DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Definição É o agrupamento das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
A ESPECIALIZAÇÃO pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. Ambas se completam e dificilmente andam separadas. A especialização vertical é uma divisão do trabalho em turmas de autoridade e responsabilidade, enquanto a departamentalização é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos.
Vertical Faz-se à custa de um aumento de níveis hierárquicos. É um desdobramento da autoridade, caracterizando-se pelo crescimento vertical do organograma, ou seja, pelo aumento do número de níveis hierárquicos. Horizontal Caracteriza-se pelo crescimento horizontal do organograma e pela sua tendência incrível de criar departamentos, é mais conhecida pelo nome de departamentalização.
Apresentação A estrutura organizacional é representada graficamente no organograma, estabelece a divisão formal de empresa (áreas) num determinado momento, e é estática.
Objetivos 2. estabelecer relações superior x subordinado. 1. estabelecer a divisão do trabalho; 2. estabelecer relações superior x subordinado.
Tipos de Departamentalização 1. por funções; 2. por localização geográfica; 3. por clientes; 4. por fase do processo (ou processamento); 5. por projetos.
1. Departamentalização Funcional É o critério mais usado. As atividades são agrupadas de acordo com as principais funções desenvolvidas dentro da empresa, isto é, as fundamentais: produção, venda e finanças. Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo. Esse tipo de departamentalização é o mais indicado para circunstâncias estáveis e de pouca mudança que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras.
2. Departamentalização Territorial-Geográfica Geralmente utilizada em empresas territorialmente dispersas. É a diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização em que o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.
obter as vantagens econômicas de determinadas regiões; Finalidade: obter as vantagens econômicas de determinadas regiões; possibilidades de uma ação mais imediata na localidade; maior facilidade em conhecer as oportunidades e problemas locais.
Algumas Desvantagens: duplicação de instalações e de pessoal; pode deixar em segundo plano o planejamento e o controle, em face do grau de liberdade e autonomia concedido às regiões ou filiais;
3. Departamentalização por Cliente Tem como base o cliente - suas atividades são voltadas para cada tipo de pessoa, para quem o trabalho é realizado. Suas características, tais como idade, sexo, nível sócio-econômico, tipo de consumidor, etc. Há tipos diferentes de necessidades, métodos, características de venda e de produtos e, às vezes, diferentes serviços organizacionais. Lembre, o cliente como centro da estrutura é o mais indicado!
4. Departamentalização por Processo Departamentalização por fases do processo, por processamento ou ainda por equipamento, é muito utilizada nas indústrias nos níveis mais baixos da estrutura organizacional - áreas produtivas ou de operações. É por meio de seqüência do processo produtivo ou operacional que se faz o agrupamento.
5. Departamentalização por Projetos Projeto é um trabalho com datas de início e término, com produto final previamente estabelecido em que são alocados e administrados os recursos; tudo isto sob a responsabilidade de um coordenador. Nesta, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias; terminada a tarefa, o pessoal que temporariamente havia sido destinado a ela é designado para outros departamentos ou outros projetos. A departamentalização por projetos requer uma estrutura organizacional flexível e mutável, capaz de adaptar-se rapidamente às necessidades de cada projeto.
Vantagens: alto grau de responsabilidade do grupo de execução do projeto; os funcionários envolvidos terão maior conhecimento de todos os trabalhos inerentes ao projeto; grande versatilidade, aceitando novas idéias e técnicas durante o desenvolvimento dos trabalhos; melhor atendimento ao cliente do projeto; melhor cumprimento dos prazos e orçamentos.
Desvantagens: geralmente não apresenta um sistema adequado de comunicação e de tomada de decisão, principalmente porque cada grupo procura dedicar-se ao seu próprio projeto; a eficiência e eficácia de um grupo estão diretamente relacionadas com o tamanho do grupo - quanto maior o grupo, menor a probabilidade de seu sucesso.
Para a contabilidade, a departamentalização é considerada como a forma mais eficaz para uma racional distribuição dos custos indiretos em uma organização; os departamentos são classificados como produção ou serviços – cada um deles é dividido em um ou mais centro de custos; Os departamentos são divididos em produção e serviços. Para a apropriação dos custos indiretos dos produtos, é necessário que todos esses custos estejam nos departamentos de produção e que todos os custos dos departamentos de serviços sejam rateados de tal forma que recaiam sobre os de produção.
Centro de Custo É a menor fração de atividade ou área de responsabilidade para a qual é feita a acumulação de custos; Centros de custos podem coincidir com departamentos, mas em alguns casos um departamento pode conter vários centros de custo.
Objetivo do Centro de Custo Propiciar maior controle sob os custos; Consciência de toda a organização sobre os custos globais e individuais; Evitar a super-avaliação ou sub-avaliação dos produtos; Evitar distorções na apuração dos custos; Evitar possíveis problemas relacionados à competitividade de seus produtos no mercado.