Biologia parasitária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Protoctistas Heterótrofos
Advertisements

PROTOZOA.
Protozooses 3º EM Prof. José Renato.
Professora e Enfermeira: Drª Carla Gomes
Profº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS ESCOLA ANGELINA TEBET-2010
ALUNAS:TAINA,ANA CAROLINA DANIELA,DAIANE,JAINE
Escola Estadual Dr Martinho Marques Alunos(as): Amanda, Anarielli, Bruno, Dayane, Dayana e Kellen. 2° Ensino Médio “A” Professor Regente: Ailton Gordiano.
PROTOZOÁRIOS aproximadamente espécies
PARASITOLOGIA Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia
Termos Técnicos Utilizados em Parasitologia
REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA
Protozooses.
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Classificação dos Protozoários
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Unicelulares eucariontes ou Pluricelulares
REINO PROTOCTISTA.
Reino Protoctista Algas Protozoários.
PROTOZOÁRIOS PROF. VÍCTOR PESSOA.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
REINO PROTISTA // PROTOCTISTA (atual)
Organelas e estruturas encontradas nas células dos Protozoários.
PROTISTAS Eucariontes.
Escola Estadual Dr. M. Marques
Professor Antônio Ruas :
REINO PROTISTA - PROTOZOÁRIOS
Introdução à protozoologia
Protozoários e Protozooses
Reino Protista.
Principais Grupos de Protozoários e Metazoários em que há Parasitos do Homem ou seus Vetores Prof. Ricardo Laino.
Prof. Ana Luiza Nunes – Colégio Atenas
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
Os protistas são as algas unicelulares e os protozoários.
Biologia Setor B – Móds. 02/03 Protozoários Prof. Rafa.
Protozoários.
DIVERSIDADE DE PROTOZOÁRIOS
Biologia – Reino protista
PROTOZOÁRIOS.
Aula: Reino Protista / Filo Protozoa
Protozooses Prof. Marcelo Miranda.
Biologia 2 Cap. 12 Doenças humanas causadas por protozoários
PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES
Biologia Setor 1403 Móds. 03/04 Protozoários Prof. Rafa.
Protozoários Habitat e modo de vida unicelulares eucariontes
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS PARASITAS MONOXENOS:
Instituto Federal de Educação,Ciências e Tecnologia de Santa Catarina Departamento da Construção Civil Curso Técnico de Meio Ambiente Estudos Ecológicos.
PARASITOLOGIA BÁSICA Aula 1- Introdução à parasitologia.
Morfologia e ultra-estrutura de protozoários
Aula: Reino Protista / Filo Protozoa
PROTOZOÁRIOS.
Protozoários -“primeiros animais”
Características gerais
PROTOZOOSES.
Parasitologia médica Laboratório Clínico 4o ano Biomedicina.
Aula: Reino Protista / Filo Protozoa Marcos Magalhães
Parasitologia - UNIPLI
Biologia Profº André Maia Programa de Saúde.
Disciplina: Parasitologia Profª. Janine Fernandes
PROTO = PRIMEIRO, PRIMITIVO ZOÁRIO = ANIMAL
Colégio Maria Imaculada
Disciplina: Parasitologia Profª. Janine Fernandes
O reino Protista Protozoários.
Protozoários e Protozooses
Reino Protista Algas e Protozoários Eucariontes
Protozoários BALA 2011 REINO PROTISTA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Professora Natália 2º ano EM.  Protistas unicelulares, heterótrofos  Realizam TODAS as funções vitais de um organismo completo  Ambiente aquático e.
Transcrição da apresentação:

Biologia parasitária

Conceitos sobre parasitologia Introdução Parasitologia é ciência que estuda os parasitas e suas doenças nas relações com o hospedeiro. A biologia parasitária trata-se do estudo dos protozoários e helmintos no que diz reispeito a sua morfologia e ciclo de vida. Conceitos gerais Agente atiológico : Trata-se de um microorganismo capaz de causar uma determinada doença a um hospedeiro. Vetor: É todo ser vivo invertebrado capaz de transmitir de forma ativa, estando ele mesmo infectado ou passiva um agente infectante Hospedeiro: Chama-se hospedeiro a um organismo que se encontra ou que pode ser infectado por um parasita. Classificam-se de duas maneiras: Hospedeiro definitivo: hospedeiro definitivo é o organismo no qual a vida sexual madura ou a forma adulta do parasita é encontrada. Hospedeiro intermediário: É um organismo que é exigido para completar o ciclo de vida do parasita.

Classificação quanto o hospedeiro Ectoparasitas: Atacam a parte exterior do corpo do hospedeiro. Endoparasitas: Vivem no interior do corpo do hospedeiro. Hemoparasitas: Parasita que vive na corrente sanguínea. Classificação quanto ao hospedeiro Parasitas comensais: Não causam efeitos perigosos óbvios ao hospedeiro. Ex. Piolho. Parasitas patogênicos: Podem causar doença severa e a morte do hospedeiro se não houver tratamento. Ex. Malária, Taenia. Parasitas oportunistas: Não causam doença em hospedeiros sadios, mas podem causar doenças severas em pacientes imunodeprimidos. Parasitas obrigatórios: são aqueles que necessitam obrigatoriamente de um hospedero para sua rerodução. Ex: vírus Parasitas facultativos : Não dependem do hospedeiro para sobreviver, e sim optam por parasitá-lo.

Trichomonas vaginalis Vetor Anopheles Giardia Taenia Trichomonas vaginalis

Sarcodina ou sarcodíneos Classificação dos protozoários   Os protozoários são organismos unicelulares, que podem viver isolados ou formar colônias, sendo encontrados em diversos tios de ambientes.   Classificação quanto às classes Característica da estrutura locomotora Espécie exemplo Doença  Sarcodina ou sarcodíneos Locomoção através de projeções da membrana plasmática denominada pseudópodes. Entamoeba histolytica Amebíase    Flagelata ou Mastogophota Locomovem-se através de flagelos. Trypanosoma cruzi Giardia intestinalis Doença de Chagas Giardíase  Ciliata Locomovem-se através de cílios. Balantidium coli Balantidíase Sporozoa (esporozoários) Não apresentam estruturas de locomotoras. Plasmodium Malária

Exercícios de fixação   1. (PU-SP) O filo Protozoa é subdividido em quatro classes: Sarcodínea, Mastigophora, Sporozoa e Ciliophora. A característica considerada para tal classificação é: O modo de reprodução. A presença ou ausência de carioteca. A composição química do pigmento fotossintetizante. A estrutura de locomoção. A composição química do citoplasma. 2. Os microrganismos denominados Entamoeba histolytica, e Trypanosoma cruzi são parasitas com quais estruturas locomotoras: Pseudópodes e cílios. Cílios e flagelos. Ausência de estrutura de locomoção Ambos com flagelos Pseudópodes e flagelos

 3. Quais protozoários abaixo representam respectivamente as seguintes classes: Sporozoa, Sarcodina e Ciliata.   Entamoeba histolytica e Giardia intestinalis e Plasmodium. Plasmodium, Entamoeba histolytica e Entamoeba histolytica. Giardia intestinalis, Entamoeba histolytica e Giardia intestinalis. Entamoeba histolytica, Plasmodium, e Giardia intestinalis. Plasmodium, Entamoeba histolytica e Giardia intestinalis. 4. O filo Protozoa é subdividido em quatro classes: qual das alternativas abaixo esta corretamente representada pela espécie e classe respectivamente: Entamoeba histolytica Plasmodium. Giardia intestinalis. Trypanosoma cruzi Balantidium coli. 5. (UFJF-MG) O desenho abaixo representa o Trychomonas vaginalis, parasita que infecta o sistema genital feminino sendo transmitido através do contato sexual ou na utilização de sanitários com pouca higiene. Este protozoário pertence à classe: Sarcodina Sporozoa Mastigophora Ciliophora Euglenophita