programador
Tipos Primitivos de Dados
A classe String.
A interface java.util.List
Computação Eletrônica
Programação II Mateus Raeder.
CALCULADORA CARACTERE E VARIÁVEIS COMPOSTAS OU VETORES EM JAVA
Programação Orientada a Objetos
Constantes, Variáveis e Memória
Estruturas Condicionais
RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS E
JAVA - BÁSICO COL. ESTADUAL MARIA AGUIAR TEIXEIRA
Programação de Computadores II
TÍTULO DO ROTEIRO DO PRODUTO
Transcrição da apresentação:

Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com Linguagem Java Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com Vetores e Matrizes

Vetores Um vetor (array) é uma seqüência de objetos ou valores de tipos primitivos, todos do mesmo tipo e combinados sob um único identificador. Vetores são estáticos. O seu tamanho é definido no momento da sua criação. Em Java, vetores são objetos. Na prática, eles herdam de Object. Arrays possuem um atributo público que informa o seu tamanho: length. Arrays em Java iniciam na posição (índice) 0.

Vetores Inicialização: Declaração: tipo[] identificador; Exemplos: int[] vet; Button[] b; Construção: identificador = new tipo[tamanho] Exemplo: vet = new int[12]; b = new Button[10]; Inicialização: int[] vet = {1,2,3,4}; String[] Mes = {"JAN", "FEV", "MAR", "ABR", "MAI", "JUN", "JUL", "AGO","SET", "OUT", "NOV", "DEZ"}; Declaração de um vetor de tipo primitivo. Declaração de um vetor de objeto. Observe que um vetor pode ser declarado, construído e inicializado ao mesmo tempo.

Vetores class DiasDosMeses Esse exemplo mostra os meses e a quantidade de dias que cada mês possui. class DiasDosMeses { public static void main(String[] arg) { int[] maxDiasMes = new int[12]; String[] nomeMes = {"JAN", "FEV", "MAR", "ABR", "MAI", "JUN", "JUL", "AGO","SET", "OUT", "NOV", "DEZ"}; for(int i=0; i < maxDiasMes.length; i++) { if(((i+1 < 8) && ((i+1)%2==1)) || ((i+1 >= 8) && ((i+1)%2==0))) maxDiasMes[i] = 31; else maxDiasMes[i] = 30; } maxDiasMes[1] = 28; for(int i=0;i<12;i++) System.out.println(nomeMes[i]+":"+ maxDiasMes[i]);

Matrizes Os arrays multidimensionais funcionam de forma análoga aos arrays dimensionais. Cada dimensão é representada por um par de colchetes []. A propriedade length, quando associada a matriz, retorna o número de linhas A propriedade length, quando associada a uma linha, retorna o número de colunas Ex.: int[][] x = new int[3][5]; int y=x.length; y terá o valor 3 int w=x[0].length; w terá o valor 5

Matrizes Os arrays multidimensionais funcionam de forma análoga aos arrays dimensionais. Cada dimensão é representada por um par de colchetes []. Exemplo de Matrizes class ManipulaMatriz { public static void main(String args[]) { int[][] Mat = new int[5][2]; for( int i=0; i < Mat.length; i++) { for( int j=0; j < Mat[0].length; j++) { Mat[i][j]= (i*2)+j; System.out.print(" Mat[ "+ i +" ] " +"[ " + j + " ] = " + Mat[i][j]); } System.out.println(“ "); Declaração e construção de uma matriz.

Exercícios 1) Crie uma classe conta telefônica. Uma conta telefônica possui como atributos, o mês e o ano de referência, o número do contrato que lhe deu origem e uma lista de ligações telefônicas. Para esta classe crie os membros abaixo (utilizar o exercício anterior): - Um membro que retorne o valor total da conta telefônica. - Sobrecarregue o membro anterior para receber uma String contendo o local de destino da ligação como parâmetro e retorne o valor acumulado das ligações para aquele destino. - Um membro que receba um número de telefone e retorne o número de ligações em que este número participa (seja como origem ou destino).  

Exercícios 2) Um curso de uma faculdade é representado por um código, nome, duração (em semestres), valor total do curso e ano de criação do curso . Construa uma classe curso com os seguintes métodos: Criação de um curso com todos os dados necessários; Criação de um curso sem informar a duração. Neste caso o default são 8 semestres; Gets e sets; Metódo para calcular o valor da mensalidade de um aluno, considerando que o valor é fíxo, ou seja, o valor total do curso pode ser pago em parcelas mensais. 3) Crie uma classe que represente uma Faculdade. Uma Faculdade tem um nome, ano de criação e um ou mais cursos (represente estes cursos utilizando a classe Curso da questão anterior. Suponha que o número máximo de cursos é de 20). Crie métodos nesta classe para: Criar uma faculdade informando o nome e ano de criação; - gets e sets; - Adicionar um Curso (passado como parâmetro) na faculdade. Entretanto, não é possível adicionar um curso já existindo um outro curso com o mesmo nome na Faculdade. - Remover um Curso dado um nome, passado como parâmetro. Se não houver nenhum curso com o nome fornecido, uma mensagem deve ser impressa na tela informando o fato; - Retornar uma nova Faculdade (uma nova instância da classe Faculdade) que contenha como cursos, os cursos que foram criados no máximo 5 anos depois da Faculdade. Este método deve receber como parâmetro o nome e o ano de criação da nova faculdade.