Capítulo 2 Java Servlets.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Advertisements

Construção de Algoritmos 2
Estruturas de Repetição
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Desenvolvimento de aplicações Web com J2EE Servlets
Relatórios Marco Antonio Software Architect Agosto
JSP Segundo Semestre – 2008 Professor Glaucio Bianchini
Tratamento de Exceções
Modelo Cliente-Servidor
Desenvolvimento Web em Java com Java Server Faces (JSF)
Plataforma para Desenvolvimento de Software em Ambiente WEB Prof. Dr. Sérgio Donizetti Zorzo UFSCar –junho/2001.
Projeto de Sistemas de Software
Projeto de Sistemas de Software
Alcides Calsavara JSP JavaServer Pages Alcides Calsavara
Programação Básica em Java
Membros estáticos.
Treinamento no GRADEp HelloWorld Args. Slide 2 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - julho 2005 HelloWorld e Args Autoria Autora.
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA EM JAVA Verão/2001
JAVA ENUMS © 2009 by Jorge L. de Souza Leão março de 2009 PEE - COPPE/UFRJ.
Prof.: Carlos Hairon R. Gonçalves
Capítulo 9 Herança 1.
Desenvolvimento de Soluções WEB Escopos de uma Aplicação Web
Revisão da Linguagem C.
Classes e objetos Arrays e Sobrecarga
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Tecnologias para Internet
EL e JSTL Prof. Danton Cavalcanti Franco Junior
Desenvolvimento de Projeto e Aplicações Web
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Desenvolvimento WEB I Camila Nunes
JAVA - Struts
Introdução ao Desenvolvimento Web
Filtros. O que são Filtros Um filtro é um componente Web que reside no servidor Intercepta as requisições e respostas no seu caminho até o servlet e de.
METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala 1.
Gente Autor: Sérgio Soares Servlets. zMódulos de programas em Java zRecebem pedidos, executam o serviço e geram respostas zResidem no servidor zAnálogo.
Configuração do Ambiente de Desenvolvimento
Curso de JavaWeb Instrutores: Rodrigo Cardoso e Maria Carolina
Aula 2 – Primeiros Passos com a arquitetura Web Servidor
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Tópicos Especiais J2EE Prof. Cristina Valadares Curso de Ciência da Computação.
1 Servlet Prof. Alexandre Monteiro Recife. Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n /gtalk:
JSP / Servlets Avançado
Stream – Fluxo I/O Sistema de Arquivos
Programação Orientada a objetos II Rafael Perazzo B Mota Semana II.
Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web
Wagner Santos C. de Jesus
Aula 2 – Primeiros Passos com a arquitetura Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Arquitetura das JSP - Aula 2
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos – Java Server Pages(JSP) Prof. Odair
JSP JavaServer Pages Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Dezembro/2005.
Interface HttpServletResquest
Programação para Web Unidade 06 – Java Beans e BDs Prof.: Henrique Santos.
Tópicos Especiais J2EE Prof. Cristina Valadares Curso de Ciência da Computação.
Capítulo 9 Arquivos JAR.
Unidade 5 – Integrando JSP e Servlets Prof.: Henrique Santos
Daniel Garcez de Sousa 07/04/2015. Nesta apresentação abordaremos os conceitos básicos sobre o ciclo de vida de um Servlet e os HTTP servlets. No final.
OBJETIVO Nesta aula será apresentado o desenvolvimento básico sobre HTTP Servlets. Espera-se que, ao final da apresentação, o aluno tenha noções de como.
Programação Distribuída em Java Aula Na aula passada vimos: TomCat –Instalação e configuração –Criação de contexto JSP... uma introdução –Expressões.
Servlets Jobson Ronan Objetivos Aprender  Como escrever um servlet  Como compilar um servlet  Como implantar um servlet no servidor.
Treinamento expresso java web Luiz Carlos d´Oleron.
Java Server Pages Um estudo de caso para aprendizagem Renata França de Pontes.
 Um servlet é uma classe Java usada para estender as capacidades de servidores que hospedam aplicativos acessados por meio do paradigma request-response.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Desenvolvimento WEB II Aula 3 – Conexão com o Banco de Dados
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Visão Geral de Desenvolvimento Web Front End Tecnologias.
Servlets Manoel Neto Objetivos Aprender  Como escrever um servlet  Como compilar um servlet  Como executar Também serão.
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Transcrição da apresentação:

Capítulo 2 Java Servlets

Java Servlets O que é um Servlet? Criando e hospedando Servlets Estrutura interna de um Servlet A classe HttpServletRequest A classe HttpServletResponse Parâmetros de inicialização A classe ServletConfig

O que é um Servlet? Classe criada na linguagem de programação Java que deve ser implantada em um servidor web J2EE. É utilizado para responder solicitações efetuadas por usuários da Web produzindo páginas de conteúdo dinâmico. Também pode ser utilizado para construção de serviços da web (Web Services).

O que é um Servlet? 1 O usuário realiza o acesso a um endereço hospedado no servidor. 2 O Servidor aciona um Servlet para processar a requisição do usuário 3 O Servidor envia ao usuário o conteúdo produzido pelo Servlet (geralmente um bloco de HTML)

Criando e hospedando Servlets Para criar um Servlet devemos realizar as seguintes etapas: Criar o código fonte do Servlet; Compilar a classe; Mover o Servlet para dentro do site; Configurar o arquivo web.xml

Criando e hospedando Servlets Criando o código fonte do Servlet import java.io.*; import java.text.*; import java.util.*; import javax.servlet.*; import javax.servlet.http.*; public class ExemploServlet extends HttpServlet { protected void doGet(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException { SimpleDateFormat mascara = new SimpleDateFormat("HH:mm:ss"); Date agora = new Date(); PrintWriter out = response.getWriter(); out.println("<html><head><title>Olá Mundo</title></head>"); out.println("<body>São exatamente " + mascara.format(agora) + "</body></html>"); }

Criando e hospedando Servlets Compilando a classe A compilação e execução de servlets dependem de bibliotecas do J2EE que não estão presentes na distribuição básica do Java (J2SE); Tais bibliotecas (.jar) podem ser encontradas no diretório de instalação do servidor J2EE em questão (Tomcat). Para compilar um servlet, devemos adicionar ao CLASSPATH a biblioteca “servlet-api.jar” localizada no diretório “lib” do Tomcat. javac -cp “C:\...\...\Tomcat 7.0\lib\servlet-api.jar” ExemploServlet.java

Criando e hospedando Servlets Movendo o Servlet para dentro do site Depois de compilado, o servlet precisa ser hospedado em sua aplicação web. Para isto, crie o subdiretório “classes” (letras em minúsculo) dentro do diretório “WEB-INF” e mova para lá o seu servlet já compilado.

Criando e hospedando Servlets Configurar o arquivo web.xml Após trazer o servlet para dentro do site, devemos mapeá-lo para que possa ser acessado pelo usuário. Para isto, altere o arquivo “web.xml” adicionando as seguintes tags: <servlet> <servlet-name>exemplo-servlet</servlet-name> <servlet-class>ExemploServlet</servlet-class> </servlet> <servlet-mapping> <url-pattern>/exemplo</url-pattern> </servlet-mapping>

Criando e hospedando Servlets Após estar devidamente implantado, podemos acessar o endereço do servlet pelo navegador:

Estrutura interna de um Servlet public class ExemploServlet extends HttpServlet { protected void doGet( HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException { PrintWriter out = response.getWriter(); out.println("<html>...."); out.println(“...</html>"); }

Estrutura interna de um Servlet public class ExemploServlet extends HttpServlet { protected void doGet( HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException { PrintWriter out = response.getWriter(); out.println("<html>...."); out.println(“...</html>"); } Um servlet sempre deve estender HttpServlet Todo servlet deve ser uma classe filha de HttpServlet. Isto garante que a sua classe herde toda a funcionalidade necessária para a comunicação web.

Estrutura interna de um Servlet public class ExemploServlet extends HttpServlet { protected void doGet( HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException { PrintWriter out = response.getWriter(); out.println("<html>...."); out.println(“...</html>"); } Um servlet não possui o método main Ao invés disto devemos criar o método doGet() ou doPost() que será executado pelo servidor quando o usuário tentar acessar o endereço especificado.

Estrutura interna de um Servlet public class ExemploServlet extends HttpServlet { protected void doGet( HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException { PrintWriter out = response.getWriter(); out.println("<html>...."); out.println(“...</html>"); } Não utilize o objeto System.out Para exibir dados ao usuário (geralmente HTML) devemos utilizar uma instância da classe PrintWriter gerada a partir da instrução response.getWriter()

Exercício Servlet com contador de acessos Crie um servlet contendo o método doGet(), e um atributo numérico inteiro com o valor inicial zero; A cada chamada do método doGet() o servlet deverá incrementar este valor numérico e exibir a seguinte mensagem:

Parâmetros de inicialização Ao criar um servlet, podemos fazer uso de parâmetros de inicialização; Um parâmetro de inicialização é uma informação adicional configurada no arquivo web.xml que pode ser utilizada pelo servlet de maneira dinâmica; Sua principal vantagem é que não necessitamos re-compilar o servlet para alterar a informação desejada.

Parâmetros de inicialização No arquivo web.xml … <servlet> <servlet-name>exemplo-servlet</servlet-name> <servlet-class>ExemploServlet</servlet-class> <init-param> <param-name>backcolor</param-name> <param-value>yellow</param-name> </init-param> </servlet> <servlet-mapping> <url-pattern>/exemplo</url-pattern> </servlet-mapping>

Parâmetros de inicialização No servlet … protected void doGet(......) ..... { ....... String cor = getInitParameter("backcolor"); .... out.println("<body bgcolor=' " + cor + " '>"); }

Requisição e Resposta do Servlet Instância da classe HttpServletRequest Resposta Instância da classe HttpServletResponse Classe HttpServletRequest Retém os dados de requisição recebidos pelo servidor, como parâmetros preenchidos pelo usuário, upload de arquivos, etc. Classe HttpServletResponse Permite despachar informações ao usuário que serão exibidas pelo seu navegador web, geralmente conteúdo HTML.

A classe HttpServletRequest

A classe HttpServletResponse