A organização dos seres vivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas
Advertisements

INTRODUÇÃO Á BIOLOGIA CELULAR PROFª MARISA DIONÍSIO.
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Professor Mirko. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento.
Célula A unidade da vida
Profa. Josielke Soares CITOLOGIA Profa. Josielke Soares
CITOLOGIA (O ESTUDO DA CÉLULA) Ciências Prof. Mariane.
CÉLULA Robert Hooke
CÉLULA unidade morfofisiológica dos seres vivos
BIOLOGIA GERAL Dra. Adriana Maria Imperador Engenharia Ambiental Universidade Federal de Rondônia __________ Biologia Celular.
Característica dos Seres Vivos
REFORÇO ORIGEM DA VIDA.
O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?
Célula Eucariótica Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
Revisão biologia celular Prof. M. Sc
Professor: Aurélio Domingues Barbosa E. E. Odilon Leite Ferraz
CITOPLASMA Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula viva era preenchido por um fluído homogêneo e viscoso, no qual estava mergulhado.
Organização da Biologia
Modelo celular e componentes mínimos da célula
Célula vegetal: plastos e vacúolos
Célula: Unidade da Vida
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS I
Célula Eucariótica Animal e suas Organelas
CITOLOGIA: Ciência que estuda as células.
CITOLOGIA Estudo da Célula.
CÉLULAS E TECIDOS DO CORPO
BIOLOGIA Capítulo 1.
Professora: Roberta Fontoura
CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Cap. 2 – Características dos seres vivos
Características dos seres vivos:
Célula.
Características dos seres vivos
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
Características dos seres vivos
Disciplina Ano Professora Tema da Aula Digital
CITOLOGIA.
O que uma fábrica precisa?
Tipos de células David Zanetti.
Em busca de matéria e energia
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Citologia A célula.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Características dos Seres Vivos
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (Núcleo)
CITOLOGIA Célula: unidade básica de qualquer ser vivo.
CITOLOGIA.
Organelas celulares.
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Membrana Plasmática e Citoplasma
Revisão: Célula Rafael Dall Alba.
CIÊNCIAS Amanda 7º ano 1) Célula e reprodução 2) Classificação
Profº Alexsandra Ribeiro
CITOLOGIA Estudo da Célula.
REVISÃO 1º ENSINO MÉDIO.
BIOLOGIA -Introdução-
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CÉLULA
Microbiologia – Profª Janara
unidade básica de formação do ser vivo membrana, citoplasma e núcleo
Menor estrutura viva de um organismo
Características gerais dos seres vivos
QUIZ DE CIÊNCIAS.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Citologia Prof. Fábio Duarte.
BIOLOGIA -Introdução-
Biologia.
*Organização das células*
Prof. Msc Fernando Senna CITOLOGI A Profº Msc Fernando Senna.
Ser vivo Todo ser vivo possui material genético.Geralmente esse material está localizado dentro de uma célula.Porém os vírus são vivos,mas são acelulares.
Transcrição da apresentação:

A organização dos seres vivos

CIÊNCIAS – 7° ANO

Quanto ao nº de células: Unicelulares: Formado por uma célula. Ex: Bactérias, algas e protozoários. Pluricelulares: Formados por várias células. Ex: Plantas, os animais e alguns fungos.

Quanto a organização estrutural: Procariontes: Possuem organização simples; O material genético se encontra disperso; no citoplasma; Não possui núcleo definido (nucleóide); Não possui carioteca (membrana nuclear).

Quanto a organização estrutural: Eucariontes: Possuem várias organelas citoplasmáticas; Mais complexas; Possuem o núcleo organizado; Possuem carioteca: membrana que delimita o material genético.

MICROSCÓPIO

Níveis de organização Celular

TECIDOS NERVOSO MUSCULAR

TECIDOS SANGUÍNEO ÓSSEO EPITELIAL

FOTOSSÍNTESE É dos alimentos que os seres vivos obtém energia e matéria-prima para o desempenho de suas atividades, manutenção e crescimento do corpo e reprodução. Pigmento esverdeado capaz de Absorver a luz do Sol. Seres autótrofos – produzem seu próprio alimento

SERES HETERÓTROFOS Não são capazes de produzir seu próprio alimento. Conforme o tipo de alimentação eles recebem várias denominações: Herbívoros: se alimentam exclusivamente de plantas. Carnívoros: se alimentam exclusivamente de carne de outros animais. Onívoros: se alimentam de plantas, animais e de outros seres vivos.

SERES HETERÓTROFOS Hematófagos: alimentam-se de sangue. Detritívoros: alimentam-se de detritos ou restos orgânicos provenientes de seres vivos em geral.

CICLO VITAL Diferentes fases da vida de um ser vivo. O ciclo de vida varia de uma espécie para outra e até mesmo dentro da mesma espécie. Pode durar minutos ou centenas de anos.

REPRODUÇÃO Ao longo da vida o organismo pode se reproduzir ou não. É por meio da reprodução que uma espécie continua existindo na Terra. Existem tipos de reprodução: assexuada e sexuada. Assexuada – os descendentes são gerados por um único indivíduo e não ocorre mistura de material genético – descendentes geneticamente iguais.

REPRODUÇÃO Sexuada – ocorre mistura de material genético entre as células chamadas gametas. Óvulo + Espermatozóide

METABOLISMO O QUE É METABOLISMO? – conjunto de processos que permitem ao ser vivo obter energia, formar e renovar suas estruturas, crescer e se desenvolver. Para isso devem ocorrer reações químicas – determinada substância se transforma em outra (consumindo ou liberando energia). Ex.: respiração celular. a glicose é queimada no interior da célula, permitindo a obtenção de energia utilizada na manutenção de suas atividades vitais.

SERES VIVOS REAGEM A ESTÍMULOS DO AMBIENTE RESPIRAÇÃO A respiração ocorre dia e noite – nem todos os seres vivos utilizam O2 nesse processo. SERES ANAERÓBIOS – não necessitam de O2 (bactérias) SERES AERÓBIOS – necessitam de O2 (homem, cachorro...) SERES VIVOS REAGEM A ESTÍMULOS DO AMBIENTE Os seres vivos que recebem estímulos têm a capacidade de reagir produzindo uma resposta. E.: planta dormideira (ela se fecha quando tocada), sensação de frio (os pêlos do corpo se eriçam), queimadura (retirada rápida da mão). - No caso dos seres humanos as reações são estimuladas pelo sistema nervoso.

2-Diferenças entre célula animal e célula vegetal -sem parede celular -Membrana celular -citoplasma com as organelas; menos plastos e pequenos vacúolos. -núcleo Célula vegetal -com parede celulósica -Membrana celular -citoplasma com as organelas; mais plastos e grandes vacúolos. -núcleo

Célula Animal Ergatoplasma Carioteca Cromatina Nucléolo Mitocondria Complexo de Golgi Centríolo Menbrana Plasmática Ribossomo Lisossomo

Núcleo Celular O núcleo geralmente tem forma esférica. Na maioria dos casos, ele fica no centro da célula. A sua função é comandar todas as atividades da célula, através das instruções fornecidas pelos genes. O núcleo possui: Membrana nuclear ou carioteca: uma membrana que o separa do citoplasma; Suco nuclear: um líquido que o preenche completamente; Nucléolos: são corpúsculos arredondados; Cromossomos: são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.

Nucléolo São aglomerados de moléculas de RNA ribossômico, ou seja, RNA que entrará na composição dos ribossomos.

Cromossomos

Célula Vegetal Nucléolo Cromatina Cloroplasto Cariteoca Vacúolo Poro Parede Celulósica Memb. Plasmátia Nucléolo Cromatina Cariteoca Poro Complexo de Golgi Mitocôndria Ergastoplasma Ribossomo Cloroplasto Vacúolo

Cloroplasto Organela que é a sede da fotossíntese, pois contém moléculas de clorofila que capturam a luz solar e produzem moléculas como glicose que poderá ser utilizada pelas mitocôndrias para a geração de energia.

CÉLULA ANIMAL VACÚOLO pequeno CITOPLASMA MITOCÔNDRIA MEMBRANA NÚCLEO RETÍCULO

CÉLULA VEGETAL MEMBRANA VACÚOLO CLOROPLASTO NÚCLEO CITOPLASMA PAREDE CELULAR VACÚOLO CLOROPLASTO NÚCLEO