DBUnit Framework Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UML no CICLO de DESENVOLVIMENTO
Advertisements

Objetos Implícitos Contextuais
Tecnologia de Banco de Dados Grupo 3: Diógenes LíbanoElton S. Vianna Euglen AssisLisa Hayashida Marcelo da Cruz SalvadorRicardo Takemura Gerenciador de.
UML Modelando um sistema.
Fundamentos de Engenharia de SW
Web Application Interface Grupo ECFJ Edson e Jorge.
Java Conexão com Banco de Dados
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS ACESSO A BANCO DE DADOS COM O JDBC Prof. Thiago Pereira Rique
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
Walfredo Cirne walfredo.dsc.ufpb.br
Selenium CONFIGURAÇÃO DE TESTE.
Introdução a JDBC Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação Distribuída.
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
B ANCO DE D ADOS E JDBC Profa. Msc. Cintia Carvalho Oliveira Mestre em Ciência da Computação – UFU Bacharel em Ciência da Computação - UFJF 1.
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Test-Driven Development
Linguagem Técnica II Testes Automatizados Aula 04 Prof
Introdução ao Teste Unitário com JUnit
Acesso a Base de Dados JDBC Trabalho Realizado por:
Equipe Bruno Ghisi Bruno Ghisi Diogo Verçosa Diogo Verçosa Raylson Carlos Raylson Carlos Reginaldo Júnior Reginaldo Júnior Renato Arruda Renato Arruda.
Selenium Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde
Plano de teste.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Integração com Banco de Dados
Programação Orientada a objetos II
Anexo A. JDBC  Conjunto de interfaces e classes java que faz envio de consultas para um banco de dados.  Objetos(tipos)  Conexão (Driver e Connection)
JSP / Servlets Avançado
Chamada Remota de Procedimentos
Ferramentas para Automatização de testes
Utilizando Testes Unitários Gleibson Rodrigo “dartanham” Fontes: antiga apresentação de testes da disciplina de ESS e na curso de testes do PDesigner.
JUnit “Keep the bar green to keep the code clean” JUnit Site.
Um Framework Para Testes
Testes de Unidade Usando JUnit
Introdução – Teste de Unidade usando JUnit
The art of Unit Testing. Unit testing O Um teste unitário é uma parte de código (geralmente um método/função), que invoca outra parte de codigo e verifica.
JDBC Java Database Connectivity. JDBC Especificação para uso de base de dados em aplicações e applets JAVA; API para uso de drivers JDBC; Compatível com.
Pilhas Profa. Nádia Félix.
Ruby (2/2) André Braga Patrícia Lustosa. Intro Peguem a aula de ontem em /~plvr para ter como referência para os exercícios de hoje.
Configuração do Ambiente de programação
Entity Beans Marco Antonio Arquiteto de Software Dezembro/2007.
Tratamento de Exceções
Introdução Teste Unitário com JUnit
Testes de Software AULA 02 Eduardo Silvestri
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Programação para Web Unidade 06 – Java Beans e BDs Prof.: Henrique Santos.
Execução de testes: driver e stub
WDM Web Data Modeling UCB – Universidade Católica de Brasília
Exemplo de desenvolvimento com testes (JUNIT - estudo de caso) Alfredo Goldman.
Daniel Cukier – IME - USP 1 Junit 4.0 Daniel Cukier – IME – USP MAC5700.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
DBSync4J Uma Ferramenta para Apoio na Sincronização entre Bases de Dados de Desenvolvimento e Produção Autores: Ana Carolina Ferreira Lins Rafael Fernandes.
1 JUnit. 2 Por que testar? Qualidade: Código testado é mais confiável –Como saber se o recurso funciona sem testar? Coragem para mudar: o programador.
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
DBSync4J Uma Ferramenta para Apoio na Sincronização entre Bases de Dados de Desenvolvimento e Produção Autores: Ana Carolina Ferreira Lins Rafael Fernandes.
Leo Silva Leonardo Murta Luiz Viana Persistência em Java.
Engenharia de Requisitos Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Agosto de 2012.
J U nit Um Framework Para Testes. Motivação  Todos os programadores sabem que devem testar seu código  Quanto mais curto o prazo menos testes são realizados.
Desenvolvimento WEB II Aula 3 – Conexão com o Banco de Dados
Universidade Federal de Pernambuco Ambiente para Integração Contínua Rafael Vanderlei de Souza 06/12/2008 Programa de Mestrado em Ciência.
Acessando banco de dados com JAVA.  Linguagem independente de plataforma; ◦ “Write once, run anywhere” ◦ JVM  Java Virtual Machine  Mecanismo que permite.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Desenvolvimento WEB II Professora: Kelly de Paula Cunha Apresentação baseada no material didático elaborado pelo Prof. Pasteur Ottoni de Miranda Junior.
Padrões de Projeto Aula 9 – Padrão Adapter.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Web Application Rafael Muniz e Marcus Vinícius Plugins MAVEN 04/04/2009 Revisão 12/04/2009.
Teste de Unidade. Originalmente esse termo é definido como um teste capaz de analisar uma unidade de trabalho, que a IEEE define como: “Atividade capaz.
Testes de Unidade. 2 Pauta Testes de Unidade; Testes de Unidade; Desenvolvimento orientado a testes; Desenvolvimento orientado a testes; Testes unitários.
Prof.: Jean Carlo Mendes
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

DBUnit Framework Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde SENAC – Curso de Pós-graduação em Engenharia de Software com J2EE Módulo: Web Application Interface - Turma 2 Prof. Ismael DBUnit Framework Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde

Framework O que é Framework? - é um conjunto de conceitos usados para resolver um problema de um domínio específico. Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação. — FAYAD e SCHMIDT O Framework conceitual não se trata de um software executável, mas sim de um modelo de dados para um domínio.   Os Framework tornam mais eficientes a solução de problemas.

JUnit Framework É utilizado por aqueles que desejam implementar testes unitários em Java. Com JUnit, o programador tem uma ferramenta que o ajuda a eliminar os erros de seu código de maneira automatizada. Uma vez programado pode ser executado quantas vezes necessário. Tipicamente um teste unitário executa um método individualmente e compara uma saída conhecida após o processamento da mesma. Por exemplo: Assert.assertEquals(2 , somaMetodo(1,1)); Assert.assertEquals("A lista vazia deve ter 0 elementos", 0, listaVazia.size());

DBUnit Framework DbUnit é mais abrangente que o popular JUnit test Framework. Além de implementar todas as suas funcionalidades acrescenta outras específicas para Banco de Dados. Auxilia de forma racional a execução de Testes automatizados que utilizam Banco de Dados. Mantem o Banco de Dados no seu estado inicial evitando dados corrompidos por falhas da fase de teste. Sua realização é importante no sentido de gerir os dados dos testes. Pode manipular grande massa de dados.

DBUnit Framework Possui mecanismos simples para exportar e importar tabelas para posterior utilização. Exportando uma tabela public void testExportData() throws Exception { IDataSet dataSet = getConnection().createDataSet(new String[] { TABLE_NAME }); URL url = DatabaseTestCase.class.getResource("/input.xml"); assertNotNull(url); File inputFile = new File(url.getPath()); File outputFile = new File(inputFile.getParent(), "output.xml"); FlatXmlDataSet.write(dataSet, new FileOutputStream(outputFile)); assertEquals(FileUtils.readFileToString(inputFile, "UTF8"), FileUtils.readFileToString(outputFile, "UTF8")); }

DBUnit Framework O DBUnit permite que arquivos XML possam ser criados manualmente, a partir do zero. Ou ainda carregados a partir de uma tabela. Possui um mecanismo simples, baseado em XML, para carga de dados. Criando um arquivo XML protected IDataSet getDataSet() throws Exception { loadedDataSet = new FlatXmlDataSet( this.getClass().getClassLoader().getResourceAsStream("input.xml")); return loadedDataSet; }

DBUnit Framework Possui métodos para comparação entre tabelas. Comparando tabelas public class Assertion { public static void assertEquals(ITable expected, ITable actual) public static void assertEquals(IDataSet expected, IDataSet actual) } Assertion.assertEquals(new SortedTable(expected), new SortedTable(actual, expected.getTableMetaData())); public void testCompareQuery() throws Exception QueryDataSet queryDataSet = new QueryDataSet(getConnection()); queryDataSet.addTable(TABLE_NAME, "SELECT * FROM “ + TABLE_NAME); Assertion.assertEquals(loadedDataSet, queryDataSet);

DBUnit Framework O ciclo de vida do Teste DbUnit O cenário básico para a execução de teste com DbUnit é o seguinte: remover qualquer dado antigo, de testes anteriores, no banco de dados. carregar alguns dados do sistema de arquivos para o banco de dados. executar alguns testes, utilizando métodos DbUnit para fazer as comparações.

DBUnit Framework O ciclo de vida do Teste DbUnit As duas primeiras operações ocorrem durante a execução do método JUnit setup(). Os testes podem rodar um pouco mais devagar, mas a idéia é que o SetUp somente carregue os dados para um teste específico, ao invés dos dados requeridos para todos os testes. Note que a restauração do banco é feita antes de executar os testes e não após. Esta é a prática recomendada pelos autores do DbUnit.

DBUnit Framework Permite ver como o métodos setUp() e tearDown() são executados no DatabaseTestCase classe. protected void setUp() throws Exception { super.setUp(); executeOperation(getSetUpOperation()); } protected void tearDown() throws Exception super.tearDown(); executeOperation(getTearDownOperation());

DBUnit Framework Conectando o banco protected IDatabaseConnection getConnection() throws Exception { Class driverClass = Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver"); Connection jdbcConnection = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/Framework Database", "root", “password"); return new DatabaseConnection(jdbcConnection); }

DBUnit Framework Boas práticas Unit Test Frameworks - é um elemento chave Importante para Programação em Desenvolvimento Ágil. Elas ajudam a garantir baixo nível de correção de código, reduzir tempo de ciclo do desenvolvimento do software, melhorar a produtividade do desenvolvedor, e produzir software mais robustos.

DBUnit Framework Resumo DbUnit é uma ferramenta poderosa e simples de usar, permitindo o desenvolvimento de aplicações de bancos de dados. DbUnit é projetado em torno de interfaces Java flexíveis, tornando fácil adaptar aos requisitos da aplicação. É simples incluir o DbUnit como parte do processo de desenvolvimento da sua aplicação de banco de dados e aproveitar as vantagens das suas poderosas caracteristicas de economia de tempo.

DBUnit Framework Resumo O DbUnit framework tem a habilidade de gerenciar o estado de um banco de dados, em que através de testes de ciclo de vida, permite a criação e adoção de test-case rápidos. Os testes que utilizam o framework do DbUnit são facilmente automatizados. DbUnit possui design elegante e por ser de fácil aprendizado, logo faz parte de uma estratégia eficaz de testes, proporcionando código com estabilidade aumentando dramaticamente a confiança de sua equipe de desenvolvimento.