Programação Orientada a Objetos com Java

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
|Introdução a Java para programadores Telis. Jogo de Dados simples O jogo é jogado por dois jogadores. Cada jogador faz sua jogada (lança um dado), e.
Advertisements

Programação Orientada a Objetos*
Modificadores Marco Antonio. Introdução Em todas as linguagens de programação o acesso a classes/métodos deve seguir algumas regras.
Herança, Polimorfismo e Classes Abstratas em Java
Prof. Thiago Pereira Rique
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Orientação a Objetos: Modificador Final para Métodos e Classes
De 17 1 Linguagens de Programação Orientadas a Objetos Pós-Gradução(Lato-Sensu) em Sistemas de Banco de Dados - UFPa Marco Fagundes Aula.
Generalização, Especialização e Conceitos
Iniciação ao Java – Márcio F. Campos
Programação Básica em Java
Recursividade Inhaúma Neves Ferraz
Polimorfismo e Classes Abstratas Profa
Wagner Santos C. de Jesus
Membros estáticos.
Capítulo 13 Pacotes. 2 Capítulo 13 – Pacotes Pacotes Pacote Cláusula package Cláusula import Executando uma classe de pacote Modificadores de acesso.
JAVA ENUMS © 2009 by Jorge L. de Souza Leão março de 2009 PEE - COPPE/UFRJ.
Capítulo 9 Herança 1.
Classes e objetos Arrays e Sobrecarga
Herança e Polimorfismo
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Estrutura de Dados em Java
Paradigmas de Linguagens de Programação Paradima da Programação Orientada à Objetos Professor: Armando Hage Belém-2008.
CRIANDO OBJETOS EM JAVA
Curso de extensão em Desenvolvimento Web
JAVA: Conceitos Iniciais
Tipos Agregados Homogêneos e Listas
JAVA Orientação a Objetos
METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala 1.
Interfaces.
Tópicos avançados em internet A
Atributos, Encapsulamento e Interface em Java
Programação I Aula 2 (Métodos)
Classes, Objetos, Atributos e Métodos JAVA
Professora Lucélia Oliveira
UTFPR – Campus Curitiba - DAELN Cursos de Eng. Eletrônica/Eng. da Computação IF62C - Fundamentos de Programação Semana 12 – Overloading X Overriding Prof.a.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa This.
Wagner Santos C. de Jesus
Programação Orientada a Objetos - Java
Implementação Orientada a Objetos – Aula 03
Tratamento de Exceções
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
UTFPR – Campus Curitiba - DAELN Cursos de Eng. Eletrônica/Eng
Prof. Gilberto Irajá Müller
Orientação a Objetos usando Java
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Construtor é bloco declarado que é chamado no momento em que o Objeto é criado (instanciado). Todas as classes.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 05 Construtores e sobrecarga de métodos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Polimorfismo.
1 Marcio de Carvalho Victorino JAVA. 2 Declaração de Atributos [ ] [transient] [volatile] [static] [final] ; controle de acesso –public, package (default),
Classes Abstratas e Interface
M ÉTODOS DA C LASSE S TRING. FUNÇÕES COM STRING Uma string é um tipo texto que corresponde à união de um conjunto de caracteres. Em Java, as strings são.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 06 Conversão de tipos e métodos estáticos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Certificação Marco Antonio. Introdução A compreensão desse capítulo é muito importante pois trata de um assunto essencial em qualquer linguagem de programação,
Classes Abstratas e Interfaces GX – Aula05 1.
Herança Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Copyright 1998, Departamento de Informática da UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Variáveis e métodos estáticos, Passagem de.
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 8 Professor: Eduardo Mantovani )
Bruno Inojosa MCP .NET Framework
Modificadores Programação II.
Conceitos de OO em Java Parte I
Classes abstratas São classes das quais não se pode instanciar objetos. São classes das quais não se pode instanciar objetos. Seu objetivo é ser herdada.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 08 Herança, sobrescrita de métodos e polimorfismo Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Diagrama de Classes Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
Classes Abstratas e Interface. 2 Classe Abstrata  Uma classe abstrata serve apenas como modelo para uma classe concreta (classe que comumente usamos);
1 Interface (o termo) » Interface (a palavra reservada): Java estendeu o conceito de interfaces à um nível ainda mais flexível que permite construir entidades.
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Programação Orientada a Objetos com Java Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes cristiano.nunes@metrocamp.edu.br

Classe Sintaxe: Exemplo: <modificador de acesso> class <NomeDaClasse> { //declaração dos atributos aqui //implementação dos métodos aqui } Exemplo: public class Matematica {

Modificador de Acesso da Classe public Especifica que a classe pode ser usada por outras classes de outros pacotes; (sem o modificador) A não inclusão do modificador torna a classe não visível por outras classes fora do pacote; A classe só poderá ser usada pelas outras classes que estão no mesmo pacote.

Métodos Sintaxe: Exemplo: <mod. acesso> <mod. método> <tipo retorno> <nomeMetodo>(args) { //implementação dos métodos aqui } Exemplo: public static void someInteiros(int x, int y) { int soma = x + y; System.out.println(“A soma de x e y é : “ + soma);

Modificador de Acesso do Método public Especifica que o método pode ser chamado dentro de outras classes; private Especifica que o método só pode ser chamado dentro da própria classe; protected Especifica que o método só pode ser chamado dentro da própria classe ou por subclasses que o herdam;

Modificador de Método static Indica que o método pode ser chamado sem ter a necessidade de se instanciar a classe que o contém; Métodos estáticos só podem alterar atributos também estáticos; Métodos com esse modificador são chamados de métodos de classe.

Modificador de Método final abstract Especifica que nenhuma subclasse derivada pode alterar ou redefinir este método (ou seja, impossibilita um tipo de polimorfismo: sobrescrição de método); abstract Indica que o método é abstrato e não tem implementação (corpo); Sua implementação é obrigatória nas subclasses que que o herdam.

Tipo de Retorno do Método void Indica que o método não retorna nenhum valor; (tipos primitivos) O método pode retornar valores de tipo primitivo, por isso você pode usá-los para especificar o tipo do valor de retorno do método; (tipos de classe) O método pode inclusive retorna um objeto inteiro de uma determinada classe.

Métodos (Retorno de Valores) Exemplos: public static int someInteiros (int x, int y) { return (x + y); } public static String cumprimente (String nome) { return “Olá “ + nome + “. Tudo bem?”;

Instanciação de uma Classe Criar objetos a partir de uma classe public class Figura { } //aplicativo que cria um objeto (instância) usando a classe Figura public class CriacaoDeFiguras { public static void main() { new Figura();

Referenciando Objetos Para que a instância de uma classe não fique “perdida” na memória e seja manipulada por outra classe é necessário vinculá-la a alguma referência; Para isso usamos variáveis que são tipadas pelos próprios nomes das classes; Diferentemente dos tipos primitivos, as classes, que especificam os tipos de objetos, são tipos por referência;

Referenciando Objetos Para que as instância de uma classe sejam manipuladas public class Figura { } public class CriacaoDeFiguras { public static void main() { Figura objetoFigura; objetoFigura = new Figura();

Métodos de Instância Não contêm o modificador de método static; Só podem ser invocados pelas instâncias da classe (objetos);

Métodos de Instância public class Figura { public void desenhe() { //implementação do método } public class CriacaoDeFiguras { public static void main() { Figura umaFigura = new Figura(); umaFigura.desenhe();

Método Construtor É o responsável por instanciar a classe; Deve ser geralmente público, não ter nenhum modificador de método e não retornar nada (nem conter void); Seu nome deve ser o mesmo da classe; Se não for implementado ainda sim ele é implicitamente existente como um método vazio sem argumentos que nada mais faz do que inicializar um objeto.

Método Construtor public class Figura { public Figura() { //implementação do método } public void desenhe() {