“A Racionalidade Irracional” Jose Saramago

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Pequeno Príncipe Algumas considerações
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Paulo exortou-os a não receberem a graça de Cristo em vão
Meu desejo.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Estou aprendendo Irene Alvina Clicar.
MENSAGENS REFLEXIVAS NATUREZA, MÚSICA E REFLEXÃO
Ah! O amor... Mario Quintana.
“Achado ou perdido” Gabriel Novis Neves.
Às vezes a vida parece tão difícil...
A Carta de Deus Procura-se o autor.
42 coisas para eu me lembrar de fazer todos os dias da minha vida
LISTA DE DESEJOS EU QUERO QUE VOCÊ SEJA FELIZ .
Mesmo quando estivermos a utilizar a nossa própria língua.
O QUE FARIAS...?.
Marionete By Johnny Welch.
Rainha das Virgens.
Objetivos de Vida Israel Lima
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
V I D A.
GABRIEL GARCIA MARQUEZ… …retirou-se da vida pública por razões de saúde: cancro linfático. Agora, parece que é cada vez mais grave; Gabo sabe que tem.
Carta de despedida G.G. MARQUEZ LIGUE SUA CAIXA DE SOM.
Você é o que semeou Certa vez contei uma mentira a um homem.
José Saramago Textual.
Livre arbítrio.
Bom dia!... By Vânia Maria.
Verbo Língua Portuguesa.
Ligue o sOm.
Sou um Autor Desconhecido
Ah! O amor... Mario Quintana.
ADAMUS – Como Sair da Mente – 01/12 A Série (SEGUINTE): SHOUD 1: “Explorando Potenciais” Canalizado por Geoffrey Hoppe Bem, tudo que vocês têm que fazer.
HAMILTON “ Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso.
Uma flor chamada mamãe Letícia Thompson som.
AdsRcatyb Ligue o Som Desconheço o autor AdsRcatyb Um momento doce e cheio de significado para toda as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de.
Planear a mudança Tomar controle.
Jesus escolheu todos Jesus não é um professor. É alguém que não tem vergonha de estar próximo do povo. Em Santa Marta, o Papa indica três momentos da vida.
Mensagem de Natal.
.
REVISÃO PARTE 01: ENTENDENDO O BEM E O MAL. NO ENCONTRO ANTERIOR APRENDERMOS... que Deus permitiu ao homem, desfrutar de praticamente todas as coisas.
Este ano não quero pedir nada novo. Quero pedir coisas existentes, mas que ficaram perdidas com o tempo. Quero pedir então que... Devolva aos homens.
PESSOAS ESPECIAIS Letícia Thompson.
As Exigências Do Amor Letícia Thompson.
PONTO G Martha Medeiros.
OITO PRESENTES QUE NÃO CUSTAM NADA.
…retirou-se da vida pública por razões de saúde: cancro linfático. Agora, parece que é cada vez mais grave; “Gabo” sabe que tem os dias contados…. Enviou.
quando não tinha NADA pra merendar.
ENTRE O ONTEM E O AMANHÃ Letícia Thompson.
Invadem Ambientes Familiares
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
GÊNEROS TEXTUAIS.
Terapia do Arthur Nogueira, psicólogo..
PRESSIONE “ENTER” PARA MUDAR DE TELA
Ligue o Som Desconheço o autor Um momento doce e cheio de significado para toda as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida.
As perdas do ser humano.
“Penso que estamos cegos,
Aprecie estas crianças e es- tes olhares... Vá clicando OLHARES & OLHARES.
DOR SUPREMA MENSAGENS PARA REFLEXÃO MÚSICA: Rosy - Meditando.way
“Escrever é traduzir. Mesmo quando estivermos a utilizar a nossa própria língua. Transportamos o que vemos e o que sentimos para um código convencional.
Este ano não quero pedir nada novo. Quero pedir coisas existentes, mas que ficaram perdidas com o tempo. Quero pedir então que... Este ano não quero.
Queridos Parentes e Amigos,
FRASES DE CLARICE LISPECTOR
Luz Maria Alice Cerqueira.
As perdas do ser humano.
E mais versos para crianças
Amar para mim é ter você.
A distancia me elouquece A lagrima corre e a alma desce Mesmo distante uno-me a ti, Com o desprezo a me partir...
Natal! Jesus nasceu ! E o homem esqueceu! O homem vive a se aturdir Ele já não pode ouvir!... O homem só quer ganhar Ele já nem se lembra de partilhar!...
As Palavras são a nossa forma de comunicação com as pessoas que estão em à nossa volta e são indispensáveis para uma vida em sociedade, mas o que poucos.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Transcrição da apresentação:

“A Racionalidade Irracional” Jose Saramago Bandeira Nacional de Portugal Jose Saramago Brasão de Portugal

José de Sousa Saramago Foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Nasceu em Portugal em 16 de novembro de 1922, e faleceu em 18 de junho de 2010, na Espanha. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

A Racionalidade Irracional Eu digo muitas vezes que o instinto serve melhor os animais do que a razão a nossa espécie. E o instinto serve melhor os animais porque é conservador, defende a vida.

Se um animal come outro, come-o porque tem de comer, porque tem de viver; mas quando assistimos a cenas de lutas terríveis entre animais, o leão que persegue a gazela e que a morde e que a mata e que a devora, parece que o nosso coração sensível dirá «que coisa tão cruel».

. Não: quem se comporta com crueldade é o homem, não é o animal, aquilo não é crueldade; o animal não tortura, é o homem que tortura.

Então o que eu critico é o comportamento do ser humano, um ser dotado de razão, razão disciplinadora, organizadora, mantenedora da vida, que deveria sê-lo e que não o é.

O que eu critico é a facilidade com que o ser humano se corrompe, com que se torna maligno.

Aquela ideia que temos da esperança nas crianças, nos meninos e nas meninas pequenas, a ideia de que são seres aparentemente maravilhosos, de olhares puros, relativamente a essa ideia eu digo: pois sim, é tudo muito bonito, são de fato muito simpáticos, são adoráveis, mas deixemos que cresçam para sabermos quem realmente são.

E quando crescem, sabemos que infelizmente muitas dessas inocentes crianças vão modificar-se. E por culpa de quê?

É a sociedade a única responsável? Há questões de ordem hereditária? O que é que se passa dentro da cabeça das pessoas para serem uma coisa e passarem a ser outra?

Uma sociedade que instituiu, como valores a perseguir, esses que nós sabemos, o lucro, o êxito, o triunfo sobre o outro e todas estas coisas, essa sociedade coloca as pessoas numa situação em que acabam por pensar (se é que o dizem e não se limitam a agir) que todos os meios são bons para se alcançar aquilo que se quer.

Falamos muito ao longo destes últimos anos (e felizmente continuamos a falar) dos direitos humanos; simplesmente deixamos de falar de uma coisa muito simples, que são os deveres humanos, que são sempre deveres em relação aos outros, sobretudo.

E é essa indiferença em relação ao outro, essa espécie de desprezo do outro, que eu me pergunto se tem algum sentido numa situação ou no quadro de existência de uma espécie que se diz racional.

Isso, de fato, não posso entender, é uma das minhas grandes angústias. José Saramago

in 'Diálogos com José Saramago' Texto de José Saramago, in 'Diálogos com José Saramago' Imagens Internet Google Música Fados de Portugal Formatação Christina Meirelles Neves