Professora Francisca Barros

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Transcrição da apresentação:

Professora Francisca Barros

Discurso indireto livre Um texto é composto por personagens que falam, dialogam entre si, manifestam, enfim, o seu discurso. Há três recursos para citar o discurso alheio: Discurso direto Discurso indireto Discurso indireto livre

I) Baleia encostava a cabecinha fatigada na pedra I) Baleia encostava a cabecinha fatigada na pedra. A pedra estava fria, certamente Sinhá Vitória tinha deixado o fogo apagar-se muito cedo. Baleia queria dormir. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.

Aqui, quase não conseguimos observar os limites entre a fala do narrador e a do personagem. Somente observando o tempo verbal e os adjetivos é que supomos tratar-se do discurso do personagem. Para um esclarecimento melhor, observemos os discursos abaixo: Discurso direto: Baleia pensava: O mundo ficará todo cheio de preás, gordos, enormes. Discurso indireto: Baleia pensava que o mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes. Discurso indireto livre: O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.

Notamos que o discurso indireto livre é um discurso que exclui os verbos de elocução e a partícula introdutória (conjunção integrante). Quanto à citação do discurso alheio, cada citação assume um papel distinto no interior do texto, pois: * Ao escolher o discurso direto, cria-se um efeito de verdade, dando a impressão de preservar a integridade do discurso. * Já a opção pelo discurso indireto cria diferentes efeitos de sentido.

II) D. Paula perguntou-lhe se o escritório era ainda o mesmo e disse-lhe que descansasse, que não era nada; dali a duas horas tudo estaria acabado.

Nessa passagem, o narrador reproduz a fala da personagem literalmente, mas usa as próprias palavras. A fala de D. Paula chega ao leitor por via indireta, por isso esse expediente é denominado de discurso indireto, cujas marcas são: * vem separado da fala do narrador por uma partícula introdutória, normalmente a conjunção que ou se. * os pronomes, o tempo verbal e os elementos que dependem de situação são determinados pelo contexto do narrador: o verbo ocorre na 3ª pessoa.

Vejamos um confronto dos discursos direto e indireto. * Discurso direto: D. Paula disse: ― Daqui a duas horas tudo estará acabado. * Discurso indireto: D. Paula disse que dali a duas horas tudo estaria acabado. Na conversão do discurso direto para o indireto, as frases interrogativas, exclamativas e imperativas passam todas para a forma declarativa.

III) Parece que a agulha não disse nada: mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha: ― Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar a vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico. Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça: ― Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

Um apólogo, de Machado de Assis. O texto reproduz a fala do alfinete e do professor de melancolia. Em ambos os casos, a reprodução da fala é com as próprias palavras deles, como se o leitor estivesse ouvindo esses personagens literalmente.

Esse tipo de expediente é denominado de discurso direto, cujas marcas típicas são: * vem introduzido por verbo que anuncia a fala do personagem (murmurou, disse). Esses verbos são chamados de verbos de elocação (dizer, responder, retrucar, afirmar, falar). * normalmente, antes da fala do personagem, há dois-pontos, paragrafação e travessão. * os pronomes, o tempo verbal e as palavras que dependem de situação são usados literalmente, determinados pelo contexto.

O lixo Encontram-se na área de serviço. Cada um com o seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam. ─ Bom dia. ─ Bom dia. ─ A senhora é do 610. ─ E o senhor do 612. ─ Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente... ─ Pois é ... - Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo ... ─ O meu quê? ─ O seu lixo. ─ Ah... ─ Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena. ─ Na verdade sou só eu. ─ Humm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata. ─ É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar .

─ Entendo. ─ A senhora também. ─ Me chama de você ─ Entendo. ─ A senhora também . ─ Me chama de você. ─ Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim. ─ É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas como moro sozinha, às vezes sobra. ─ A senhora... Você não tem família? ─ Tenho, mas não aqui. ─ No Espírito Santo. ─ Como é que você sabe? ─ Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo. ─ É. Mamãe escreve todas as semanas. ─ Ela é professora? ─ Isso é incrível! Como você adivinhou?

─ Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora ─ Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora. ─ O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo. ─ Pois é ... ─ No outro dia, tinha um envelope de telegrama amassado. ─ É. ─ Más notícias? ─ Meu pai. Morreu. ─ Sinto muito. ─ Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos. ─ Foi por isso que você recomeçou a fumar? ─ Como é que você sabe? ─ De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo. ─ É verdade. Mas consegui parar outra vez. ─ Eu, graças a Deus, nunca fumei. ─ Eu sei, mas tenho visto uns vidrinhos de comprimidos no seu lixo...

─ Tranqüilizantes. Foi uma fase. Já passou ─ Tranqüilizantes. Foi uma fase. Já passou. ─ Você brigou com o namorado, certo? ─ Isso você também descobriu no lixo? ─ Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel. ─ É, chorei bastante, mas já passou. ─ Mas hoje ainda tem uns lencinhos. ─ É que estou com um pouco de coriza. Ah. ─ Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo. ─ É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é. ─ Namorada? ─ Não. ─ Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha. ─ Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga. ─ Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte. ─ Você está analisando o meu lixo!

─ Não posso negar que o seu lixo me interessou. ─ Engraçado ─ Não posso negar que o seu lixo me interessou. ─ Engraçado. Quando examinei o seu lixo,decidi que gostaria de conhecê-la . Acho que foi a poesia. ─ Não! Você viu meus poemas? ─ Vi e gostei muito. ─ Mas são muito ruins! ─ Se você achasse eles ruins mesmos, teria rasgado. Eles só estavam dobrados. ─ Se eu soubesse que você ia ler ... ─ Só não fiquei com ele porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela? ─ Acho que não. Lixo é domínio público. ─ Você tem razão. Através dos lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?

─ Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que ─ Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que... ─ Ontem, no seu lixo. ─ O quê? ─ Me enganei, ou eram cascas de camarão? ─ Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei. ─ Eu adoro camarão. ─ Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode... Jantar juntos? ─ É. Não quero dar trabalho. ─ Trabalho nenhum. ─ Vai sujar a sua cozinha. ─ Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora. ─ No seu lixo ou no meu... Luis Fernando Veríssimo