Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grécia o Berço da Civilização
Advertisements

A Grécia antiga não era formada por um estado unificado. Seu território era ocupado por diversas cidades autônomas. Elas eram chamadas de pólis, pelos.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
HÉLADE GRÉCIA ANTIGA.
PROF. JOSÉ AUGUSTO FIORIN
Modo-de-produção escravista
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
História – 3º Ano.
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
Grécia Antiga: Atenas e Esparta. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros.
A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o “governo.
Cidades- estados gregas
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Grécia – período clássico.
A Civilização Grega ou Helênica
História Grécia Antiga II.
ATENAS.
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
GRÉCIA ANTIGA.
Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia.
ESPARTA.
Prof. Sidnei, O Belíssimo
GRÉCIA ANTIGA.
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
A Grécia Antiga.
Estado, Cultura e Sociedade
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
Grécia Antiga Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Grécia Antiga.
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Entre Militares e Políticos
Antiguidade Ocidental
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica
GRÉCIA.
Cidades- estados gregas
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
Daniele Alvarez Grécia Antiga.
Grécia “O legado da civilização Grega para a Civilização Ocidental é a própria Civilização Ocidental” (Bertrand Russell, Filósofo Inglês)
Grécia Antiga Aula 1.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
Grécia Antiga: Atenas e Esparta.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES CRIPTOGRAMA
DISCIPLINA | PROFESSOR
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
ATENAS.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; –Desenvolvimento do comércio e navegação; –Descentralização política (Cidade-Estado); Modo de produção.
Antiguidade Clássica Gregos e Romanos
GRÉCIA. CARACTERISTICAS GERAIS Relevo: montanhoso poucas planícies poucas terras férteis litoral recortado minas madeira Economia: Comércio.
CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS GRÉCIA ANTIGA. 1. Introdução  Legado Cultural Greco-Romano Grego: racionalismo; valorização do homem; filosofia; democracia; teatro;
A origem da Civilização Grega 6º ano
Cidades- estados gregas
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta. As cidades-Estado Existiram na Grécia mais de 1.500 cidades-Estado. Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.

Atenas Origem (Jônios) Localização - Grécia Continental, na região da Ática, próximo ao porto de Pireu. Economia – comércio Governo – Teve várias formas de governo: Monarquia, Oligarquia, Tirania e a Democracia. Basileus (rei) que tinha os poderes limitados pelo Conselho de aristocratas, o Areópago. A oligarquia exerce o poder através dos Arcontes. Sociedade dividida em: eupátridas, georgói, demiurgos, metecos e thetas.

Conflitos e reformas VIII a.C.: fortalecimento da aristocracia e poder aos arcontes Apropriação das terras da população Escravidão dos camponeses desapropriados Meados do século VII a.C.: povo ateniense se rebela. Resultado político da crise: surgimento dos legisladores ou reformadores

Todo poder aos cidadãos 461-429 a.C.: Século de Péricles, ou Século de Ouro de Atenas Isonomia: igualdade de todos perante a lei Isegoria: igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia Isocracia: igualdade de participação no poder

Esparta Origem (dórios) Localização Na península do Peloponeso. (Lacônia), às margens do rio eurotas. Economia – agricultura Governo - Permanente oligarquia. Diarquia, com o auxilio de um conselho de anciãos (Gerúsia formada por 28 cidadãos a partir dos 60 anos com funções legislativas e judiciárias. A Assembleia dos cidadãos (Ápela formada por homens a partir dos 30 anos, eram eleitores) O poder executivo era exercido por cinco governantes (Éforos). Sociedade dividida em três classes sociais: espartanos, periecos e hilotas. Cultura - laconismo – xenofobia – Militarismo